terça-feira, 4 de março de 2014

O CARNAVAL E OS OSCARS

Este ano e cerimónia de entrega dos Oscars calhou em pleno Carnaval. O que está muito bem, porque embora seja espetadora assídua da dita, há qualquer coisa de carnavalesco naquela passadeira vermelha, no luxo dos vestidos e jóias, nas piadas e interação no decorrer da própria gala. Ou seja, é uma noite de estrelas num contos de fadas... quando têm a sorte de receber a ambicionada estatueta dourada!

Ellen DeGeneres cativou na apresentação alegre, simpática e descontraída, sem uso e abuso de piadolas fortes que deixam um sorriso amarelo nos protagonistas da plateia, como por vezes já aconteceu com os seus antecessores. Novidades é que não se pode dizer que houvesse muitas: os americanos querem "vender" "Gravidade", toca de o embatucar de Oscars, mas daqueles de efeitos visuais, mistura e edição de som e outros que interessam pouco ou nada. De relevante, apenas o de melhor realizador para Alfonso Cuarón. Que me irá desculpar, mas nem sendo grande admiradora de Sandra e George me vai apanhar no cinema a ver os dois horas a fio perdidos a vaguear no espaço... Mas foi uma bonita soma de 7 Oscars, que deve enganar os mais incautos ou os grandes fãs de ficção científica.

Com uma conta menos redonda, mas sem dúvida em categorias mais sonantes, "12 Anos Escravo" venceu no melhor filme, melhor argumento adaptado e melhor atriz secundária: Lupita Nyong'o. O prémio para melhor argumento original foi entregue a "Her".

Matthew McConaughey e Jared Leto não foram surpresa como melhores atores principal e secundário em "O Clube de Dallas", que também ganhou a melhor maquilhagem. Outras três estatuetas, duas delas relevantes. Cate Blanchett foi considerada a melhor atriz principal no filme de Woody Allen, "Blue Jasmine" - já era a favorita.

"Frozen" arrebatou o Oscar de melhor desenho animado e a canção "Let it go" ganhou a estatueta de melhor canção. Por seu turno, o filme italiano "A Grande Beleza" venceu na categoria de melhor filme estrangeiro. Novidades? Não há, temos pena! Mesmo assim não deixou de ser uma noite agradável, em que os comuns mortais se reuniram em frente ao televisor para vislumbrar aquela noite de espetáculo e glamour, como só os americanos conseguem realizar. É de faz de conta, que aquelas estrelas são pessoas (quase) como nós? Pois, até pode ser, mas sonhar e fantasiar um bocadinho nunca fez mal a ninguém.

Ah, last but not least, houve uns Oscars extra para Angela Landsbury, Steve Martin, Piero Tosi e Angelina Jolie - esta devido ao seu trabalho humanitário em África, certamente merecido - mas sem aquele cunho de grande homenagem, como noutras cerimónias anteriores. Fica a selfie da Ellen, para mais tarde recordar...



Mas pronto, se a cerimónia já acabou e só se repete para o ano, o mesmo não se pode dizer do Carnaval que, doa a quem doer, ainda se celebra nesta terra - embora alguns funcionários públicos fiquem "de castigo" e não tenham feriado como a maioria dos outros portugueses. Caturrices de gente embezerrada!

BOM CARNAVAL PARA TODOS!

Imagens da net e do facebook.

22 comentários:

  1. Tb estive colada à televisão – acompanhada dos meus snacks – desde as 18h quando começou o desfile na passadeira vermelha até terminar.
    Não se dá pelo carnaval por aqui.
    Essa máscara é fabulosa. Tenho algumas fotos do carnaval de Veneza. Uma loucura.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Uma grande chatice!!!

      Também eu estive colada à TV, indo para a cama às 7 horas e às 11 já estava a caminho da cidade para assistir ao ROSENMONTAGSZUG.

      Ainda hoje estou abalada.

      Eliminar
    2. A diferença é que aqui acabou quase às 5 da manhã, CATARINA! ;)

      Também gosto muito das máscaras de Veneza!

