quinta-feira, 23 de julho de 2009

AMO A MINHA CIDADE...

... e ela tem muito para amar!

Não é culpa dela ser alvo das negociatas camarárias mais depravadas ao longo dos anos, de ambições políticas e empresariais dos poderosos, de "alfacinhas" que deviam de ficar roxos como uma beterraba, por tanto cuspirem no chão, espalharem lixo fora dos contentores, pintalgarem paredes com gatafunhos ou "mensagens" políticas, caminharem nas estradas em vez de nos passeios, como se ainda habitassem numa aldeola recôndita do início do século passado.

Há que preservar o rio Tejo para os lisboetas e todos os visitantes usufruirem da sua paisagem, há que preservar lagos, árvores, arbustos e flores de todas as formas, cores e feitios, há que amar a cidade onde vivemos com quantas forças temos, como se fosse outro membro da nossa família ou um animal de estimação, que merece ser acarinhado.

Por isso, "todas as manhãs canto para o meu vale, na esperança que outros galos cantarão para os seus", tal como afirmava o famoso galo Chantecler, na peça do mesmo nome, escrita por Edmond Rostand em 1910. (ou mais ou menos, que a citação vem de memória...)




P A R A B É N S , CONDADO!
(sei que gostas de Zeca Afonso, lamento não ter encontrado um vídeo mais animado, mas o som parece-me bom, ao contrário de outros que vi!)

22 comentários:

  1. Há muitos anos que não vou a Lisboa. Há uns 4 anos fiz escala em Lisboa, mais nada. Quando era adolescente ía passar as férias grandes a Lisboa a casa de uma tia, de quem tenho o horrível nome de Palmira, irmã do meu pai. Toda a minha família paterna são oriundos da cidade, que tanto amas, Teté! Mas eu sou uma mulher do Norte!
    Ao ler este teu texto e ao ver as fotografias deu-me vontade de visitar outra vez Lisboa... talvez lá para Setembro.

    ResponderEliminar
  2. Infelizmente, EMATEJOCA, a cidade está de pernas para o ar com obras por todo o lado - que não fizeram durante anos - com as eleições em Outubro! Fora as que demoram uma década a executar... :(

    Também já não ia ao Porto há uma década - fui agora em Junho e tive aquele "azarito" com o tempo - e mesmo assim visitar uma Feira na Exponor em trabalho, na década anterior só para uma paragem para comer uma francesinha. (a única que comi até hoje, porque fiquei empanturradíssima!) Penso lá voltar em breve, que ficou muito por ver/conhecer! ;)

    Lisboa tem muitos encantos, mas normalmente as pessoas não olham para a cidade como se fosse sua, apenas uma selva de betão que é para desdenhar...

    Beijocas, Teresa!

    ps - de qualquer forma, se vieres a Lisboa avisa-me pelo mail, que se eu andar por cá (ainda tenho uns diazitos de férias em Setembro), mais que não seja combinamos beber aí uma cerveja! :))

    ResponderEliminar
  3. Adoro Lisboa e pude matar as saudades mês passado. Foi só um fim de semana mas por mim ficava mais.
    Tem o quê de não sei quê que gosto muitooo!
    :)

    Beijinhos

    ResponderEliminar
  4. odeio quando vejo alguém a atirar lixo para o chão ou a cuspirrem.

    ResponderEliminar
  5. Sabes que Lisboa é a cidade que me parece mas feminina de todas as que conheço? Tem alma muito própria.
    Obrigado.:D

    ResponderEliminar
  6. personificando a "tua" cidade... deve haver muitos que apesar de a amarem, tal como a uma pessoa, não cuidam dela.
    e quando a cidade "adoecer" vão lamentar sem nunca terem feita nada para o evitar.

    ResponderEliminar
  7. È triste sim Tété, que as pessoas não sejam mais civilizadas e não perservem o sitio, a cidade, a vila ou o bairro onde moram.
    Lisboa é uma linda cidade, pena estar tal como tu a descreves.
    Mas não deixa de ter os seus encantos.

    Parabens ao teu amigo Condado.
    Beijokitas

    ResponderEliminar
  8. Também amo e respeito muito a tua cidade que, por coincidência, é também a minha.
    Nem me canso de a admirar!

    Beijos :)

    ResponderEliminar
  9. Parabéns ao Condado!

    E parabens à tété por conseguir amar a cidade dela :)

    ResponderEliminar
  10. Já gostei mais de Lisboa, onde nasci e vivi durante 30 anos. Mas cansei-me, cansei-me do barulho, do anonimato, da pressa constante e da gente depressiva.

    Saí de Lisboa mas ainda lá trabalho. Porque não consigo arranjar outro emprego, apenas

    ResponderEliminar
  11. Por acaso, Lisboa tem coisas muito bonitas que tenho vindo a descobrir aos poucos graças à dreams...
    Em relação ao post anterior, já li há algum tempo e gostei.

    Beijinhos!

    ResponderEliminar
  12. Não desgosto de Lisboa, mas essa zona degradada chamada Benfica é que não é coisa boa...
    Zeca?!
    Tenho TODA a música dele!

    Bom fim-de-semana, teté!
    Pleno de saúde...

    ResponderEliminar
  13. A ultima vez que visitamos Lisboa já foi há 4 anos, 3 dias apenas, onde vimos e revimos belos locais da capital. Este ano passei lá perto, a correr para Oeiras onde fui assistir à final da Taça. Ultimamente tenho descoberto bastantes coisas de Lisboa pelos blogues.

