quinta-feira, 13 de agosto de 2015

POR UMA GOTA D'ÁGUA...

... lá volto eu à pedinchice. Não é que esteja com sede, mas é para mais um passatempo fotográfico, desta vez a condizer com o verão: em férias o que não faltam são fotografias que metam água - do mar, das ondas, do rio, da piscina, do lago ou da fonte e muitas, muitas mais. E para quem ainda não gozou do merecido descanso, há sempre a águinha da torneira, que pinga ou enche copos, garrafas, banheiras, etc. e tal.

Portanto, o pedido é simples: uma fotografia inédita da vossa autoria, que envolva água e que deverá ser enviada para o meu mail (quiproquo.tete@gmail.com) até às 23 horas e 59 minutos do dia 14 de setembro. No dia 16 de setembro publicarei todas as fotos recebidas e caberá a cada um de vós adivinhar quem fotografou o quê, e a mim esclarecer quantos palpites acertaram (ou não). Por experiências anteriores já se sabe que não é tarefa fácil, mas no final prevalece a persistência e a lógica. E, espera-se, que também a boa disposição! Se entretanto ninguém conseguir identificar a autoria de todas as fotos, eu própria o farei no sábado 19 de setembro. Resumindo, todas as fotos serão devidamente identificadas, como manda o figurino - nome e/ou nickname e link do blogue (caso o autor tenha blogue, evidentemente, que o passatempo está aberto a todos que queiram participar).

Como alguns já adivinharam, as fotografias podem ser antigas ou recentes, não devem é ter sido publicadas anteriormente. E água aqui pode ser em qualquer estado - sólido, líquido ou gasoso - num vasto oceano ou num único pingo. Mas não vale a pena complicar, não precisa de ser a "última gota d'água no deserto"* em termos fotográficos, uma fotografia comum ao amadorismo de (julgo) todos nós serve perfeitamente. Quer dizer, não se trata de escolher a foto mais bonita, certo?

O porquê destes prazos tão dilatados? Pois, já se vê, para dar tempo a que vão e venham de férias e eventualmente pensem no passatempo com carinho e não com pressas de última hora. Porque, já se sabe, a própria foto pode conter algumas pistas que a tornem mais fácil de identificar e isso pode demorar algum tempo a engendrar. Por outro lado e de caminho, também para variar da politiquice nacional, que deverá estar ao rubro e (e)levada a extremos de enjoo em meados de setembro...

Enfim, até lá publicarei alguns lembretes, mas com calmex, que é verão e tempo de férias e isso é que é importante aproveitar bem. Bons clicanços, que cá ficarei a aguardar a vossa sempre simpática participação!

* - O meu filho usa as expressões "a última coca-cola no deserto" ou "a última bolacha do pacote", depreciativamente, para o que ou quem se considera superior, sem qualquer sentido. Eu acho piada às expressões, embora use mais frequentemente "o suprassumo da beterraba", para essas superioridades descabidas! Fica a explicação da alteração da expressão.

61 comentários:

  1. Presente! Cá estarei a alinhar neste teu passatempo fotográfico. :)

    ResponderEliminar
  2. Muito embora não vislumbre no regulamento nada (absolutamente NADA) referente a prémios, vou participar.
    Quanto mais não seja para de depois não venham com a desculpa de: não ganhaste porque não participaste.
    Vou fazer uma pesquisa esaustiva aos meus albuns e depois te enviarei a que mais probabilidades tenha de ser a 1ª classificada.
    Se o 1º prémio corresponder à viagem até à Nova Zelândia avisa-me com a necessária antecedência para eu obter os vistos; se for até ao Seixal para um almocinho numa esplanada só tens que me avisar de véspera.
    Beijokas com os sorrisos do costume.

    §-ainda pensei num desafio sobre as roupas a sacar nos estendais...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Porque não vislumbraste nada sobre prémios, KOK?!? Oops, se calhar porque não há prémios,à exceção do meu muito sincero agradecimento... :)))

      Roupas a secar nos estendais é uma ideia... :D

      Beijocas sempre sorridentes!

      Eliminar
  3. Tenho imensas fotos com água e posso sempre tirar mais, porque vivo perto do mar e da floresta que tem muitos ribeiros com água, que poderia enviar, no entanto não o vou fazer porque penso que em Setembro por motivos de saúde não vou poder participar, gostava muito, mas estou à espera de respostas de médicos.