      Eliminar
    3. Pois, eu às 9 e tal também tive de ir fazer análises, EMATEJOCQA. Mas não dizem que quem corre por gosto não cansa?!? Não achei uma grande chatice... ;)

      Eliminar
  2. Matthew McConaughey e Jared Leto.
    O primeiro ganhou o Óscar mais pela transformação física que pela interpretação.
    O Di Caprio é mesmo maldito para a Academia.
    Já Jared Leto mereceu plenamente a estatueta.
    Beijocas

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Jared Leto foi o primeiro agraciado da noite pela sua interpretação como prostituta transexual soropositiva no filme "Clube de Compras Dallas", batendo os concorrentes Bradley Cooper ("Trapaça"), Barkhad Abdi ("Capitão Phillips"), Michael Fassbender ("12 anos de escravidão") e Jonah Hill ("O lobo de Wall Street").

      Fiquei com pena do Leonardo Di Caprio, embora que o Matthew McConaugheu também merecia o Óscar.

      As minhas filhas queriam o Óscar para o Christian Bale como também consideram Trapaça o melhor filme.

      Muitas cabeças, muitas sentenças!!!

      Eliminar
    2. Já vi o filme "Clube de Dallas" e achei que ambos mereceram, PEDRO! Não vi o DiCaprio, mas também é certo que Hollywood "embirra" com os atores jeitosos, que normalmente só recebem prémio de carreira quando já são velhotes. Ou por um filme que não faz justiça à sua carreira, como aconteceu a Paul Newman... ;)

      Beijocas

      Eliminar
    3. O do Christian Bale ainda não vi, mas acho que ele está irreconhecível no filme, EMATEJOCA! Mas achei que o Matthew ia muito bem, num papel que não é muito fácil, para lá da própria perda de peso...

      Mas já se sabe que nestas coisas cada um tem os seu preferidos. :)))

      Eliminar
  3. Este é o segundo Oscar que a actriz australiana Cate Blanchett leva para casa ao longo de sua carreira, desta vez, pelo seu excelente desempenho em "Blue Jasmine", uma milionária que perde tudo e tenta reconstruir sua antiga vida de glamour.

    "Obrigada por me castear, Woody. Fico muito grata mesmo", comentou ao receber a premiação sem as choradeiras de costume. ADOREI!!!

    Amigas cinéfilas dizem que "Gravidade" é o melhor filme que anda por aqui.

    Ellen DeGeneres foi uma brisa fresca na cerimónia de entrega dos Oscars 2014 com pizas e selfies.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu vi o filme do Woody Allen, EMATEJOCA. E gostei que o filme da Meryl Streep ficasse a apanhar bonés, porque simplesmente detestei. Não as interpretações dela e da Julia, mas o próprio argumento que me parece muito teatral (é uma peça de teatro mesmo) e exagerado. Mas toda a gente diz maravilhas do filme, que é tããããão deprimente... Gostos!

      Já o "Gravidade", ninguém me convence: detesto ficção científica e aqueles dois a vaguear perdidos no espaço parece-me outro a contribuir para a depressão do público...

      Verdade, também gostei da Ellen! :)

      Eliminar
  4. Não vi nada em directo!
    Não tenho pedalada para estar acordada a horas tão tardias...
    De todos os filmes ou artistas com prémios só vi Blue Jasmine com Cate Blanchet mas confesso não ter achado maravilhosa a sua interpretação! Achei-a interessante...

    Abraço

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Pois, entendo perfeitamente, ROSA. Acontece que sempre fui um bocado notívaga e com o entusiasmo dos Oscars nem que fosse para a cama dormia... :) É maluqueira antiga!

