sábado, 8 de agosto de 2015

ÁLBUM À ALGARVIA

Terminei por estes dias de fazer o álbum das mini-férias de Roma ("terminei" é uma força de expressão, que ainda estou à espera da resposta da editora para um problema que não consigo resolver sozinha) e pensei que era uma tremenda injustiça não fazer um sobre as férias algarvias: no fim de contas tenho passado lá tantos e bons momentos ao longo dos anos... Mas pronto, tem a explicação óbvia que acabo por cirandar sempre pelos mesmos locais, pelo que as fotos não têm grande novidade no geral, uma vez por outra lá se capta uma diferente do habitual. A de cima é mais uma das milhentas fotos de praias algarvias, desta feita na praia do Castelo, na segunda-feira 20 de Julho. "Anotem" aí, que a fotografia está lá por uma razão que perceberão mais adiante.

Entre as fotos pouco originais, constam sempre umas versões mais ou menos semelhantes a estas, no "Túnel", em Albufeira:

Isto deve ser para eu ficar com inveja de mim própria o resto do ano: cervejinha, numa esplanada à beira-mar, com um livrinho por perto, hummm... Sai uma saladinha de camarão e frutos, para compor o ramalhete!

Inusitado será fotografar este local, mas à distância. Numa pequena incursão do que resta da Albufeira da minha adolescência.

Olha, lá está ela! Na linha da frente de uma Albufeira onde abundam os cerros, que ali não se chamam de colinas, como em Lisboa.

E a torre da Igreja, cujo sino depreendo que dá horas para toda aquela cidade, que noutros tempos nem muito longínquos era apenas uma vila. E depreendo porque oiço o repenicar, mas sem certezas se é dali que provém o badalar do sino. A lembrar aquele poema que João Villaret tão bem declamava!

E a lua, que os amigos facebookianos não se cansam de avisar que em breve vai ficar azul? Para já, de azul só o céu...

Mas uma semana depois lá estava ela altaneira, se bem que de tons de azul só aqueles que acrescentei à força de "pintura"... para não defraudar expetativas. Cheia e redonda, mas pálida como sempre!

Oops, mas afinal em 479 fotografias até há algumas fora do (meu) vulgar, mas como já enchi o post de fotografias e historietas, terão de ficar para uma próxima oportunidade.

Então mas a que propósito está aquela foto lá em cima, já que não é nada original? Para uma má comparação: esta foi tirada noutra praia (do Lourenço), no sábado 1 de agosto. Topam porque é que lhe chamam silly season?

Com ou sem férias, tenham um...

EXCELENTE FIM DE SEMANA!

18 comentários:

  1. Ola Teté, muita gente pelas praias algarvias, mas cabe sempre mais outra fotografia :)
    eu espero pelo outono ou pela primavera :)
    beijinhos
    Angela

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Praia na primavera ou no outono era para eu não pôr os pés dentro de água. Que é o que mais gosto da praia, além de passeios à beira-mar, que esses sim são bons nessas estações, para não levar com a soalheira toda em cima, ANGELA... :)

      Beijocas

      Eliminar
  2. Adorei o album à algarvia! A foto da cerveja está um espanto! A praia de Albufeira foi a minha praia durante anos e anos. O sr. António era quem nos alugava o toldo branco ao mês. Detestava aqueles toldos por não haver muito espaço entre uns e outros. Na praia gosto de espaço!!!

    Na esplanada do túnel está-se muito bem. Associar-te-ei sempre com uma esplanada à beira-mar, uma cerveja e um livro. : ) O túnel há 2 ou 3 anos tinha uma aparência pouco convidativa. Nada como em anos anteriores quando havia a lojinha de artigos de praia e postais ilustrados, tão colorida e que ficava ali tão bem.

    Fico à espera, ansiosamente, pelas fotos seguintes. Não me cansarei de as ver mesmo que as paisagens me sejam muito familiares.

    (Nunca experimentei a combinação de camarões com fruta. : ))

    Tem um excelente fim de semana.

    Bjos : )

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Também foi a da minha adolescência e do início da idade adulta, CATARINA. Depois passámos algumas férias o sul de Espanha e quando voltámos "mudámo-nos" para Portimão e depois Salgados - que é próximo de Albufeira, mas para ir à praia já tem de se ir de carro. O que nem sempre apetece... :)

      O túnel esteve em obras, mas agora já estão prontas. Essa tal lojinha é que não estava a funcionar, embora tenham por lá umas tendinhas.

