sábado, 18 de setembro de 2010

FALTA DE JEITO PARA DATAS?!

Eheheh, este texto era para sair ontem, mas há dias assim, em que  metemos os pés pelas mãos e nos atrasamos na "programação"! 
Valha-nos em abono da verdade, que a culpa recai inteiramente no tratado de Zamora e na pergunta formulada inicialmente no concurso apresentado pelo Malato. Não é que o reconhecimento da independência de Portugal tenha assim grande relevância nos dias que correm, nem ouvi bem a questão - a televisão é cada vez mais um zumbido de fundo, salvo honrosas excepções (algumas delas sem qualquer outro mérito que não seja dar umas risadas) - mas tenho a certeza que referia D. Afonso Henriques e/ou a Independência deste recanto à beira-mar plantado. Mas foram as respostas díspares lidas pelo apresentador que prenderem os meus olhos ao ecrã, para só ver o "quadro" de fugida, tamanho foi o disparate. 
Não sou fundamentalista ao ponto de considerar que toda a gente tem de saber de cor e salteado as principais datas da nossa História, mas, quer dizer, a maioria dos concorrentes pôs o nosso primeiro rei a passear-se por cá vários séculos depois, incluindo até no XIX?!? Mais um pouco e ainda tinha pertencido à banda dos Beatles...
Talvez escaldados por uma pergunta mal amanhada numa sessão anterior, que podem ler aqui, a pesquisa internética resultou infrutífera (para garantir a pergunta e as respostas sobre o "fantasma" do nosso Conquistador): só a publicidade ao "emocionante jogo de cadeiras", que afirma ter trazido grandes alegrias à TV estatal - também imagino que sim, que prometem um prémio de 100.000 euros e, normalmente, o vencedor sai de  lá com 500! "Alegria" que se prolonga até ao Natal... ai, ai!
Entretanto, não se atrasem  para o...

ÚLTIMO FIM DE SEMANA DESTE VERÃO E DIVIRTAM-SE!!!

8 comentários:

  1. Já vi o programa mas tal como tu estava a fazer outras coisas e a televisão estava a rodar. Considero que tem de facto muitas perguntas com opções estapafúrdias de resposta mas a verdade é que há quem não saiba… Bom ultimo fim de semana de verão!! ;) beijos.

    ResponderEliminar
  2. Nunca vi nenhum destes programas. Não sei como funcionam.
    Entretanto, "Boas entradas no Outono" ! Também não sou muito bom em datas, mas suponho que é 23 de Setembro ! :))
    .

    ResponderEliminar
  3. Costumo ver mais ou menos, porque estou a tratar do jantar ou a jantar a essa hora, PSIMENTO, portanto não é como um série ou assim, que tem de se ver de fio a pavio senão perde-se o sentido. E com algumas perguntas sempre vamos aprendendo umas coisas... com outras, já não sei bem! :D

    Beijocas!

    ResponderEliminar
  4. Bom, no teu caso, BOAS FÉRIAS, Rui! :))

    (e sim, o outono começa a 23 de Setembro...) :)

    ResponderEliminar
  5. já vi o Jorge Gabriel (era o apresentador então) rejeitar uma resposta que estava certa. eu fixei porque acertei e tinha mesmo a certeza e depois fiquei desconsolado quando disseram errado. passados uns tempos apareceu numa revista o erro e como eu adoro ter razão lembrei-me :)

    eu, mudando de assunto, acho que toda a gente devia saber um conjunto de acontecências, datas e figuras da nossa História. mas se calhar é defeito :)

    ResponderEliminar
  6. MOYLITO, perguntas e respostas estapafúrdias já se sabe que estes concursos têm sempre, mas quer dizer, não estava preparada para assistir ao Afonso Henriques andar por aí a passear no século XIX, para assinar o Tratado de Zamora... :P

    Ah, e ainda hoje fizeram uma pergunta que me custou a engolir, sobre um livro do Zafón: 1º porque o primeiro livro em que ele falou no "cemitério dos livros esquecidos" foi outro, que por sinal adorei; 2º porque os títulos dos livros estavam em espanhol (?!?). Então que é isto? Se os livros forem russos, suecos ou ingleses traduzem os títulos, se for em espanhol é quase a mesma coisa, nem vale a pena a tradução?! Cum caraças! :-o

    ResponderEliminar
  7. é mesmo por aí, ao menos podiam manter a ilusão - até porque seria no interesse deles - de que as perguntas são minimamente acessíveis e o programa credível. mas enfim...

    infelizmente, Afonsos Henriques no século XIX e coisas que tal é coisa que começa já não vai surpreendendo muito :(

    ResponderEliminar
  8. Oh, MOYLITO, uma coisa são putos que não têm apetência para História e que põe o Afonso Henriques no século XIX, outra são estes concorrentes (seleccionados, suponho, como noutros concursos) com essa incapacidade cronológica.

    Mas o concurso é fraquito, os 100 mil euros são para "inglês ver" e continuo a achar que o grau de exigência das perguntas (algumas mal feitas) é disparatado, o que só os prejudica como programa credível... :))

    O Malato bem tenta animar aquilo com um "È hoje!", cá para mim vai ser nunca! :e

    ResponderEliminar

Sorri! Estás a ser filmad@ e lid@ atentamente... :)