domingo, 30 de agosto de 2009

UP - ALTAMENTE!

Vai uma pessoa ao cinema ver desenhos animados, desprevenida, ao fim dos primeiros minutos já está com a lagriminha ao canto do olho?! Ai...

Carl e Ellie conhecem-se em criança, sonham com aventuras fabulosas num paraíso perdido na América do Sul, crescem, casam, (re)constroem a sua casa, mas entre felicidade e vários dissabores o tempo passa... Quando estão prestes a realizar a viagem almejada, já numa fase tardia da vida, ela adoece e morre!

Estes são apenas os primeiros minutos, em que perpassam cerca de 70 anos de vida. Logo de seguida encontramos o velho Carl sozinho em casa (outro!), rabugento, desconsolado e inconformado com a nova vizinhança de grandes arranha-céus, onde ainda abundam ávidos construtores civis que insistem em comprar o terreno onde habita, numa ganância desmedida por boas e lucrativas negociatas. Acidentalmente, o idoso atinge um trabalhador das obras com o seu andarilho, o que leva o tribunal a decidir que ele seja internado num lar (supõe-se que com alguma influência da equipa de advocacia das construtoras), por ser uma "ameaça à sociedade". Contudo, ele planeia outra coisa... e ao prender milhentos balões no telhado da sua casa, parte num voo rumo à aventura!

Mas, ao longo desse percurso, encontra a inesperada companhia de alguns parceiros - Russel, um jovem escuteiro entusiasta e carente de atenção, Kevin, um passaroco exótico, e Dug, um cão falante que deseja outro dono - e assim se inicia uma viagem atribulada pelos céus (florestas tropicais, rochedos, rios e cascatas) sul-americanos. Até ao momento em que se confrontam com Muntz, um explorador excêntrico e banido pelos seus pares, que domina matilhas de cães com as coleiras que inventou para o efeito, enquanto conduz o seu zepelim numa busca desenfreada...

Um filme carregado de simbologia - que os putos dificilmente entenderão - com alguns alertas para vários problemas da sociedade actual. Nomeadamente, a solidão de idosos "catalogados" como imprestáveis, a carência de afecto das crianças que crescem com pais ausentes e supostamente super-ocupados, ou o mau uso que as raças de cães criadas pelo homem podem representar, se "domesticadas" por déspotas.

Mais uma vez a Pixar, Peter Docter e Bob Peterson, que partilham créditos na realização e argumento, estão de parabéns! Um filme a NÃO PERDER, para os amantes do género!!!

Os que ainda não assistiram podem espreitar o trailer aqui, aos que já viram, pergunto: A forma da cara de Muntz não vos fez lembrar um velho actor norte-americano? Adivinhem lá quem...

Imagem da net.

21 comentários:

  1. É isso que gosto nesta nova animação: é que não é só para as crianças.

    Beijinhos!

    ResponderEliminar
  2. Tenho de ir ver, já vi. :))

    Walter Mathau!!!! :h :y

    E sei que tb se basearam noutro actor conhecido, cujo nome não estou a recordar. Mas vou deixar a googlada para outro comentador :-))

    Pixar ruleeeeeeeeeeees!! :z

    ResponderEliminar
  3. Teté,

    Estou louca pra ver esse filme, vi o trailler quando fui assistir a "Era do Gelo 3" e fiquei fascinada.

    Beijo grande, menina linda.

    Rebeca

    -

    ResponderEliminar
  4. As crianças gostam, MATCHBOX32, porque não faltam aventuras, situações surpreendentes e hilariantes como o cão que fala em todas a línguas e muita cor! :))
    Mas é uma animação inteligente, com mensagens nem tão subliminares assim, que elas dificilmente entendem (e ainda bem)! ;)
    Beijinhos!

    Olha, VANI, não li em lado nenhum que a personagem tivesse sido baseada em alguém, mas lá que me pareceu, pareceu... :D
    E não, não é esse! 8-o
    A Pixar está em grande forma, mesmo! :a

    REBECA, aposto que vais gostar! (embora alguns críticos digam que é inferior ao Wall-E e outros digam o contrário; críticos, já se sabe, sempre com comparações incomparáveis...) :)
    Beijo grande, nina!

    ResponderEliminar
  5. acredito quesim, a sério que acredito (porque sou eu sempre a pressionar a trupe dos movies a ver bonecada, eles resistem e depois eu é que tenho razão) mas cheguei agora de ver o Inglorious Basterds e venho siderado... excelente, excelente, excelente... os diálogos são geniais (para não falar de tudo o resto claro). a não perder (a ver vamos se, pela primeira vez, não será para repetir)

    ResponderEliminar
  6. O filhote também foi ver, MOYLITO, e adorou!

    Enfim, não estava para aí virada, mas estou quase convencida... :))

    ResponderEliminar
  7. e a minha filha que todos dias lembra-me de ir ver o flme... e eu que tenho adiado e adiado...

