terça-feira, 10 de setembro de 2013

O CLUBE

"The Breakfast Club", no título original, é um filme de 1985 realizado por John Hughes, tendo obtido um sucesso considerável, tanto que ainda hoje mantém a classificação de 7.9/10 na IMBd. Revi-o ontem no canal Hollywood.

Cinco adolescentes passam o sábado retidos na biblioteca do liceu, para cumprir o castigo ditado por Vernon (Paul Gleason), o diretor da escola. Mas se Bender (Judd Nelson) já é useiro e vezeiro no castigo, sendo encarado como um criminoso em potência, os restantes colegas não parecem ter problemas escolares de maior: Claire (Molly Ringwald) é uma menina rica e fútil, que foi castigada por faltar às aulas para fazer compras, Andrew (Emilio Estevez) é um desportista e Brian (Anthony Michael Hall) um marrão, enquanto Allison (Ally Sheedy) é a eterna inadaptada, que ninguém conhece ou sabe sequer o nome, incluindo o próprio diretor. Mas como é que 5 jovens tão diferentes passam nove horas de castigo em conjunto? Pois, apesar das ordens de Vernon, a fazer umas quantas asneirolas apenas pelo prazer de desobedecer, após algumas discussões e conversas terem derrubado algumas inibições e darem a conhecer aos outros mais do que a fachada que usam habitualmente.

Além do filme focar essas inseguranças e "hormonas aos saltos" próprias da adolescência, também tem graça por ver estes atores em cena, ainda tão jovens. E, claro, a música típica dos anos 80  assenta que nem uma luva (em vez do trailer):


Valeu a pena rever! Como curiosidade, ainda encontrei esta foto de alguns dos atores, que se reuniram em 2005 para comemorar o 20º aniversário do filme. Em boa hora... porque há encontros que não se repetem!


Imagens da net.   

8 comentários:

  1. Desconhecia o filme, ou não fixei o nome( como é habitual, rrss)

    Abraço de matar saudades.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Como já passou há uns anos, é natural que muita gente não recorde, SÃO! :)

      Abração de saudadinhas!

      Eliminar
  2. Nunca vi embora me lembre de ter ouvido falar nele.
    O que vi esta noite, por acaso, pela primeira vez, foi o “The Thomas Crown Affair” de 1968 com Steve McQueen e Faye Dunaway.
    Já tenho visto muitas vezes (quando gosto de um filme posso vê-lo sempre que passa na televisão) o remake de 1999 com Pierse Brosnan. Gostei mais do remake.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Vi esse filme de 1968, no cinema, naquelas reprises de verão e uns anitos depois, CATARINA. Como eles sempre gostaram muito de inovar com os títulos, deram-lhe o de "O Grande Mestre do Crime". Gostei na altura, devia ter uns 14 anos, mas imagino que hoje esteja um bocado datado. Lembro-me de uma cena de sedução, enquanto jogavam xadrez, que não sei se hoje não seria mais motivo para risota, para lá das roupas e do penteado estrambólico dela... :)))

      Também vi o remake, mas suponho que nem o associei ao mesmo filme... :D

      Eliminar
    2. Tem piada que estive a pensar nessa cena hoje. E tentei analisá-la e imaginar o que as pessoas teriam pensado dela na altura. Teria sido considerada assim tão sensual? Ele tinha uns olhos muito bonitos e ela usava umas pestanas postiças que deviam ser muito “desconfortáveis”. Tb era uma mulher bonita.

      Tive um telefonema e acabei por nao ver o fim do filme.

      Eliminar
    3. Pois, suponho que na época seria considerada uma cena sedutora, a minha dúvida é se hoje não será vista como mais caricata do que de sedução, CATARINA... :)

      Eliminar
  3. Levezinho, inconsequente, mas com uma banda sonora que muito me agradava.
    Beijocas!!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É, não é totalmente comédia, PEDRO, mas os dramas dos adolescentes não são particularmente aprofundados nem muito graves, de modo que é um filme leve... :)

      Beijocas!

      Eliminar

Sorri! Estás a ser filmad@ e lid@ atentamente... :)