quarta-feira, 19 de janeiro de 2011

ANDAR SOLITÁRIO ENTRE A GENTE...

Fotografia de Ian Britton

Na poesia de Camões era sinal de amor, de fogo que ardia sem se ver. Noutras épocas, tanto podia ser por opção como por exclusão da sociedade, mas agora cada vez mais é uma constante: não são só os telemóveis, os headphones, as consolas, os computadores ou a televisão que impedem de reparar no que se passa em redor, é uma nova era comunicacional que funciona melhor à distância do que na proximidade, mais no virtual do que no real.
Exemplos são muitos, em todas as faixas etárias - quem não conhece ninguém que não saia de casa para ficar postado em frente ao pequeno ecrã ou ao computador? Ou que ande por aí indiferente a tudo, excepto à música privada que toca nos seus ouvidos? Ou que passe horas perdidas em frente a uma PlayStation? Ou que prescinda de conversar, para teclar infindáveis SMS? Fica o alerta:


Independentemente de interesses e hobbies, a que todos temos direito, a única certeza é a de que a Vida só se vive uma vez e raramente se recupera o tempo desperdiçado. Mesmo que as modas sejam passageiras, ou venham para ficar...

CARPE DIEM!

(Obrigada, Gatinha!)

19 comentários:

  1. Fazendo um pouco de advogado do diabo teremos de aceitar que a ideia de “aproveitar a vida” é altamente subjectiva. Dito isto e não esquecendo que a maioria dos exemplos do vídeo eram diria extremos, concordo contigo quando dizes que há que saber estabelecer o equilíbrio entre todas a componentes da nossa vida mas por defeito de personalidade continuo a achar que cabe a cada um saber o que quer…

    Beijinhos,
    FATifer

    ResponderEliminar
  2. Lá isso é verdade, cada vez mais está cada um no seu cantinho a olhar para o seu pc ou a ver o seu programa preferido de tv.
    Graças a Deus lá em casa com 2 desportistas e muitos colegas desportistas o tempo passado ao ar livre é muito e com jantaradas em casa deste ou daquele, em associações recreativas, desportivas.....e por ai fora.
    Desse mal não me posso queixar é uma casa sempre em movimento e com bastante movimento.
    Aliás quem passa mais tempo ao pc sou eu quie trabalho num o dia inteiro...ahahahh.
    ( a ida é á Belgica e Holanda)
    Beijokitas

    ResponderEliminar
  3. Claro que cabe a cada um saber o que quer, FATIFER, e o conceito de aproveitar a vida é sempre subjectivo. Mas as crianças precisam de ser educadas, não? E que comportamentos (e equilíbrio) vão ter se os próprios pais dão esses exemplos em casa? E se os pais não controlam o tendencialmente excessivo tempo que passam a ver TV, no computador, no Ipod ou afins e no telelé como será o seu futuro?

    Até há perigos bem piores do que o exemplo dado - podes ter a certeza -, mas a intenção não era chocar, apenas lançar um alerta! Também só vê/ouve quem quer... ;)

    Beijinhos!

    ResponderEliminar
  4. Ninguém tem nada contra os hobbies, PARISIENSE, mas convenhamos que a tendência é a de os exagerar até a um limite pouco razoável. Os teus filhotes já são crescidos e desportistas, talvez não notes tanto, mas a verdade é que conheço vários casos destes em putos novos. Se vai mudar não sei, mas que os pais devem ter atenção a isso, suponho que sim... :)

    E claro, não se está a falar de trabalho, mas de conhaque! :D

    Beijokitas e diverte-te na tua viagem!

    ResponderEliminar
  5. Ainda hoje não sei o que é "aproveitar a vida"!!!

    Uma amiga alemã diz, que sempre que lê um livro, acha que foi tempo perdido, mesmo que tenha gostado muito de o ler. Como também diz, que eu perco muito tempo na minha vida cultural, e que devia, fazer alguma coisa proveitosa à sociedade.

