terça-feira, 4 de dezembro de 2007

CIRCO

Nunca gostei de circo! Quando era miúda, ainda achava piada aos palhaços. Mais tarde, percebi que a única actuação que gosto realmente de ver é a dos mágicos. Mas esses têm espectáculos próprios, que tive a sorte de assistir a alguns, ao vivo.

Feras amansadas, cães e macacos amestrados, cavalos e elefantes emplumados, trapezistas, funâmbulos, equilibristas e contorcionistas assustam-me mais do que me divertem. E a pobreza daquilo tudo é visível, na meia rota da mulher que anda lá a voltear no ar sem rede, na maquilhagem espaventosa para disfarçar a idade avançada, no puto em idade escolar que serve de assistente, nas jaulas a que todos os animais estão confinados...

Durante anos tive um circo à porta, na época de Natal. Era um caos de trânsito, de gente, de confusão. Os animais uivavam, relinchavam, bramiam durante a noite. Certa vez, até nos pediram água na rua, que nem isso tinham. “Para um bebé, que está doente”, disse um homem. Mesmo embirrando com mentiras disparatadas, enchi os dois baldes. Devia ser um bebé elefante, mas pronto! Quando levantavam a tenda, deixavam para trás uma enorme lixarada, que o contrato com a CML não incluía contentores para o lixo! Não era lixo deles, mas dos múltiplos visitantes que, descuidados (para só dizer o mínimo!), iam “marcando o território”.

Bom, Sábado passado tive convites para ir ver o Cirque du Soleil, no Pavilhão Atlântico, em “Delirium”. Não se pode dizer que seja circo, ou pelo menos não tem aquela faceta paupérrima e deprimente, nem tem animais como artistas. Gostei dos jogos de luz e cor, do tentar dar um fio à meada na sequência, do homem das andas, da interactividade com o público, da música que não é só o ribombar dos tambores a vaticinar um auge do espectáculo. Mesmo assim, ainda dormitei para lá um pouquinho. Numa cadeira de suma a plástico, que não dá jeito nenhum... “Insensível às artes!”, acusou-me uma amiga mais brincalhona.

Circo não é a minha onda, nunca pagaria para ver, ainda por cima com preços bem carotes. Porém, a actividade circense mais evidente estava ali a meia dúzia de passos, em pleno Centro Comercial Vasco da Gama, com a malta toda alucinada, como se estivesse no metro à hora de ponta, num momento de pânico...

27 comentários:

  1. Eu paguei e não me arrependo nada.

    Acho que foi um espectáculo muito bom e com efeitos multimédia, luminosos e cénicos maravilhosos.

    Embora não tenha de facto nada a ver com o circo tradicional.

    Eu também não gostava nada de circo, nem memso dos palhaços, e juro que era traumatizado com esses espectáculos deprimentes de rua. Embora os respeite acho que por mim nunca viveriam.

    E em Abril vou lá estar outra vez, com um espectáculo mais circense.

    ResponderEliminar
  2. eu paguei, primeira fila, e já comprei para o próximo.

    Sempre adorei Circo, sete irmãos, nesta altura do ano o "Coliseu" era uma das nossas grandes festas!

    Cirque du... de circo só tem o nome, é um excelente espectáculo, de magia, cor, som...

    enfim se todos gostássemos do mesmo!

    ResponderEliminar
  3. E não te encontraste lá com a "Capitôa"?!

    ResponderEliminar
  4. Olá...
    A minha primeira vez ao Circo, foi em Chaves, ainda ouvia e ri-me com os palhaços e com as ninas que de papel de folhas de jornal faziam necos atrás das costas, e isso fez com que me treinasse porque gostava daquilo, o que mais tarde me valeu o primeiro prémio numa reunião de teperware em Luanda e de jornal atrás das costas fiz uma enfiada de necos rápidamente, enquanto as minhas amigas cortavam mãos e pernas aos desgraçados...

    Sempre levei os meus filhos ao Circo, e os artistas precisam de ganhar a vida... Só não gosto que tragam animais em cativeiro, mas... e o lixo a dona Camara devia limpar tudo mal eles saissem....
    Beijinhos, o meu blog anda tolo e nem me tem deixando entrar a contento....

    ResponderEliminar
  5. Nem que mais não fosse, o simples facto de os animais serem tratados da forma como são, seria suficiente para eu não ir ao circo. O que fazem aos animais depois de perderem as capacidades? São abandonados à fome como aqueles em Setúbal, que eram alimentados pelos moradores?

    Quanto ao Cirque du Soleil, isso sim é um espectáculo excelente de som , cor e magia!

    Aquele abraço infernal!

    ResponderEliminar
  6. Fernando Pessoa eu gostei mais do que do circo tradicional, mas acho caro 75 euros...
    Quanto aos saltimbancos, coitados, estão a fazer pela vida.
    Voltar lá em Abril? Sim, se me arranjarem convites...

    Inês, hummm... aí está a explicação para teres tantos sobrinhos... Claro que os gostos não se discutem! Ainda bem que adoraste! Como disse ao Fernando, se me arranjarem convites, também vou em Abril...

    Capitão, pelos vistos este Cirque é um enorme sucesso. Até a Capitôa o veio visitar?

    ResponderEliminar
  7. Laurinha, estás a referir aquela correnteza de bonecos de papel todos iguais e de mãos dadas, não? Claro que os artistas têm de (sobre)viver, quer no circo, quer como saltimbancos. Mas quer dizer, se não gosto, não vou, né? Os protestos da vizinhança, para o fim, eram tantos que eles já tinham contentores e assim que levantavam a tenda iam lá limpar, mas antes disso, ficava lá a lixarada toda, até um varredor de rua passar por ali... Jinhos!

