quarta-feira, 26 de janeiro de 2011

SÓ PARA CHAT(EAR)?

Por norma, não sou adepta de chats. Dão jeito para um recado, para tirar uma dúvida, até para uma pequena conversa ou desabafo, mas esporadicamente, quando alguma situação o justifica.
Acontece que o facebook também tem chat, mas há mais de um mês que o tenho permanentemente desligado. Aliás, nem percebia porque é que alguns amigos o tinham sempre off quando andavam nitidamente por lá (escreviam, comentavam e tal), mas comecei a entender quando as solicitações começaram a ser maiores: era uma italiana a querer contar a história da vida dela, sem saber falar português ou inglês; era uma a pedir-me não-sei-o-quê para a sua quinta, quando disse que não tinha parecia não acreditar; ainda outra a tentar convencer-me a vender os produtos dela; e por dá cá aquela palha, lá aparecia alguém no chat pronto a chatear. Com 3 pessoas em simultâneo, como chegou a acontecer? E as cenas tornaram-se tão caricatas, ao ponto de um aparecer para dizer olá, que estava a fazer peixe cozido com batatas para o jantar e quando terminou a cozedura despediu-se com um "xau, que agora vou comer". Sem nenhuma outra conversa de permeio, note-se!
Bem sei que há muita gente triste e solitária, que precisa de uns minutinhos de atenção, mas nem sou psicóloga, nem a madre Teresa de Calcutá - embora corra o boato que a mulher não era nenhuma pêra doce, mas pronto. Portanto, resolvi acabar com o chat facebookiano, principalmente para não me stressar com estes cromos, que mal conheço. O que em parte lamento, pois os amigos daqui e pessoais nunca me chatearam, antes pelo contrário.
Revolta mesmo senti no momento em que soube que alguns amigos ficaram com as contas canceladas no FB, por usarem os nicks blogosféricos e não os seus nomes próprios. Mas tem sentido aparecer por lá como Zé Maria dos Pincéis (sem ofensa), quando se é conhecido por um nick? Quem é que sabe? Tá-se mesmo a ver que deve ser um funcionariozinho da treta armado em prepotente (raio de mau hábito), porque o que não faltam por lá são estabelecimentos comerciais, núcleos de partidos políticos, vendedores online ou até pessoas que abrem contas com o nome de outras (o próprio Malato afirmou na TV haver uma página dele no FB em que não tinha metido "nem prego nem estopa") e esses parecem intocáveis. Quer dizer, é esperar para ver se o dito cujo continua nessa "limpeza", que muitos amigos já voltaram, com outro ou o mesmo nick. E fizeram muito bem, porque ideias de jerico são para esquecer...

23 comentários:

  1. (armado em conspirador)
    o facebook serve para espiar as pessoas e para isso os dados têm que ser reais para eles poderem saber a morada, por onde se anda, o numero do telemóvel, com quem se mantém ligações (e podes ver isso quando o site está sempre a sugerir "pessoas que talvez conheças"), e, se possivel, quantas vezes defecas e a que horas...
    tudo isto é registado numa base de dados que posteriormente pode ser usado para procurar pessoas devido a problemas judiciais. :h

    concordas comigo Madre Teresa de Benfica(?) (versão que pode ser usada pelo teu filho) :d

    ResponderEliminar
  2. não tenho lá nome próprio e se, ou quando, o desligarem agradeço. só me registei para jogar farmville e é um vício para o qual começo a ter pouco tempo. o meu chat está sempre desligado porque quando quero falar com uma pessoa aparecem 30 e não tenho pachorra para muitas delas.

    ResponderEliminar
  3. O FB tem a sua principal fonte de rendimento na venda de bases de dados. É claro que não podem andar a vender informações de nicks ou coisas parecidas. Há a hipotese, para se manter um nick ou outra coisa qualquer, de criar um perfil profissional (ou lá como lhe chamam) mas aí deixa de ser um perfil pessoal como se quer e dá jeito (passa a ser um daqueles em que só tens de fazer "like" para seguir).
    Já para não falar, que tudo o que se coloca no facebook passa a ser propriedade do facebook (fotos incluidas) pelo que eles podem utilizar qualquer coisa que se ponha lá para campanhas e/ou outras merdas quaisquer (está escrito naquela coisa que ninguém lê e se costuma dizer "sim sim eu concordo com isso tudo mas agora anda mas é com isto para a frente que quero registar-me depressa").

    Pode não se gostar, mas o facebook é assim.
    E não há muito a fazer porque, mesmo que não ponhas fotos tuas e/ou outras informações, alguém acabará por meter por ti e o FB tem a bela da tag para saber a quem pertence. Eu só pus uma foto no FB e tenho centenas colocadas por outras pessoas. Não há nada a fazer contra isso a não ser resignarmo-nos e não pensarmos muito no que pode vir a acontecer. Isso e não dizer tudo.