    Também uso muito a expressão: "a última bolacha do pacote" ;)

    Um beijinho Teté.
    Adélia

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Percebo que neste momento estás pouco virada para este género de brincadeiras, ADÉLIA. Que corra tudo bem contigo!

      Beijinhos

      Eliminar
  4. Claro que podes inscrever-me no passatempo, Teté...:) E nem sabes o alívio que senti por saber que a imagem não necessita ter a importância do "suprassumo da beterraba" nem a pretensão de ser como a "última bolacha do pacote". :)

    O teu filhote deve ter herdado o teu sentido de humor! :-))

    Como sabes as minhas fotos são de telemóvel - bem antigo, tadito - e nunca ficam nada de especial.
    Conta apenas, com todo o meu interesse e boa vontade.
    Adoro estes teus passatempos, embora tenha sempre uma classificação medíocre!! Lol

    A foto ainda está por tirar, mas deve chegar a tempo!

    Beijocas e inté!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Deixa estar, JANITA, o meu telelé nem fotos tira, só serve mesmo para telefonar (e de agenda telefónica e despertador)... Não gosto de coisas muito sofisticadas que depois não sei usar, mesmo a máquina fotográfica estou longe de saber usar a 100% - mas o manual tem 225 páginas de especificações técnicas, que me desmotivam de o ler.

      Tanto quanto me lembro,não te tens safado assim tão mal como isso! :)))

      Beijocas e inté!

      Eliminar
  5. Lembrei-me, agora, que este teu passatempo poderia ficar subordinado ao tema "Dá-me uma gotinha d'água", tal a simplicidade que fizeste o favor de o revestir! Adorável...:)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olha, nem conhecia esse tema, JANITA! Estamos sempre a aprender... :)))

      Eliminar
  6. Estou mal! O tlm não tira fotos e a máquina estragou-se :((, mas vou tentar arranjar alguma máquina emprestada ou encontrar alguma foto antiga. Como ainda falta muito devo conseguir arranjar a minha "gotinha dágua"
    As frases são optimas eu tenho uma : " a torrada do meio"...:)))
    bjs

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Pois, ainda falta quase um mês,PAPOILA, alguma coisa deves arranjar... :)

      "A torrada do meio" segue o mesmo espírito, claro! :D

      Beijocas

      Eliminar
  7. Conta com mais uma inscrição, por favor. Água não falta por aqui! : )

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Conto sim, CATARINA! E que ela não falte em lado nenhum... :)

      Eliminar
  8. Conta com mais uma inscrição, por favor. Água não falta por aqui! : )

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Comentário em duplicado! O blogger já meteu água!

      Eliminar
    2. O blogger está sempre a meter água nestas coisas, CATARINA! :D

      Eliminar
  9. Vou ver o que consigo arranjar.
    Beijinhos, bfds

    ResponderEliminar
  10. Um pouco à pressa e pelo facto peço desculpa, já enviei a minha foto, que apesar de não ser nenhum oceano, tem um pouco a ver com água.
    Achei super-interessante este passatempo e podem nem haver prémios, para mim o prazer de participar , já é óptimo.
    Bom fim de semana
    Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. E eu já a recebi, MANU: muito obrigada! :)

      E não, não tem prémios, é só o Kok na reinação, que já sabe como as coisas funcionam... Não havia razão nenhuma para acrescentar a competitividade que os prémios acarretam (mesmo que não pudessem ser grande coisa,logicamente), quando é apenas uma brincadeira... :D

      Beijocas e bom fim de semana!

      Eliminar

  11. Podes contar comigo, óbvio!
    Antes dessa data queria cumprir com o que te disse aquando o teu passatempo das janelas, que iria fazer um passatempo musical e pedir também a colaboração de todos. Estava a contar fazê-lo em Junho... mas a vida trocou-me as voltas e não tive disponibilidade de tempo para o fazer. Vamos ver se vai ser desta... porque depois de começar o ano lectivo fica ainda mais complicado para mim.

    Vou pensar o que fotografar...
    Mando novidades logo que consiga.

