segunda-feira, 17 de janeiro de 2011

GLOBOS DE OURO 2011

A 68ª edição dos Globos de Ouro decorreu morna, sem grandes novidades ou emoções, até porque muitos dos filmes ainda não estrearam nas salas de cinema nacionais. Christian Bale e Melissa Leo ganharam na categoria de actor/actriz secundários (ambos no filme "The Fighter") e  Annette Bening e Paul Giamatti na categoria de actriz/actor de comédia  (nos filmes "Os Míúdos Estão Bem" e "Barney's Version", respectivamente). Colin Firth arrebatou o Globo de melhor actor dramático - prémio certamente merecido, dado o nível de interpretações a que já nos habituou - em "The King's Speech".

Por sua vez, o Globo de melhor actriz dramática coube a Natalie Portman em "Black Swan".

"Toy Story 3" venceu o de melhor desenho animado, enquanto o filme dinamarquês "In a Better World" ganhou o de melhor filme estrangeiro.

Sem surpresas, "A Rede Social" foi o grande vencedor da noite, levando para casa alguns dos Globos mais relevantes: melhor filme dramático, melhor realizador (David Fincher), melhor argumento e melhor banda sonora. O que é no mínimo estranho, porque o filme vê-se bem, mas dificilmente nos convence como merecedor de tantos prémios importantes - e note-se que é a imprensa estrangeira (leia-se, não-americana!) que elege os vencedores dos Globos, portanto nem se pode alegar que foram os próprios americanos a "puxar a brasa à sua sardinha". Claro que é necessário ver os outros filmes nomeados para verificar se a atribuição foi justa, segundo a nossa perspectiva pessoal. "Os Miúdos Estão Bem" venceu na categoria de filme de comédia.
Resta agora aguardar que dia 25 de Janeiro sejam divulgadas as nomeações para os Oscar.

Imagens da net.

28 comentários:

  1. De todas essas, a do Discurso do Rei é a que mais me interessa. A da Rede Social não vi, e acho que terei de ver. Só que isto de ir ao cinema está cada dia mais difícil (sai-me muito caro ir ao cinema, raio!: portagens, combustível, tempo e por vezes até estacionamento, e o bilhete, claro, que também não é barato...). Gosto muito de ir ao cinema, mas ando a pensar que com tudo o que gasto, se deixasse de ir ao cinema durante um ano, ainda pouparia para comprar um bom ecrã e os filmes que quisesse.

    ResponderEliminar
  2. Também foi o filme que à partida mais me interessou, SUN. Mas já me disseram que o do cisne também é muito bom.

    Imagino que sim, que te saia muito caro ir ao cinema. Daí que vários amigos que não residem exactamente nas grandes cidades optem por ver via computador. É crime? Pois! Mas gastar uma dinheirama para ir ao cinema, nos tempos que correm, também é complicado. E a alternativa nem costuma ser ir menos, apenas deixar de ver... :p

    Não serei eu a atirar a primeira pedra!

    ResponderEliminar
  3. Eu ver ao computador, num ecrã tão pequeno, não. E menos sem pagar, não me parece justo. Gosto de cinema. O problema é que as salas ficam longe e nem dão muitas vezes os filmes que a gente gostaria de ver.

    ResponderEliminar
  4. Não atiras tu a pedra atiro eu. Pára lá quieta, Sun Miou Iou, ou não te consigo acertar!

    ResponderEliminar
  5. Muito satisfeita pelo galardão para o Colin Firth. Não vi o filme (nenhum deles, aliás) mas se é o Colin, é merecido. E viva a imparcialidade!
    A rede social...bom, só vou ver se me obrigarem ou se aparecer como promoção no MEO e não tiver mesmo mais nada para fazer. Como estou cada vez mais sem pachorra para o facebook e não percebo porque é que um caramelo que inventa um programinha idiota é considerado o homem do ano (PLEAAAAAAAAAAAASE)também não me apetece muito perder tempo a ver a origem da coisa. Ando a modos que contra a maré: desconectada.

    ResponderEliminar
  6. Certamente que qualquer um destes filmes me teria entretido nesta longa noite que foi de tosse, devaneios e arrepios entre quilos de lenços de papel. Calhou em sorte o Telecine exibir bons filmes nesta noite que para mim foi a noite dos Moncos de Ouro 2011. E o vencedor fui eu que assim revi uma comédia ligeira dos anos 80, "Um dia a casa vem abaixo" com o jovem promissor Tom Hanks e Shelley Long, a simpática e cómica empregada do Cheers, aquele bar.

    ~xo

    ResponderEliminar
  7. Não tenho tido tempo nem para me cossar......por isso nem vou cvomentar os nomeados, porque não tenho informações que chegue para poder falar.

    Beijokitas e boa semanita.

    ResponderEliminar
  8. Gosto muito de vos ler...
    Ando tão a leste de tudo.
    Espero que melhores dias venham.
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  9. ... e nada para o "Turista" !?...