      Gostei da Cate, como gostei da Judi. Não vi a Amy ou a Sandra, mas não gostei do papel da Meryll. Portanto por mim não foi mal escolhida... :)

      Abraço

      Eliminar
  5. ~
    ~ Gosto do Carnaval carioca pela criatividade e perícia dos artistas plásticos e da festa dos òscares, não só pela arte.
    ~ Além da beleza das jóias e vestidos, que estavam lindos, gosto de ver pessoas bonitas, alegres e bem dispostas.
    ~ Gosto, sim, do "glamour" e se achas que continuo a gostar de contos de fadas, então, assumo. Gosto mesmo!:))

    ~ ~ ~ ~ ~ B e j o c a s. ~ ~ ~ ~ ~

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Então somos duas, MAJO, que também gosto de glamour, contos de fadas e de ver os vestidos e as jóias das estrelas... para lá da boa disposição aparentemente reinante! :)))

      O nosso Cartnaval é mais pobrezinho, o tempo não costuma ajudar, mas gosto especialmente da carolice de tantos! :)

      Beijocas

      Eliminar
  6. Os funcionários públicos - como os malandros dos aposentados que não fazem nada - estão sempre de castigo nas mãos destes suínos que ascenderam ao "governo" com os votos de muitos outros bezerros asininos...

    Não ligo nenhuma aos Oscares. Aliás como a qualquer outra competição...

    Beijinhos carnavalescos...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Bem, neste caso não puderam fazer nada contra "os malandros dos aposentados", GRAÇA, mas se eu fosse funcionária pública obrigada a trabalhar quando a maioria dos portugueses tem feriado faria por não fazer nenhum o dia todo... :P

      Beijinhos, já sem Carnaval!

      Eliminar
  7. Ao contrário do ano passado, desta vez lá me safei e tive tolerância para gozar o Carnaval. :)

    Quanto a cinema não vi quase nada do foi "oscarizado".

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Também vi poucos este ano, LUÍSA! E dois deles nos últimos dias, tanto que nem cheguei a escrever sobre o assunto... :)

      Este ano quase todas as Câmaras deram tolerância de ponto, salvo erro exceto duas. O que conjuntamente com os profs do liceu, bancários e companhias seguradoras (está no contrato coletivo de trabalho deles), faz com que poucos caissem na rifa de terem de ir trabalhar. Em suma, a injustiça do costume! ;)

      Eliminar
  8. Anónimo3/05/2014

    Tentei ver os Oscares, mas fui vencido pelo jetlag. Limitei-me a ver o que os telejornais do dia seguinte mostraram. Como este não vi a maior parte dos filmes candidatos, também não liguei muito, mas considerei o Óscar à Blanchet muito merecido. Como escrevi quando fiz a apreciação do filme, foi ela quem salvou Blue Jasmine da mediocridade.
    Quanto a Carnavais, não sou fã, mas gostava do feriado :-)
    Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Gosto de ver tudinho, CARLOS! :)))

      Eu acho que há mais fãs de Carnaval por esse país fora do que propriamente dos feriados laicos que foram cortados: apesar da chuva, não faltaram corsos e foliões, plenos de boa disposição e espírito carnavalesco... :)

      Mesmo no 1º de Dezembro, que considero uma data histórica das mais importantes do país, não se vê mais de meia dúzia de velhinhos a ir depositar flores na estátua... Enfim, mas o povo também não se interessa muito por história, né, sente é a falta do feriado! ;)

      Beijocas

      Eliminar
  9. Não vi e fiquei sabendo dos nomeados e ganhadores pela net, no dia seguinte. Gosto de ver mas a verdade é que já não tenho a paciência de outros "carnavais".
    Neste ano aconteceram excelentes interpretações e os que ganharam ganharam bem. Porém se fossem alguns do outros também não seriam menos merecedores.
    Digo eu cujo conhecimento nestas matérias é de ter em conta? eheheheeeehhhh!!!!!!!

    Beijokas com sorrisos cinematográficos.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Claro que há sempre quem preferisse outro vencedor, KOK, mas quando o nível é assim tão elevado por vezes o fator sorte também conta... :)

      Por mim, ainda tenho muita paciência para estes carnavais! Já para os da política... nem tanto! :P

      Beijocas sorridentes para a câmara... AÇÃO! :)))

      Eliminar

Sorri! Estás a ser filmad@ e lid@ atentamente... :)