quarta-feira, 22 de julho de 2009

DIÁRIO DE UM KILLER SENTIMENTAL

Tal como refere a contracapa deste livro de Luis Sepúlveda, as suas 154 páginas reúnem três novelas "previamente publicadas em folhetim nos jornais 'El Mundo' e 'El País'", do género policial negro: "Diário de um Killer Sentimental", "Jacaré" e "Hot Line".

A primeira, tal como o título indica, descreve um assassino frio e calculista - que recebe "encomendas" pagas a peso de ouro e "à vontade do freguês" - que começa a duvidar do seu profissionalismo ao envolver-se amorosamente com uma jovem parisiense. A segunda tem uma trama mais burilada, envolvendo negócios ilegais que determinam uma enorme mortandade entre os vários elos da cadeia. A última tem o mesmo espírito negro, mas acaba por ser a mais hilariante - um polícia índio alveja um ladrão de gado nos glúteos (leia-se, nádegas), com tanto azar que o dito é filho de um poderoso general, sendo o policial transferido para um novo departamento na cidade, para o sector que lhe é absolutamente estranho dos "Delitos Sexuais".

Como única citação, fica o relatório oficial do sucedido, após a alta patente militar mexer os seus "cordelinhos":
"Manuel Canteras filho encontrava-se a realizar uma excursão na companhia de um grupo de amigos, todos ex-membros das Forças Armadas, amantes da natureza e das belezas regionais, os quais, quando encontraram inopinadamente um rebanho de reses extraviadas, obedecendo a um elementar sentido do dever, decidiram conduzi-las de regresso aos seus pastos de origem nos arredores de Palena. Quando o faziam, levando o rebanho, foram atacados de surpresa por um contigente de polícia civil..."

Se alguma vez suspeitaram de tamanha infidelidade aos factos, deve ser apenas mera coincidência...

19 comentários:

  1. A maravilhoa escrita de Sepúlveda...eufemismos a requinte de leves ironias! Palavras de ouro na descrição de cirscunstâncias, de casos que sugerem que a vida dá voltas!
    Este é um daqueles que trago para ler, assim a modos que encostado a mim há algum tempo...mas ainda não cumprido.
    Ainda estou a dar aulas à noite, a ter reuniões, a fazer avaliações e a cumprir horário nas duas escolas (nota: os professores não começam as férias ao mesmo tempo que os seus alunos!).

    ;)

    ResponderEliminar
  2. Bem...isto de escrever só com uma mão (por ainda ter a outra ao peito!) dá azo a situações de escrita embaraçosas quanto aos erros! Sorry ali em cima! ;)

    ResponderEliminar
  3. Ah, não te preocupes com os erros, SU, que mesmo não tendo o braço ao peito também me acontece com alguma frequência trocar ou omitir uma letra... :)

    Adoro Sepúlveda!!! Em poucas linhas e com palavras simples resume o que outros escritores descrevem em 20 ou 30 páginas, sem qualquer laivo de ironia... ;)

    Beijocas e as melhoras para a tua mão, amiga!

    ResponderEliminar
  4. Deste escritor chileno só li "História de uma Gaivota e do Gato que A Ensinou a Voar"!

    ResponderEliminar
  5. Do Luís Sepulveda li o da "gaivota" e o velho que lia romances de amor, já há muitos anos!
    Adorei, mas nunca mais comprei nada dele! Não sei porquê!
    Deixaste-me tentado!

    ResponderEliminar
  6. Bom, não li nada desse Escritor, há anos que nem compro livros, nada me tenta, e andando por aqui, todo o tempo é pouco para o resto dos afazeres..Beijinhos, mas já ouvi falar dele, isso sim..laura

    ResponderEliminar
  7. Não sou muito apreciadora de Sepulveda. Nem de policiais. Mas, quem sabe pegar num livro dele e verificar de novo se a sua escrita me atrai?

    ResponderEliminar
  8. Mais um que deu-me cusca para ler.
    Como estás Teté?eu tou com saudades de ti.
    Beijinhos e cheiros meus.
    :)

    ResponderEliminar
  9. não gostei da descrição do 3ª novela!
    um tiro nos gluteos significa que a vitima foi alvejada quando se encontrava de costas... isso não é justo!

    foi no gluteo direito ou no esquerdo? ou será que...

    ResponderEliminar
  10. Parece interessante....adoro estes livros tipo policiais.

