terça-feira, 26 de fevereiro de 2008

DOENÇA CRÓNICA

A hipocondria, actualmente, atinge indivíduos de quase todas as gerações: “Ai que me dói o joelho, esta tosse de cão nunca mais passa, estas palpitações no coração não são normais, que raio de dor de cabeça que tenho hoje”, toca de ir ao hospital a correr, porque deve estar prestes a morrer. Desilusão! Depois de várias horas de espera, o médico só receitou uma pomadita para o reumático, um xarope para a tosse e umas aspirinas para a dor de cabeça, com um ar meio enfadado, que de palpitações não encontrou rasto. E o “paciente” vai afirmando a quem o queira ouvir, que ele não prestou muita atenção aos seus sintomas...

.

Claro que à medida que a idade vai avançando alguns destes achaques passam a ser reais e lá é aconselhada uma medicação mais adequada. Mesmo assim, o verdadeiro hipocondríaco não fica especialmente satisfeito, porque não se sente com a sua plena capacidade (será que alguma vez sentiu?) Até encontrar um clone do Dr. House, que lhe diga cara a cara: “O que é que o senhor quer? Correr a maratona aos 80 anos, como se tivesse 20?” E como o fulano só tem 78 anos, ainda amua, porque o prosaico doutor o chamou de “velho”!

.

Se repararem, os verdadeiros doentes não são particularmente queixosos, enquanto um hipocondríaco constipado geme como se estivesse nas vascas da agonia... Óbvio que é incómodo e desagradável, mas aturar a pormenorizada explicação de maleitas imaginárias, é dose cavalar!

.

Envelhecer não custa! O que custa é saber viver, sem precisar de “muletas” para chamar a atenção...

(desconfio que a publicidade não é alheia à súbita proliferação desta doença)

33 comentários:

  1. É uma doença terrível!
    Eu sofro de hipocondria num joelho, sei bem o que me custa...

    ResponderEliminar
  2. eheheh!! E eu sofro de hipocondria no dedão gordo do pé direito e ando desesperado!

    eheheh!! Aquele abraço infernal!

    ResponderEliminar
  3. È dificil aturar alguem hipocondriaca....paciência e muita frieza para enfrentar alguem assim é o que é preciso....eu já perdi a paciência....!!!!!!!!

    ResponderEliminar
  4. e tão bem sou, preciso de mimos, de quem trate de mim!!!

    esta foi a brincar, agora a séria!

    um dos grandes problemas, e não saber como lidar com esse tipo de doença! É complicado!

    ResponderEliminar
  5. é sempre assim! quando se é mais novo as queixas são de sentimentos e com o passar dos anos passa para a parte física!
    tal como tu disseste, para chamar a atenção!
    até chegar ao ponto de irem vários dias por semana ao centro de saúde para fazer autenticas provas de doenças com outras iguais...

    ResponderEliminar
  6. Eu não sofro de hipocondria, mas pelo que for, já concertei cita com o cardiologista, por causa duma dor espantosa no peito (e pelo sim pelo não com o oncologista); também vou visitar para a semana o neurologista, que esta cabeça não me deixa viver; e do estômago não ando assim nada bem, não sei se aguento até amanhã sem ir às urgências, se calhar tenho uma úlcera gastroduodenal incurável. Acho que estou a ficar cega, vou pedir consulta urgente para o oftalmologista... Ah, não eram óculos, que estavam sujos.

    ResponderEliminar
  7. olhem que eu já trabalhei com um hipocondriaco e não era nada fácil... todos os dias de manhã tinha que lhe perguntar se estava melhor da maleita do dia anterior... e se dessa já estivesse curado, apresentava sintomas de uma outra qualquer... quando não me ligava (frequentemente) a informar que chegaria mais tarde pois estava no centro de saúde... Santa paciência!

    ResponderEliminar
  8. Ai, sim, REI, isso deve custar muito... :)

    BELZEBU e não será caso de ires já a correr para as urgências? ;) Abraço!

    Oh, se é preciso paciência, PARISIENSE! Confesso que também não tenho muita...

    ResponderEliminar
  9. INÊS toda a malta gosta de ser mimada, está claro! Daí até se inventarem pretextos para chamar a atenção e falar até à exaustão de doenças imaginárias, epá, é precisa muita pachorra...