    Mas como eu não tenho a intenção de "aproveitar a vida" continuo a fazer o que me apetece, e hoje à noite, até vou a uma palestra no museu do Goethe em Düsseldorf.

    Mas antes disso, ainda me vou encontrar com o espanhol aí em baixo...

    ResponderEliminar
  6. EMATEJOCA, se a tua amiga alemã acha tempo perdido ler um livro, não devia ler, não sei qual é a dúvida! :[

    Também não sei o que são "coisas proveitosas para a sociedade", depende da perspectiva dessa tua amiga. Já agora, o que é que ela faz de proveitoso? E não, não estou a falar do emprego que eventualmente tenha, que é apenas uma troca entre trabalho e remuneração - o que não quer dizer que também não seja produtivo e contribua para a sociedade, evidentemente! Trabalho voluntário? Caridade?

    "Aproveitar o dia" depende também da perspectiva, tanto pode ser passares o tempo a arrumar meias dentro das gavetas, ires à tal palestra ou ires almoçar com uma amiga... No final, tu é que sabes se aproveitaste! :D

    ResponderEliminar
  7. falas em música privada porque não andas de transportes públicos junto de pirralhos que pensam que os outros querem ouvir o barulho que sai dos telemóveis deles ~v

    ResponderEliminar
  8. Epá, VÌCIO, mas aí já é bom sinal: no mínimo, partilham a música... =))

    ResponderEliminar
  9. não se aplica a toda a gente porque há por aí muita gentinha que, como um favor que nos fazia a todos, podia ensimesmar-se.

    ResponderEliminar
  10. As crianças do presente mesmo antes de aprenderem a falar correctamente já sabem manusear um controle remoto e até mesmo um I-fone, com uma destreza tal que nós, os mais velhos, somos incapazes de a ter. O acrescento das tecnologias no nosso quotidiano não é para elas novidade mas sim uma necessidade ou passatempo. Temos de os deixar usufruir, mas devemos estar atentos e alertá-los quando se torna um exagero. Aquilo que nós mais gostamos de fazer não é visto aos nossos olhos como uma perda de tempo. Porque se, ao que dizem, durante a nossa vida passamos cerca de 20 anos a dormir, isso será um desperdício? Claro que não.

    ResponderEliminar
  11. O que é preocupante é o aumento galopante e generalizado deste tipo de atitude !
    Pergunto-me: como será daqui a 10 ou 20 anos ? ...
    ... é que apesar dos alertas e das recomendações para o "Carpe Diem", nós não retrocedemos, antes pelo contrário !
    .

    ResponderEliminar
  12. Infelizmente, MOYLITO, esses tem tendência a matraquear-nos as orelhas... :-t

    ResponderEliminar
  13. É, PAULOFSKI, costumava dizer que os miúdos já nascem com um chip incorporado, entendem todas estas tecnologias assim num ápice! Mas que têm tendência a exagerar um bocado, tenho a certeza por alguns exemplos que conheço... ~xf

    Dormir é uma necessidade, mas dormir demais é um desperdício. :))

    Também acho que nunca é perda de tempo fazermos aquilo que gostamos, mas quase todos nós temos obrigações que não podemos deixar para trás. Os putos nem por isso e alguns nem estudam, para só fazerem o que gostam. Sendo que estudar, para muitos, é a única obrigação que têm... :z

    ResponderEliminar
  14. Pois, RUI, temo que o caminho não seja no sentido do retrocesso, pelo menos com as gerações mais novas... ;x

    ResponderEliminar
  15. Também gostei, LOPESCA! :)

    ResponderEliminar
  16. Está muito bom o video!
    No meio destes meios sociais virtuais todos temos de encontrar o equilíbrio para não nos esquecermos de viver e conviver verdadeiramente.

    ResponderEliminar
  17. Ah! Vou partilhá-lo... ;)

    ResponderEliminar
  18. Estás à vontade, TONS DE AZUL! :))

    Mas a questão é mesmo essa: equilibrar o real com o virtual! ;)

    ResponderEliminar

Sorri! Estás a ser filmad@ e lid@ atentamente... :)