    Muitos beijinhos para ti minha querida
    (^^)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Claro que conto, AFRODITE! :)

      Por mim,cá ficarei a aguardar o teu passatempo musical, se bem que esteja longe de ser a minha especialidade - mesmo nos do Ricardo, nunca consigo descobrir de que música se trata... ai,ai! :D

      Beijocas para ti também!

      Eliminar
  12. Conta comigo também... talvez te leve o Tejo, visto de uma perspectiva diferente !... aproveitem a "dica" ! :)))

    ResponderEliminar
    Respostas

    1. Ricardo,
      Vou registar ;)

      Eliminar
    2. Acho melhor não ires nas “cantigas” do Ricardo, Afrodite. Quem te avisa, tua amiga é! : ))

      Eliminar
    3. Conto contigo, RICARDO! E já lançaste a confusão com a tua dica... :)))

      Eliminar
    4. E agora, será que é mesmo dica, AFRODITE? :)))

      Eliminar
    5. É, o Ricardo gosta de "cantigas", CATARINA! :)))

      Eliminar
  13. Ora bem, como no regulamento nada consta nem a favor, nem contra, estou estudando o melhor enquadramento para apresentar água escorrendo de um artefacto comum conhecido e utilizado por muita gente. Dado o secretismo deste género de eventos não vou revelar o conteúdo da minha foto. Têm mesmo é que se porem a adivinhar.
    Para ti Teté beijokas escorrendo sorrisos.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Anónimo8/17/2015

      Se eu vir uma figura difusa masculina, a tomar banho de chuveiro, escorrendo água pela cabeça abaixo, por detrás de uns vidros foscos, já sei de quem é a foto!

      Ò_Ó

      Janita

      Eliminar
    2. UI,KOK, que eu não sou grande coisa a adivinhar que artefacto será esse, mas a Janita já deu uma sugestão. Será??? :)))

      Beijocas escorridas!

      Eliminar
    3. Será, JANITA? Água a escorrer do chuveiro ou pelos vidros foscos? Hummm...vou esperar para ver! :)))

      Eliminar
    4. eheheeehhh... Oh Teté, eu a confiar na minha imaginaçõn quando a Janita "viu muito mais longe".
      Não Janita, estás a salvo de uma tão terrífica imagem capaz, inclusive, de implodir o monitor da Teté.
      Estás tu e estão todos os amigos que aqui visitam a Teté. E acredita pois eu sei do que falo! õ_õ

      Eliminar
    5. Eheheh, não é desta que a Janita vai ver chuveiros ou vidros foscos, KOK! :)))

      Beijocas

      Eliminar
  14. Parece-me um desafio bem interessante - agora só tenho de arranjar uma fotografia que ainda não tenha publicado ou uma nova, com água, sem meter água :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. OK, REDONDA, tenho a certeza que não será problema... :)))

      Eliminar
  15. Como ando um pouco afastada da blogosfera, não sabia deste teu desafio de Verão.

    Aqui temos água a mais, quero dizer chuva.

    Tenho montes de fotografias das praias do Norte de Portugal, mas eu quero mandar-te uma fotografian recente, por isso, vamos lá ver o que se arranja cá na aldeia do Düssel.

    Bjs

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Gosto das expressões do teu filho:

      "a última coca-cola no deserto"

      ou

      "a última bolacha do pacote"

      Bons temas para belas fotografias!!!

      Eliminar
    2. Então venha daí uma foto de água da aldeia de Düssel (só recentemente descobri onde se "escondia" o trema no meu teclado), EMATEJOCA! :)

      Também acho as expressões giras!

      Beijocas

      Eliminar
  16. Adorei a ideia, descobri no blog da Luísa, o À Esquina da Tecla.
    Vou ver se arranjo uma foto. :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Bem-vinda, MARIA SEMEDO! :)

      Então cá ficarei a aguardar uma foto prá "coleção"... :D

      Eliminar
  17. Vou ver se não deixo passar mais este teu desafio. ;)
    Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. OK, TONS DE AZUL, cá aguardo uma foto tua... :)