    Exactamente, VÍCIO, semana sem ida ao médico (de qualquer especialidade), não é semana, é tormento! Que se compensa na seguinte, com duas ou mais idas... ;)

    ResponderEliminar
  10. SUN IOU MIOU, sua brincalhona... Essa é como a história das bruxas: não se acredita nelas, mas 'que las hay, hay'! Para a próxima, vê se limpas melhor esses óculos!!! :)))

    Pois, RSM, paciência tens tu! Eu a essas pessoas normalmente nem toco no assunto saúde, se não já sei que me habilito a longuíssimas explicações... :)

    ResponderEliminar
  11. este post fez-me lembrar do meu avô. o homem corre todos os médicos e mais algum, queixa-se a tudo o que mexe (e ao que não mexe também, mas nao interessa muito) e diz que os medicos nao lhe receitam nada de jeito para as dores. ora diz que nao pode andar, ora diz que nao pode levantar os braços...
    os medicos (mais que muitos) dizem todos que nao encontram justificação para ele dizer que tem seja o que for (o velhote até é bem saudavel pelos inumeros exames que ja fez).
    ora, receitam-lhe (penso eu) alguns calmantes e outras coisas para o ajudar a adormecer (nao vao as dores ser mesmo verdade).
    nao é que o gajo diz que nao vai tomar calmantes nem nada dessas coisas porque o querem é por a dormir!?

    va-se la perceber. Eu ja lhe disse para ele ir a psiquiatra porque ele tinha a mania que era doente. mas nao... vai enchendo os bolsos dos outros :(

    a mim ja deixou de se queixar porque ja sabe para onde é que o mando a seguir (nao, nao é à merda, é so uma voltinha ao bilhar grande ou algo mais "soft")

    ResponderEliminar
  12. Isso é terrível nos portugueses (mais uma). Sobretudo nos idosos. Mais elas. Os novos nem por isso.

    É um facto. Quem está doente mesmo, geralmente não se queixam.

    ResponderEliminar
  13. FAUSTO, o teu avô, o meu, mais uma série de gente que conheço, inclusivé uma sobrinha minha com 8 anos, que sempre que a irmã adoece, também arranja "qualquer coisinha" para ter de tomar xarope, remédio ou o que quer que seja...

    Os mais velhos também têm essa complicação, desconfiam sempre que os remédios não são bem para o que lhes estão a dizer, que têm efeitos colaterais, etc. e tal, às tantas não tomam os que precisam mesmo e depois andam aflitos, com quebras de tensão, taquicardias e coisas do género - quer dizer, além de andarem sempre em médicos, depois não tomam a medicação que lhes é receitada? Estão a brincar ou quê?

    Enfim, não tenho muita pachorra, não...

    ResponderEliminar
  14. Não CARLOS II, não é só nos idosos... Conheço uma que foi ao serviço de urgência de Santa Maria, porque tinha cravos nas mãos e começou a encasquetar que podia ser perigoso... Tinha prái 18 anos!

    Também não sei se são mais elas que eles, suponho que é mais uma questão de feitio!

    Em salas onde os doentes esperam consulta, às vezes, há verdadeiros duelos verbais, onde cada um relata todo o seu historial médico, desde o dia em que apanhou sarampo na escola... ;)

    Mas sim, concordo que isto é um pouco do "tudo isto é triste, tudo isto é fado!" tão característico dos tugas...

    ResponderEliminar
  15. eu era hipocondríaco até que virei mago mas depois fiquei perdido quando me esqueci que doenças não tinha :((

    ResponderEliminar
  16. Será que comentar faz artrozes nos dedos??? =)
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  17. ehhh nina, conheço gente assim e não há nada a fazer..até já assisti a uma peça de teatro sobre isso, linda linda, a doente ia tomando comprimidos para esta dor, aquela e aqueloutra e os comprimidos eram smarties..que bom, mas foi linda a peça, memso linda. e claro que quando formos mais e mais velhos, nem precisamos de ser tachados de hipocondriacos, é que vai doer mesmo, aliás já começa a doer ehhhhhhh
    beijinhos pa ti...serás hipocondriaca? hum...

    ResponderEliminar
  18. Bem-vindo, MAGO PERDIDO!
    Mas sempre é melhor seres mago e perdido do que hipocondríaco, não? :)

    Não te sei responder, RP! Mas já ouvi alguns queixarem de tendinites devido ao rato, o que dizem ser atroz! :)

    Pois, LAURINHA, também acho que é mais feitio, do que propriamente uma questão de idade. E com a idade já não se pode falar propriamente em hipocondria, porque algumas doenças começam mesmo a manifestar-se... Alguns entregam-se a isso, outros nem por isso...
    Jinhos, nina! E não, não é uma das minhas manias (antes pelo contrário, evito o máximo possível ir a médicos)!