    Quanto ao chat. Acho que nunca o liguei. Nem sei quais são as cores que aquilo tem. Por norma, se quiser falar com alguém, ligo (se tiver o nº) ou envio mail.

    Vivemos num mundo digital com uma sociedade mundial. Os filmes de ficção cientifica não andam assim tão longe da realidade e, se não for o FB a nova base de dados mundial, pouco faltará para que surja um site/programa que cative ainda mais e facilite a busca de pessoas por esse mundo fora.

    (e há pano para mangas neste assunto. que saudades que tinha de escrever "um post" como deve ser)

    ResponderEliminar
  4. De há uns tempos a esta parte só espreito o FB para me salvar de uma noite ao relento ou para dar recados ao meu filho quando ele não atende as chamadas em casa (e eu sei que ele está on). Nos primórdios da minha pachorra para estar a "vasculhar" aquilo. A caixinha de conversação deu jeito para voltar a falar com uma amiga que não via há muito tempo e também para ser descoberto por outros curiosos do que eu achava disto ou daquilo. O que eu achei chato foi o raio do chat bloquear nas horas de ponta ao ponto da conversa ficar a meio, com os inevitáveis desentendimentos, ao ponto de desistir daquilo.

    Quanto à questão da utilização abusiva dos direitos e informações pessoais, também não é novidade. Costuma-se dizer que quem anda à chuva molha-se.

    ResponderEliminar
  5. ... e só para chatear, são as belas cerejinhas em Janeiro, não é ? rsrsrs
    FB estou out, embora tenha uma conta com o mínimo indispensável só para ir cuscando alguma coisa de longe a longe. Nem sabia que tinha chat !
    .

    ResponderEliminar
  6. As cerejinhas são um mimo, mas do teu texto, desculpa, mas não percebi patavina!!!
    Quando quero desabafar com alguém, e não tenho tempo para me encontrar com essa pessoa, ou ela mora longe, então, telefono.

    Apostas, que este meu comentário, absolutamente desnecessário, vai ser publicado, enquanto que os vários comentários que fiz sobre o óptimo artigo:

    DO MELHOR PAPEL SAI A ESCULTURA

    nunca chegaram a ser publicados, porque caíu sempre a rede.

    Xau, que agora vou comer peixe cozido com batatas!!!

    ResponderEliminar
  7. Acho que o Fausto já o disse tudo. E tinha tão pouca convicção pelo facebook quando entrei lá, que não me custou nada desaparecer. Prefiro o blogue. E quem quer falar comigo, tem o meu endereço de correio electrónico. O chat do messenger só para os amigos que estão longe e apenas em ocasiões excepcionais, porque aquilo (pelo menos a mim) impede fazer qualquer outra coisa.

    ResponderEliminar
  8. Nºs do Facebook (uma loucura !):

    600 milhões - Pessoas no Facebook, no final de 2010.
    250 milhões - Novas pessoas no Facebook, em 2010.
    2 biliões - O número de vídeos vistos por mês no Facebook.
    20 milhões - Os vídeos enviados ao Facebook por mês
    36 biliões - No ritmo actual, o número de fotos enviadas para o Facebook por ano
    30 biliões - Pedaços de conteúdo (links, notas, fotos, etc) compartilhada no Facebook por mês.
    70% - Percentagem de usuário do Facebook base localizadas fora dos Estados Unidos.
    .

    ResponderEliminar
  9. Acho que já foi tudo dito, loooool, só o iria repetir.

    Obrigadinha, ó fausto, por nos tirares as palavras dos dedos, pá! :D

    ResponderEliminar
  10. tb tenho o chat desligado... não consigo gerir aquilo, é toda a gente ao mesmo tempo e eu sou só uma... :(

    ResponderEliminar
  11. 1- O fileme - The social network é lindo! (sobre o criador do face)
    2 - Detesto chats, só se for com os meus filhos e principalmente porque o meu filho está a 2000km de mim. Mesmo assim, nada como o skype
    3- Já houve paciência para o famoso IRC (será este o nome? ai que estou velha)
    4- Já nem vou ao face, só em caso de desespero completo e nem sei para que entro (nem é para chat)

    ResponderEliminar
  12. Parece que este mal pega-se.
    Também uso muito pouco o FB e, de facto, tem o inconveniente de estares a falar com quem efectivamente queres e tens logo à perna meia dúzia de outros conhecidos a fazerem aqueles perguntas de chacha que não é fácil ignorar sob pena de NÃO ME LIGAS NENHUMA.
    Tem a vertente (boa) de descobrir amigos, mas isso não é tudo.
    Apesar de tudo e se o FB for bem utilisado tem algumas vantagens sobre o e-mail.
    beijinho Tété

    ResponderEliminar
  13. Eheheh, acho piada a essas teorias da conspiração, VÍCIO, porque para espiar 500 ou 600 milhões de pessoas nem imagino o pessoal que tinham de contratar. Quer dizer, talvez diminuísse o desemprego... :))

    Os e-mails sobre o assunto partem quase todos desse princípio, mas também que é uma fonte de informação para meliantes - e aí até é mais possível! Mas mesmo que não se tenha FB, qualquer um pode apanhar um ladrão pela frente, né?