    ResponderEliminar
  8. Isso já começa a ser normal nos filmes de animação, supostamente são para crianças mas metade das piadas são para os adultos. Não que eu me importe... ;)

    Beijocas!

    ResponderEliminar
  9. Eu sabia que ias adorar! A história está muito boa e além de divertida, é também comovedora. As tuas palavras dizem tudo e vale bem a pena ir vê-lo ao cinema.
    Beijinhos

    Nota: Não respondo sempre no meu blogue, mas por vezes respondo e como não sei se tens por hábito ver... é só para dizer que respondi-te na minha última publicação. :)

    ResponderEliminar
  10. Com tantos filmes de explosões, canibalismo sexual, ainda o melhor é animação, que já há muito perdeu o seu "ar" infantil.

    ResponderEliminar
  11. Teté, obrigada pelos comentários enquanto andei no laréu.

    Estas animações fazem bem a todos, ainda bem que se lembraram das crianças mais crescidas:))) É que eu nunca deixei de gostar de filmes de animação e de aventuras e sonhos. Com conteúdo, melhor ainda.

    Beijinhos e um bom início de semana,
    Isabel

    ResponderEliminar
  12. Ainda hoje adoro filmes de desenhos animados. A brincar se dizem coisas sérias e é bom sentir-mo-nos novamente crianças.
    Beijinho Tété

    ResponderEliminar
  13. Também estou com "lagriminha ao canto do olho" mas por doença: "resfriado de verão"!!!

    O jovem escuteiro Russel faz-me lembrar o Gui. Ai, meus Deus, se ele vê este comentário...

    Espreitei o trailer, mas não vi o Muntz. Volto, quando o encontrar!!!

    Ainda não coloquei o selinho "Literatura é Arte".
    A política meteu-se pelo meio!!!

    ResponderEliminar
  14. São três bilhetes pró UP 3D ó faxabôre. Tantos euros!?! É, diz-me a funcionária, acresce o preço dos óculos pela experiência 3D. Ah sim, pelos óculos quer dizer? Não, pela experiência 3D, responde-me com rudez. Prontos tá bem, assim seja! E lá fomos nós assistir à esperiência 3D, é altamente vos digo, fartei-me de caçar gambuzinos! Adoramos o filme é claro, outra coisa não seria de esperar dos filmes da Pixar. No ano passado até fiz um post sobre o quanto adorei assistir ao Wall-E. E não é que os óculos me ficaram bem, disseram!!!

    Vou ler o quiproquó seguinte, e depois o seguinte, isto é por tudo em dia e voltar para as minhas férias.

    ResponderEliminar
  15. V ver ora pois,s e falas assim, como nãos erá o original..beijinhos.

    ResponderEliminar
  16. Ah, TERESA DURÃES, faz lá a vontade à filhota, que ela deve gostar e, possivelmente, tu também... :)

    É, são uma espécie de dois em um, RAFEIRITO... :))
    Beijocas!

    Tens razão, TONS DE AZUL, a malta vai conhecendo um pouco os gostos dos outros, através daquilo que vai ficando escrito sobre livros, filmes ou até culinária... :D
    Quanto às respostas, vou ver sempre a quem responde normalmente, aos que respondem de vez em quando, dou uma espreitadela quando sai novo post... ;)

    ResponderEliminar
  17. Pois é, CARLOS, pelo menos divertem (neste caso, também tem uns minutos comoventes), o que já não é nada mau nos dias que correm... :)

    Também nunca deixei de gostar de desenhos animados, ISABELINHA, e quando era criança eram tão poucos e quase sempre os mesmos, que agora vingo-me!!! :))
    Nada que "obrigadar", espero que tudo decorra pelo melhor no teu regresso a casa!
    Beijinhos!

    Somos dois, KIM! Espero nunca perder essa criança que ainda existe dentro de mim... :D
    Beijinho para ti!

    ResponderEliminar
  18. Infelizmente, EMATEJOCA, como Russel haverá por aí muitos miúdos!
    O Muntz é o outro velhote de cabeça branca, com uma cara mais angulosa.
    A política tem dessas coisas... ;)
    As melhoras do resfriado!

    Tu andas mesmo apostado em fazer inveja ao pessoal com tantas férias, não é, PAULOFSKI?! :e
    Não vi em 3D, mas os filmes da Pixar realmente adquiriram uma qualidade, que se vêm de qualquer forma! :h
    Continuação de boas férias, com muita pedalada! :z

    Fazes bem, GATINHA! :a
    Beijos!

    Quase aposto que vais gostar, LAURINHA! :)
    Jinhos, nina!

    ResponderEliminar
  19. Sí! Walter Matthau! :)

    Saludo.

    ResponderEliminar
  20. Bem-vinda, RA!

    Muntz tem uns traços faciais mais semelhantes a Kirk Douglas! Fredricksen é que é mais parecido a Walter Matthau... :D

    Saludo!

    ResponderEliminar

Sorri! Estás a ser filmad@ e lid@ atentamente... :)