    ResponderEliminar
  10. Segui como sempre atentamente a entrega dos globos de ouro e fiquei desapontado por a Halle Berry não ter ganho o globo para o lugar de melhor actriz. De resto também não houve grandes surpresas, Toy Story 3 teve a sua merecidíssima vitória. Também é como disseste num comentário algures, para nós fica difícil julgar porque ainda não vimos grande parte dos filmes. Quanto aos Óscares, normalmente não existem grandes discrepâncias mas aguardo com expectativa ehehhe. Beijos.

    ResponderEliminar
  11. A entrega dos globos de ouro não vi.
    Aguardo os Óscares com grande expectativa!!!

    Boa noite, a festa estourou-me, vou dormir.

    ResponderEliminar
  12. Tété
    Eu vi o triller e gostei. Eu que adoro cinema, raramente lá vou. Um dia não me perdoarei.
    És uma cinéfila nata e ainda bem porque além de te alimentar os momentos livres, também te alimenta este espaço.
    à tua custa já tomei conhecimento de muita metragem.
    Beijinho

    ResponderEliminar
  13. Bom, confesso que também não gosto de ver no computador, SUN, essencialmente dá-me sono! ;z

    Também não me parece justo, mas repara que há gente que vive em zonas bastante mais isoladas, os clubes de vídeo/DVD estão a fechar, MEOs e afins têm apenas meia dúzia de filmes. Se gostarem de cinema como fazem para ver? :[

    Enfim, não é problema que tenha, mas suponho que muitos, por falta de alternativa, optam pela solução do PC!

    ResponderEliminar
  14. Isso é coisa que se faça, atirar pedras à Sun, RAFEIROFSKI??? :D

    ResponderEliminar
  15. Bom, também não vi o filme do Colin, SAFIRITA, mas gosto muito dele como actor, tenho a certeza que deve ser merecido. Imparcialidades à parte! :D

    Quanto à "A Rede Social" o filme vê-se bem, mas não tem nada de especial para ficar tudo rendido a seus pés... ;)

    O FB tem dias em que está um verdadeiro tédio. E a funcionar mal! Mas também só lá vai quem quer... :))

    ResponderEliminar
  16. Há dias (e noites) assim, PAULOFSKI! Já vi esse filme há muitos anos, fiquei com a ideia que é um pouco disparatado. Mas é melhor que nada, quando se está com uma carraspana dessas que não deixa dormir... :)

    As melhoras para ti!

    ResponderEliminar
  17. Também vi poucos dos filmes, PARISIENSE, mas vi o vencedor e não me parece que seja daqueles filmes que ficam para a posteridade... Mas eles lá sabem! :))

    Beijokitas e boa semana para ti!

    ResponderEliminar
  18. Melhores dias virão certamente, LICAS! E vamos esperar que rapidamente... :)

    Beijinhos!

    ResponderEliminar
  19. "O Turista" foi em cruzeiro, RUI, e ficou a ver navios... :D

    ResponderEliminar
  20. Diz quem já viu que "Black Swan" é um grande filme, PSIMENTO, mas é mesmo esperar para ver. Também ainda me falta ver "Toy Story 3", que tu próprio já tinhas elogiado. Mas pronto, tem de ir com calma... :))

    Os Oscars às vezes trazem surpresas, espero que seja o caso deste ano, que o principal vencedor dos Globos vê-se bem, mas dificilmente será o filme da vida de alguém... :D

    Beijocas!

    ResponderEliminar
  21. As nomeações são conhecidas a 25 deste mês, a cerimónia terá lugar a 27 de Fevereiro (ou, melhor dizendo, na madrugada de 28), EMATEJOCA! :D

    O importante é que a festa tenha corrido bem! Beijocas! :)

    ResponderEliminar
  22. Adoro cinema, KIM! Se não vou mais é porque não posso... mas gosto de partilhar as minhas opiniões e, eventualmente, conhecer outras diferentes da minha! :)

    Quanto ao filme vê-se, mas não é nada do outro mundo! No meu entender, evidentemente!

    Beijocas!

    ResponderEliminar
  23. A minha previsão manteve-se! O Depp e a Jolie não ganharam nada. O resto não importa porque não vi mais de metade dos que ganharam coisas.

    ResponderEliminar
  24. Estava-se mesmo a ver que não iam ganhar, FAUSTO, mas nem por isso o filme deixa de ser divertido... :)

    ResponderEliminar
  25. Ah! Esqueci-me de dizer que gostei particularmente da apresentação do Ricky Gervais. Muito bom mesmo!

    ResponderEliminar
  26. Eheheh, o homem pôs o dedo em certas "feridas" com humor, FAUSTO, anda prái a imprensa (americana e não só) a tentar criar confusão, que foi ofensivo e tal... :))

    ResponderEliminar
  27. o colin firth tem muita pinta e é um bom actor mas, ainda assim, e sem ter visto nenhum dos filmes, o prémio à natalie portman foi o melhor atribuído. mesmo que não aparecesse em nenhum filme, seria sempre bem atribuído ;)

    ResponderEliminar
  28. Ahahah, MOYLITO, nada tendencioso... :D

    ResponderEliminar

Sorri! Estás a ser filmad@ e lid@ atentamente... :)