      Beijocas

      Eliminar
  18. Olá Teté, isto de estarmos em férias faz com que se tomem caminhos novos e por isso acabo de vir aqui parar, ao blogue e ao passatempo. E decidi que também vou, timidamente, participar.
    Tenho uma foto que não está nem pouco mais um menos como as da Luísa (que são de massajar a vista até doer), mas de que gosto muito e como ainda não a pus em lado nenhum senão dentro das catacumbas do meu computador, vou enviá-la para o email. :-)
    Que iniciativa tão boa, vou ficar curiosa para ver as outras fotos e adivinhar os autores. :-)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Muito obrigada pela tua participação, SUSANA! Timidamente ou não, todas são bem-vindas.No caso e como já vi a foto, acho-a giríssima! :)))

      Ah,e sê bem-vinda ao blogue também! :D

      Eliminar
  19. Olá Teté e todos ! :))

    Com "aquela coisa" do "Encontro de 18 de Outubro, até me ia passando esta ! eheh

    ... mas vou já sair para a rua a captar nem que seja apenas "Uma gota de água" ! eheh

    Enviarei de seguida, Teté. Sabes que eu sou rápido nestas coisas ! Da outra vez, foi a janela em frente à minha ! :) ... Nem saí de casa ! eheh
    Quem sabe se desta vez e se chover não terei "essa gota de água" na janela ? ... ahahah ... "Tem pai que é cego" ! rsrsrs

    ... e com a minha já serão 14 !? ... Vamos para as 20 Teté ! Vai lembrando para não esquecer ! rsrs

    Beijocas para ti e para todas e um abraço para "eles" !

    Nota: e já me "cheirou" aí acima a um outro desafio (musical) antes das aulas ! ... Boa ! ... Venha ele ! Isto "promete" !!! :))
    .

    ResponderEliminar
    Respostas

    1. Rui, já não vai ser antes de começarem as aulas.
      Vou aproveitar para fazer o desafio na(s) semana(s) que antecede(m) a data do 3º aniversário lá dos Jardins.
      Todos os anos festejo, este ano vou tentar cumprir com a tradição.
      Beijinho
      (^^)

      Eliminar
    2. :(( ... Mais difícil para ti, mas óptimo de qualquer modo para nós ! ... A data parece-me excelente (entre este desafio da Teté e o Encontro), porque vai "obrigar a muita interacção entre todos !
      Dois bons motivos para anteceder o Encontro e fortalecer laços ! rsrs
      Bj. :)

      Eliminar
    3. E já recebi, RUI, o comentário é que fiou uma bocadito baralhado com outros, só hoje o vi. Mais vale tarde que nunca, evidentemente: a foto e o meu comentário, claro! :)))

      E é, esse também está prometido! :D

      Beijocas

      Eliminar
    4. Eheheh, então contamos com isso, AFRODITE! :)))

      Que também é um modo de festejar, evidentemente! :)

      Beijinhos

      Eliminar
    5. Claro que é sempre ótimo, RUI, e este o ano letivo até parece que começa mais tarde, pelo menos nas escolas públicas (e não, não sei em que escola a Afrodite trabalha)... :)

      Beijocas

      Eliminar
  20. Respostas
    1. A ideia costuma resultar, mas dá um bocadito de trabalho, LOPESCA! :)

      Eliminar
  21. cantinhodacasa8/31/2015

    Ora aqui cheguei, por acaso, e vou já procurar uma fotografia de minha autoria e enviá-la...antes que esqueça.

    Beijinho

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Então pronto,cá aguardarei uma foto tua, CANTINHO! :)

      Beijinho

      Eliminar
  22. Vou enviar a minha fotografia :)
    um beijinho e boa noite
    Gábi

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Recebida, GÁBI! E desde já muito obrigada... :)

      Beijocas e sweet dreams!

      Eliminar
    2. Recebida, GÁBI! E desde já muito obrigada... :)

      Beijocas e sweet dreams!

      Eliminar

  23. E o prazo de recepção das fotografias termina hoje à meia noite.
    Quantas fotos já tens ao todo??

    Beijocas ansiosas pelo início do passatempo!
    (^^)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Hoje ainda recebi 3 fotos, AFRODITE, o que dá um total de 19, contando com a minha... :)))

      Como o prazo já acabou,agora vou sortear a ordem de entrada, independentemente da ordem em que foram recebidas. :D

      Beijocas e inté!

      Eliminar

Sorri! Estás a ser filmad@ e lid@ atentamente... :)