    Ná, nem para Madre Teresa de Benfica tenho jeito!

    ResponderEliminar
  14. Bom, MOYLITO, então prepara-te para lhes agradeceres um dia destes! Deixas a quinta ao abandono, porque mesmo que voltes, tens de começar do zero! ;)

    Mas quanto ao chat, pois, quem tem pachorra para conversas de chacha??? :-w

    ResponderEliminar
  15. Gostei do "post", FAUSTO! Nem sei se mais comprido que o meu, mas mais completo de certeza... :))

    Claro que é uma chatice que divulguem os nossos dados pessoais, especialmente por causa das publicidades que não pedimos, mas não são os únicos - antes do FB já existiam empresas ou ordens ou não sei o quem que facilitavam/vendiam esses dados! :p

    A mim não me incomoda nada que usem as minhas fotografias - as que ponho lá, normalmente, são para partilhar com companheiros de diversos convívios. E usar até talvez possam, mas certamente que não para usos imorais ou coisa.

    Mas também não tenho dúvidas que daqui a uns tempos inventam outra "moda", mas o "controlo" é uma constante na nossa sociedade, não é? Podemos lutar contra isso? Não me parece. ;)

    ResponderEliminar
  16. As cerejinhas foram de Junho, RUI, que se as há agora devem estar a peso de ouro... :))

    ResponderEliminar
  17. EMATEJOCA, como deves calcular não tenho culpa nenhuma das "travadinhas" do blogger. Sei que um dia destes estava completamente marado! :p

    Mas sim, também costumo telefonar ou enviar mail, quando os amigos estão longe e quero saber ou dizer alguma coisa de importante (pelo menos do ponto de vista dos envolvidos, né?)! :)

    Então bom apetite para o teu jantar! :))

    ResponderEliminar
  18. Também prefiro o blogue, SUN! Mas muita gente deixou à conta do FB. Nem entendo porquê, porque por lá mais que duas linhas já ninguém lê... :)

    O chat é como dizes: uma grande chatice! E impede de fazer outras coisas, claro, pelo menos se não queremos deixar as pessoas a escreverem sozinhas...

    ResponderEliminar
  19. Os números são mesmo impressionantes, RUI, mas queres apostar que qualquer dia inventam outra coisa e depois já ninguém se lembra do FB? Quer dizer, não será para já, que ainda está na moda, mas se calhar daqui a 20 anos já ninguém se lembra o que é... :)

    ResponderEliminar
  20. O Fausto é assim, VANI, tira as palavras dos dedos alheios! =))

    Pois, depois percebi porque é que tanta gente tinha aquilo desligado: não se dá vazão às respostas, nem se faz mainada!!! :D

    ResponderEliminar
  21. Não achei o filme nada de especial, TERESA DURÃES, muito menos para ganhar Globos ou Oscars... Vê-se bem e tal, mas só isso! :)

    O chat nessas circunstâncias tem a sua razão de ser, tenho amigas que também tem filhos fora e utilizam - sai mais barato do que telefonar, para além de se poder ver o/a filhote/a se se tiver uma webcam.

    Esse IRC não estou a ver o que é, se não for o imposto das empresas! ;)

    ResponderEliminar
  22. Vou diariamente ao FB, KIM, gosto de estar a par do que por lá se passa, embora tenha mais "amigos" ocultos que outra coisa... :))

    Porque alguns são amigos de amigos e tal aceitei-os, mas por mim própria só adicionei amigos daqui e pessoais. E também acho chato "não lhes ligar nenhuma", mas não há paciência para manter conversa de chacha!

    E sim, tem algumas vantagens, como encontrar amigos que estão longe ou enviar mensagens rápidas!

    Beijocas!

    ResponderEliminar
  23. Ui, sorry, PAULOFSKI, saltei o teu comentário! ;x

    Isto de andar com um olho no FB e outro aqui é o que dá... :))

    Bem me lembro dessa tua aventura, em que foste salvo pelo FB de dormir ao relento! =))

    Mas a verdade é que aquilo também é bom para cuscas (e assumo-me como tal), até vi fotografias tuas desse jantarinho que tiveste com amigas aqui dos blogues! E outras de equipamento azul com o filhote... C'est la vie... à vista de todos! :D

    ResponderEliminar

Sorri! Estás a ser filmad@ e lid@ atentamente... :)