sábado, 14 de fevereiro de 2015

FIM DE SEMANA (QUASE) PERFEITO

Neste fim de semana conjuga-se o dia dos namorados - já hoje - com o Carnaval. O que é sinal que os espíritos mais românticos vão estar a engendrar uma tarde (e uma noite?) inesquecível com direito a passeio, cinema, jantar e tudo o mais (ou menos) que assim o entenderem, enquanto os foliões têm presença marcado nos corsos e nos bailes lá da terra, ou, quando muito na discoteca local. Com ou sem namorad@s, mas dispostos a sambar noite fora. E com um pouco de sorte, quem sabe se até durante os 4 dias. 

Ou seja, tudo a compor-se na paz dos anjos, ou não viessem os desmancha-prazeres deste governo, à sorrelfa, lançar mais um imposto, que mais uma vez podia ser que passasse despercebido nestes dias de festa para os românticos e bem-humorados. Um grande renhonhonhó que é um imposto verde, em defesa do ambiente, que é preciso acabar com os sacos plásticos. Como se estivessem realmente empenhados numa política ambientalista, que pouco ou nada deram mostras até então. E em que se traduz esse imposto? Pois, um vulgar saco plástico de super mercado vai passar de 0 ou 2 cêntimos (O Pingo Doce aqui há uns anos também se mostrou muito "preocupado" com o efeito dos sacos plásticos no meio ambiente e passou a cobrá-los a 2 cêntimos e, acreditem ou não, conheço gente que deixou de lá ir, pura e simplesmente), para 10 cêntimos. Ou seja, mais uma vez aproveitar a distração dos portugueses com momentos mais aprazíveis, para voltar a meter-lhe as mãos nos bolsos. À grande! Sabem quando vou (voltar a) comprar um saco plástico? Nunquinha! Por muito verde que seja, ladroagem é sempre ladroagem...

BOM FIM DE SEMANA!

20 comentários:

  1. Que bela fotografia.

    Mesmo que fossem grátis não usava sacos plásticos!!!

    HELAU DE DÜSSELDORF.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada, EMATEJOCA! Mas para isso precisas de ter alternativa, ou vens com as compras todas nas mãos???

      Um bom HELAU para ti!

      Eliminar
    2. Eu levo sempre comigo sacos de pano, alguns mesmo muito Bonitos.

      Fui sempre contra o uso e o abuso dos sacos plásticos.

      Beijocas carnavalescas!

      Eliminar
    3. A minha mãe também tem esse hábito, desconfio que o vou adotar também, EMATEJOCA! :)

      Claro que toda a gente percebe que o uso dos sacos plásticos é contraproducente, mas se as lojas e especialmente os hipermercados não te dão alternativas... fazes o quê?

      Beijocas!

      Eliminar
  2. A medida de taxar os sacos de plástico está, segundo ouvi noticiar, a promover o aumento da procura, por parte dos supermercados, de sacos de plástico mais resistentes (parece que acima de 50 microns já não são taxados) que até necessitam de mais matéria prima para serem fabricados. É assim a "economia verde".

    Quando às efemérides do fim de semana, devo dizer que foi num baile de Carnaval que conheci a minha cara-metade. Ou seja, para mim foi também Dia de S. Valentim. :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Esta história da economia verde é de uma hipocrisia que não lembra, LUISA! O interesse é sempre o mesmo - sacar o máximo aos mesmos - a "desculpa" serve para calar ambientalistas desinformados... :P

      Eheheh, as tuas efemérides carnavalescas são daquelas que ninguém esquece... :)

      Eliminar
  3. Nós começámos a pagar pelos sacos em 2009. Cinco cêntimos cada. A lei municipal foi revogada em 2013 mas algumas redes de supermercados continuam a aplicar este imposto, explicando que parte das receitas pagam pelos sacos e o restante é doado a várias organizações de beneficência.
    Temos aqui um fim de semana prolongado. Segunda-feira é feriado. Dia da Família. E terça (de regresso ao trabalho) é o Throve Tuesday, ou seja, Dia das Panquecas!!!
    Que tenhas um belíssimo fim de semana, Teté!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. CATARINA, para além do aumento brutal eles não fizeram questão nenhuma em esconder que a receita vai para os cofres do Estado, presumo que depois de descontado o custo para a empresa que os pagou. Beneficência aqui fica exclusivamente a cargo dos privados e raramente dos mais endinheirados...

      Então bom dia das panquecas! :)))

      Eliminar
  4. Eu já evitava sacos de plástico e os reutilizava, quanto mais agora.

    Imposto verde ?! Roubar mais uns euros , isso sim!

    Uma multa de sete cêntimos que se transforma em vinte e cinco mil euros é extorsão !!

    Diverte-te,Teresinha, e que tenhas bom Dia de S. Valentim :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Também tenho sacos maiores, um deles com rodinhas e tudo, para carregar compras e evitar os sacos plásticos. A chatice é nas compras online de hipermercado - que pelos vistos vou deixar de fazer!

      Essas multas são uma extorsão e devia de haver mecanismos legais para evitar processos desses, que me parecem, no mínimo abusivos.

      Bom Carnaval, SÃOZINHA!

      Eliminar
  5. Linda fotografia.
    Bom Carnaval.
    xx

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada e igualmente para ti, PAPOILA!

      xxx

      Eliminar
  6. eu compreendo a cena ambiental e acho que têm muita razão mas, davam-me jeito os sacos, pá...

    :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Mas toda a gente percebe a cena ambiental, TÉTISQ! Mas aqui é só ladroagem e "desculpa", que o imposto vai para o Estado, quais ambientes, quais carapuças! Passo bem sem os sacos, se me trouxerem as compras a casa em carrinhos de compras, caixotes, whatever: deixam as compras e levam o resto. Quando vou ao super, levo os meus próprios sacos, maiores, mais resistentes e que servem para várias utilizações...

      Eliminar
  7. Foi um fim-de-semana bestial.
    Na companhia de três namoradas :))
    Beijocas, votos de boa semana

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. E vivam os fins de semana em boa companhia, PEDRO!

      Beijocas e boa semana!

      Eliminar
  8. Anónimo2/16/2015

    O melhor de tudo é que já há supermercados a vender sacos de plástico a 6 cêntimos. São mais poluentes, mas escapam à Fiscalidade Verde, por isso, a receita vai inteirinha para os supermercados. Cheira-me que foi ideia do Manelinho da Mafalda :-)
    Beiijnhos e bom Carnaval

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É, essa parece ideia do Manelinho, que não ficava nada a dever ao nosso patronato, CARLOS! ;)

      Beijocas e bom Carnaval!

      Eliminar

Sorri! Estás a ser filmad@ e lid@ atentamente... :)