    Nunca li nada deste escritor, apesar de já ter folheado alguns livros dele.
    Mas de momento a pilha de livros na mesimnha de cabeceira é muito grande.:)

    Beijokitas

    ResponderEliminar
  11. Tété, ai aind anão choveu? meu deus do céu, eu moro ao pé do rio e já quase transborda, devias ver o vento, as árvores quase que iam ao chão...xi..Lisboa teve sorte hoje...e tu também.
    Calor, ai o calor, quase que o detesto, quando somos miudas é bom, significa praia e amigos tempos felizes, ams agora..mal vou á praia, ontem fui porque era passeio, corri, molhei os pés em Caminha, no mar e no rio... mas o calor desgraça-me, faz transpirar, enfim, agora prefiro uma chuvinha amiga do que um aclor em demasia..beijinhos.

    ResponderEliminar
  12. Estou exactamente a meio do Velho que Lia Romances de Amor.
    Do Velho ao Killer, vai um distância tão grande que nem Sepúlveda consegue explicar.
    Beijinho amiga
    Kim

    ResponderEliminar
  13. Para mim, EMATEJOCA, esse foi o livro dele que mais gostei! Já li seis, em estilos bem diferentes, mas gosto sempre! :)

    Este é de um estilo diferente, RODERICK! Policial negro, mesmo... ;)

    Se nenhum livro te tenta, LAURINHA, não leias! É sinal que não estás prái virada, como é óbvio cada um tem os seus gostos... :D
    Jinhos, nina!

    ResponderEliminar
  14. Adoro Sepúlveda E policiais, TERESA DURÃES! Gosto especialmente do poder de síntese do escritor... :)

    OH, KÁTIAZINHA, ilustre desaparecida! Qué passa contigo? :-/ O que importa é que estejas bem!!! :) :) :)
    Se gostas do género policial negro, suponho que vais gostar! Agora estou a ler "Dom Casmurro"!!! :D
    Mil beijos e cheiros para ti!

    Não, VÍCIO, o polícia estava ao lado do cavaleiro em pé nos estribos, que com uma USI na mão se preparava para disparar. Taruz! O polícia acertou-lhe primeiro! E a chumbada que o ladrão levou nos glúteos fez com que, posteriormente, lhe amputassem a nádega direita a 100% e a esquerda a 70%. Ficou à espera de um dador... de rabo! =))

    ResponderEliminar
  15. Este é policial negro, PARISIENSE! :e

    De qualquer forma o escritor utiliza uma linguagem muito acessível, explicando em poucas linhas o que outros demoram páginas a descrever. Sendo que alguns dos seus livros são de indignação contra o Pinochet (ele é chileno) ou a caça às baleias praticada impunemente pelos japoneses, tem outros que se assemelham mais a contos infantis, para adultos. "História de uma Gaivota e do Gato que a Ensinou a Voar" ou "O Velho que Lia Romances de Amor" são os dois que mais gostei, acho que não te desiludes se começares por aí! :)

    E sim, as pilhas de livros vão crescendo... :D

    Beijokitas, nina!

    ResponderEliminar
  16. Por acaso até chuviscou mais ao fim da tarde, à noite choveu mesmo, LAURINHA! (boa, que o meu carrito estava a precisar de lavagem...) :))
    Gosto de calor, mas não de calor excessivo. Um ano estivemos de férias no Sul de Espanha, quando houve uma vaga de calor, julgava que morria na praia, com 45º à sombra, só tive tempo de dar um mergulho e pirar-me afogueadíssima, à minha sobrinha mais nova aconteceu o mesmo... Chiça, não dá mesmo!
    Beijinhos!

    Ah, aí estou completamente de acordo, KIM: o "Velho" não tem nada a ver com o "Killer"! Nem um nem outro com as "Crónicas do Sul" ou "O Poder dos Sonhos". Esse do "Velho" foi dos que mais gostei, conjuntamente com o da "Gaivota"... :)
    Beijocas, amigo, e boas leituras!

    ResponderEliminar
  17. Tenho de comprar esse! :D adoro o sepúlveda! até mais do que do Gabriel Garcia Marquez. O sepulveda consegue inovar de livro a livro, o Gabo não muda muito de registo...mas adorei o ninguem escreve ao coronel :).

    ResponderEliminar
  18. Inova, sim, em vários tons e registos, VANI! Em vários géneros literários e com uma escrita muito acessível a todos! ;;)

    Esse do Coronel (do Gabo) ainda não li, mas tenho alguma ideia do livro, que conheço a história mais ou menos... :)

    ResponderEliminar
  19. tenho que te dizer que perdi a cabeça. comprei 7 livros do Sharpe (esse mesmo do Wilt :)) olha a paranóia... ricas férias serão:)

    ResponderEliminar

Sorri! Estás a ser filmad@ e lid@ atentamente... :)