    ResponderEliminar
  19. a minha mae ja foi com o meu avo ao medico, ouviu o medico dizer q ele nao tinha nada mas o raio do homem continua a dizer que tem.

    eu acho que ele quer é uma doença so para ele

    ResponderEliminar
  20. Oi, Teté, está ai o contador cada dia mais perto das 10.000 visitas. Qual vai ser o prémio? Um embalagem de ibuprofeno virtual para achaques virtuais?

    ResponderEliminar
  21. Os hipocondriacos são insuportáveis passam a vida a queixar-se, um dia têm algo sério e ninguém lhes liga, não é?!

    P.S- Estive com ideias de desistir do meu blog, mas pensei melhor e decidi continuar...

    Beijos e continuação de uma boa semana :)

    ResponderEliminar
  22. está aquasi os 10.000... vou ficar atenta!

    ResponderEliminar
  23. Hoje não se "posta" porquê?
    Preguicite crónica?

    ResponderEliminar
  24. - Ai senhor doutor, quando mexo na barriga dói-me!
    - Então não lhe mexa!

    ResponderEliminar
  25. FAUSTO, ainda há outra coisa que também pode dar em hipocondria: a velhice!

    Os reflexos deixam de ser os mesmos, as forças diminuem, mais reumáticos e afins, o indivíduo vê-se com menos capacidades que anteriormente, julga que está com os pés para a cova...

    Conheço uma pessoa de 88 anos, que sempre que a encontrei nos últimos 10 anos (sem exagero)só me diz uma frase: "Isto está muito mau!" Isto porque não se convence que as capacidades, quase aos 90, são diferentes das dos 20, 40, ou 60...

    ResponderEliminar
  26. SUN IOU MIOU, nem me fales de achaques (virtuais ou dos outros) que me dá logo uma dorzinha... (^_^)

    Pois é, CONCHITA! É como a história do pastor que estava sempre a gritar que vinha lá um lobo. Um dia veio, mas já ninguém acreditou nele...
    Fazes bem em continuar... :)

    INÊS, pois é! Faço uma festa nesse dia??? :)))

    ResponderEliminar
  27. Não, REI! Mas se fosse preguicite, seria aguda... :)

    Realmente, MOYLE, porque é que o gajo mexe na barriga??? :)))

    ResponderEliminar
  28. Os hipocondriacos sofrem de verdade Teté. Somatizam tudo e mais alguma coisa, com jeitinho são capazes de 'ter' um enfarte :)

    Os queixinhas ou mimados, já é outra história...

    ResponderEliminar
  29. AHLKINHA, e o que fazem os outros sofrer??? Nem dá para lhes perguntar nada, que a conversa não descambe para as suas maleitas...

    Sempre que posso, fujo a sete pés! :)

    ResponderEliminar
  30. Dizes bem, viver custa. Muito!

    ResponderEliminar
  31. O que acho engraçado é que numa das minhas sessões de cosmetologia, estava a falar de patologias das unhas dos pés e era incrivel porque as miudas tinham todas as doenças que eu ia referindo LOOOOOOOL! demais.

    è como qd lemos o folheto informativo dos medicamentos. De repente, temos os efeitos secundarios todos. =D

    ResponderEliminar
  32. Dr House é bom! O filme apesar dele ser um cara durão,mas se mostra competente.E num hospital não é isso que interessa?
    Hipocondria...tou fora!

    ResponderEliminar
  33. VANADIS, as bulas dos medicamentos são um maná para hipocondríacos: se não têm, passam a ter todos os sintomas indicados como eventuais.
    Mas sim, é realmente muito comum começar a falar-se das características ou sintomas de uma doença ou maleita e os ouvintes, formandos, alunos, whatever, começarem a senti-los... :)))

    Oh, KÁTIA, eu tudo o que seja hospital, mesmo em série, dispenso. Já basta quando é necessário. E repara que gosto do Hugh Laurie, que adorava já nos tempos do Black Adder... :)))

    ResponderEliminar

Sorri! Estás a ser filmad@ e lid@ atentamente... :)