    Beijinhos

    ResponderEliminar
  14. Eu gostaria muito mais de Lisboa se a visse com outros olhos que não os da esgazeada eléctrica a correr do metro para o comboio. Gosto ao fim de semana, qundo tudo está calmo e se pode apreciar.

    Mas concordo que devemos acarinhar e cuidar. Mesmo não sendo a nossa cidade (quando digo nossa, refiro-me aos milhares de não nascidos/moradores que em Lisboa passam de oito a dez horas por dia, todos os dias), é o sítio que nos acolhe e que gostamos de ver bonito, ou pelo menos, limpinho.
    Beijocas D. Alfacinha

    ResponderEliminar
  15. Num fim de semana é difícil ver tudo o que há para ver, MYLLANA, em Lisboa, ou na maioria das grandes cidades... :)
    Mas se voltares a passar por cá, avisa, OK?
    Beijocas!

    Aí estamos ambos de acordo, RODERICK! Nem precisam de amar a cidade, mas não têm de a conspurcar, né? :(

    Tem alma própria, tem, CONDADO! Se bem estimada, até poderia ser bem mais apelativa para todos os lisboetas, visitantes e turistas... ;)
    Espero que tenhas tido um BOM DIA! :D

    ResponderEliminar
  16. É esse "muro de lamentações" que mais me irrita nos portugueses, VÍCIO! Não tratam, não cuidam, desinteressam-se e no final lamentam-se? E a "culpa" é dos outros?! Pois... 8-o

    Em cidades e vilas mais pequenas não acontece tanto, PARISIENSE! OK, mais gente pode acarretar mais vandalismo, mas a impunidade perante estes pequenos delitos que desfeiam Lisboa gera uma total inobservância das regras mais elementares de higiene, conservação, identidade, que me "passam dos carretos"! Vejo demasiados "braços cruzados" da parte de todos, e isso assusta-me... :n
    Beijocas, nina!

    Não me canso de a admirar, PAX, mas também não me canso de reparar no que devia ser feito e nunca é (salvo em vésperas de eleições autárquicas)!
    Beijo! :)

    ResponderEliminar
  17. Ah, VANI, a "nossa" cidade é como um membro da família: se não formos nós a amá-la, quem a amará?! ;)

    São opções, TERESA DURÂES, nem sempre por essas causas que referes... Pessoalmente ou por hábito, prefiro os "barulhos" citadinos, embora gente stressada consiga enervar qualquer um... :p

    Nem eu conheço todas, MATCHBOX32, que a cidade é grande e algumas partes dela nunca visitei! :b
    Bem me parecia que seria livro para ti! :)
    Beijinhos!

    ResponderEliminar
  18. Porquê, REIZÃO? Tiveste aqui algum desgosto dentro da Katredal?! Acontece... :D
    E não, está longe de ser a área mais degradada de Lisboa!
    Também gosto muito do Zeca, esta é uma das que mais gosto, algumas têm sons a lembrar o fado de Coimbra, das quais já não sou grande apreciadora.
    Bom fim-de-semana e muita saudinha para ti também! :))

    PAULOFSKI, também já tenho "visitado" cidades e vilas através de blogues, mas não é bem a mesma coisa... :))
    Nenhuma grande cidade se conhece em 3 dias, fica-se apenas com uma ideia... ;)
    Beijinhos!

    Pois, SAFIRITA, também tenho ideia que era melhor para todos moradores, trabalhadores, visitantes ou turistas preservarem a cidade, mas não é exactamente assim que se passa! ;)
    Mas vivendo aqui, também já trabalhei fora de Lisboa, o caos de idas e vindas foi bastante perturbante e stressante! Daí entender essa lógica que Lisboa só é gira ao fim de semana...
    Beijocas, sesimbrense! :)

    ResponderEliminar
  19. Amar a nossa cidade, tornar o nosos espaço do cotidiano, melhor, mais limpo, depende de cada um, as pessoas pensam que é só deixar as suas casas limpas, e, todas as Obras deviam ser aprovadas, vistas, explicadas ao Cidadão, escolha de materiais, cores, orçamento que eles abusam porque roubam na luvas e por aí fora, é isso...O Povo aind a não ordena nada, porque não pode, mas...Adoro ver lugares cuidados, jardins, locais para que o cidadão se possa sentar, num fim de tarde,estar em paz sem medo de assaltos, e viver num sito onde abunde a limpeza, o asseio, mas, é tão dificil nos dias de hoje...

    Amar a nossa cidade é um acto de amor, e nem todos gostam da cidade onde vivem... Eu gosto, sinto Braga a minha cidade,actualmente, ora pois... Beijinhos.laura

    ResponderEliminar
  20. Suponho que todos adoramos ver locais limpos e bem arranjados, LAURINHA! :)

    A "culpa" não é só das Câmaras, que há muito pessoal a não ajudar, nem estou a falar de ladroagem. Falta de civismo, essencialmente... :(

    Amo a minha cidade, mas desde um casario mais pobre até uma grande cidade cosmopolita, "trato" todas por igual: como se fosse a minha casa! Alguém merece andar a tropeçar em porcarias alheias?

    Beijocas, nina!

    ResponderEliminar
  21. como eu concordo contigo... eu também gosto muito da... minha cidade :)

    ResponderEliminar
  22. Gostamos todos das nossas cidades, vilas ou aldeias, MOYLITO, mas daí até seguirmos um bairrismo disparatado, ainda vai uma enorme distância... :)

    ResponderEliminar

Sorri! Estás a ser filmad@ e lid@ atentamente... :)