      Como gosto de camarões e fruta é quase sempre o que como lá, mas tem outros petiscos, claro! :D

      Beijocas

      Eliminar
  3. Parece-me que aparte aqueles dias de gripe tiveste umas excelentes férias !
    Faço meu o comentário da Catarina !
    ... e realmente naquela foto, "tudo ao monte e fé em Deus " ! rsrs ... não é para os meus gostos ! eheheh

    Bom fim de semana e uma beijoca, Teresa ! ... Tudo de bom ! :))
    .

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Tive, pois, RUI! E só falei no assunto, que já tinha passado, para explicar porque andei ali a pôr as fofocas revisteiras em dia e a fotografar ninhos de rolas e tal... :)

      A comparação, como a Luisa bem notou e refiro no texto, não é boa: a praia é mais pequena e tem menos areal e a hora também foi outra. Mas que naquele sábado dia 1 houve uma avalanche de gente nas praias e piscina, lá isso é certo... ;)

      E sim, também prefiro junho, julho ou setembro. :D

      Beijocas

      Eliminar
  4. A foto da cerveja está uma delicia...nada melhor num dia de muito calor!
    Em Albufeira estive várias vezes no Verão mas não vou al Algarve há mais de vinte anos..., muito provavelmente não reconheceria nenhum dos locais por onde passei.
    bjs

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. E houve dias de grande caloraça mesmo, PAPOILA. Os boletins meteorológicos diziam que ia fazer 30/31º e depois levávamos com temperaturas de 35/36º. É que ao Sol fia mais fino... ;)

      E sim, nos últimos 20 anos o Algarve mudou muito! Eu acho e vou lá quase todos os anos...

      Beijocas

      Eliminar
  5. já coloquei o meu post inspirado na tua viagem a Roma!
    beijos
    Angela

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. E eu já fui espreitar, ANGELA! :)

      Beijocas

      Eliminar
  6. Pois é... Agosto traz-nos tanta gente que é de entontecer... :) Mas também, escolheste uma praia maior para mostrar julho. A de agosto tem bem menos areal. :)
    E claro, adorei a lua e a brincadeira de a pintar de azul.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Por isso é que refiro que a comparação era má, LUISA, ou seja, não era das melhores. Mas neste dia 1 de agosto senti uma verdadeira invasão, tanto na praia como na piscina, daí que mesmo que a comparação seja má, dá uma ideia... :)

      Já a "despintei", que foi dó para o post! :D

      Eliminar
  7. Há muito mais de vinte anos que não faço férias em Albufeira. Imagino que deva estar muito diferente.

    Gostei muito deste 'álbum', Teté! As fotos estão todas uma maravilha e as da Lua, magníficas! Agora essa foto onde nos mostras os efeitos da silly season, com tudo ao molhe e sem espaço para estender a toalha , não me cativa de jeito nenhum!
    Cada vez gosto menos de multidões.

    Beijocas, boas leituras, bons passeios e tudo o mais que te faça feliz!! :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Como vou lá quase todos os anos,JANITA, não noto grandes diferenças, mas em 20 anos há muitíssimas. Quando eu era adolescente (e aí são uns 40 anos), a Oura não pegava a Albufeira, chegávamos a ir a pé pelas arribas junto à praia ou, pior, pela estrada (quase deserta). Hoje aquilo não se distingue, que há uma via rápida enorme do início de Albufeira até à Oura, que são alguns kms a pé, mas com hotéis, bares, edifícios, lojas, hipermercados, etc. ao longo de toda a via. Pela praia, nem sei como está, que não experimentei... :)

      As praias estão mal comparadas - uma é maior que a outra -, mas dá bem ideia daquela avalanche que se sentiu no sábado dia 1 de agosto... :D

      Obrigada e tudo de bom para ti também, com uma beijoca!

      Eliminar
  8. Há já tantos anos que não visito o Algarve!!
    Beijocas, boa semana

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Nem sabes o que perdes, PEDRO, mas certamente visitarás outros locais igualmente encantadores... :)

      Beijocas e boa semana!

      Eliminar
  9. O meu comentário é simples: gostava muito muito muito de estar aí!
    Beijokas com sorrisos solarengos :)

    §-já foste ao Cerro tomar um "copo"?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Pois, não sei se nesta altura me apetecia muito estar lá, que no dia em que vim embora tinham posto mais uma fila de cadeiras em redor da piscina, KOK. E já estou em Lisboa há mais de uma semana, que raramente tiro mais de 15 dias de férias seguidos...

      E não, desta vez não fui ao Cerro, que não houve tempo para tudo! ;)

      Beijocas

      Eliminar

Sorri! Estás a ser filmad@ e lid@ atentamente... :)