    Belzebu, pois, mas essa dos animais abandonados é outra conversa, que não são só os fulanos do circo que os abandonam... Estou a ver que também gostaste do Cirque que não é circo! Abraço!

    ResponderEliminar
  8. O Cirque du Soleil é um espectáculo que desperta os sentidos, toda aquela luz e sonoridade que nos fazem entrar naquele mundo. É de facto um outro tipo de circo e que atrai muito mais gente. Este sim dá gosto de ver, já o tradicional também nunca gostei e muito menos agora era capaz de assistir, já o Cirque du Soleil é de facto um espectáculo a não perder.

    ResponderEliminar
  9. Pois é, Teté.
    Ela até diz que "adorou"!
    Há gente para tudo, como vês...

    A mim não me apanhariam lá nem de borla!

    ResponderEliminar
  10. Olha, eu gosto muito de ir ao circo, apesar de concordar contigo em relação aos animais terem aspecto de famintos, mas tambem temos que reconhecer quando entramos dentro de uma tenda de circo para ver uma apresentação e estão lá apenas 20 pessoas. Se virmos os custos que eles tem em deslocações, ordenados, manter o circo, comidas, fatos etc.. é complicado, acho que somos todos um pouco culpados pelo estado dos circos, mas tambem podemos ver outras coisas que estão mais ou menos em igual forma por exemplo os teatros, quase ninguem vai parece que está lá um bicho mau e as salas lá estão vazias. Outra que eu sinto com alguma proximidade é o Jardim Zoologico ( sou voluntário) as pessoas só vão ao zoo na primavera e no Verão e dizem " o bilhete é tão caro..." Mas não se recordam que os animais estão lá o ano todo, comem o ano todo, tem tratadores o ano todo, os tratadores tem ordenados, tem todos os custos de manutenção, como todos sabemos o dinheiro não vem do ceu por isso algumas vezes devemos dar a mão a palmatória e fazer sacrificios.

    Beijos

    ResponderEliminar
  11. Também não gosto de circo.Mas do Soleil eu amo!Fui no ano passado ver os saltimbancos...e agora vem pra cá o Alegria!!!
    Beijo!
    P.S:Tem prêmio pra você.
    :)

    ResponderEliminar
  12. Dos circos só tenho pena dos animais que não fizeram mal a ninguém para andarem ali aos trambolhões. O resto é uma real porcaria :\

    ResponderEliminar
  13. Psycho_mind, claro que não tem nada a ver com um circo tradicional... E gostei dos jogos de luz e de cor, da imagem cénica a tentar contar um sonho. Mas 75 euros a multiplicar por 3, totalizam 225. Não é indisponibilidade de ir ao espectáculo, é o cérebro matemático a perceber que dá um rombo na carteira, num mês de muitas despesas...

    Capitão, eu de borla vou de certeza! Mas a pagantes é um bocado caro, tendo em conta que cá em casa somos 3... Ainda bem que a Capitôa adorou! Mas também, atrás do homem da naviarra, tinha de existir uma grande mulher...

    ResponderEliminar
  14. Oh Bruno, o teatro suponho que tem recuperação (já há peças que ficam uns meses/anos em cartaz), circo, revista e espectáculos afins parecem-me ter os dias contados. Que não é o caso deste Cirque, que não é circo... Quanto ao Jardim Zoológico suponho que já teve fases piores, claro que pouca gente visita em dia de chuva, mas vai estar para ficar. Em criança morava lá muito perto, ia todos os Domingos patinar... Adoro o Zoo!

    Querida Kátia: mais prémios? Agradeço e retribuo certamente um destes dias... Para todos, que não gosto desse "poder" de seleccionar. Para mim, todos os que leio e comento são bons, embora as temáticas possam ser muito diferentes. Jinhos!

    Fausto, completamente de acordo. Só que este Cirque não é circo, é tipo espectáculo multi-média. O facto de ter dormitado pelo meio prende-se mais com o "cansaço" acumulado, do que pela exibição em si!

    ResponderEliminar
  15. Cara amiga teté,

    Eu não paguei 75 euros. Paguei 35 mais a viagem de braga e mais almoço e jantar. Esforço que valeu a pena.

    ResponderEliminar
  16. Concordo contigo, Teté, não gosto nada de circo, acho deprimente, Levaram-me uma vez de miúda e jurei não volver, nem como bilhetes de borla. Estes outros circos modernos se calhar serão outra coisa, mas nunca vi e também não sei se quero ver.

    ResponderEliminar
  17. Sempre odiei circo, irritante. Tenho um ódio a Palhaços ricos que transbordou para os mimos. Vhegeui ao ponto de dar um chapadão na tromba de um mim. Ficou com a minha mão marcada na cara e eu com a mão cheia de tinta... eu avisei-o, além de burro era Francês!!
    Tenho também ódio a todas actuações com animais, que têm mais crueldade do que beleza e a dificuldade é ZERO!

    Os cavalos fazem aquilo em qualquer lado, os felinos desde que alimentados e domesticados são mansos. Mas a crueldade de jaulas e tratamentos, mancha o circo, que deveria ser ilegal!

    Chegeui a ver circos (Chen e Cardinalli) com burros, imensos burros, mas não têm actuações com burros e como têm veículos motorizados, os burros não são necessários... excepto para alimentar os felinos!!

    Mas, a nova vaga de circos sem animais é interessante e gosto de assitir!

    ResponderEliminar
  18. Não gosto de circo, acho deprimente.Já em miúda ficava tristíssima com os palhaços, davam-me vontade chorar (de tristeza e não de medo).
    Quanto ao Cirque... distraí-me com as datas e esqueci-me de comprar os bilhetes! Só os vi em televisão e achei espectacular. Estou a tratar de comprar os bilhetes para Abril!

    ResponderEliminar
  19. Agora é que li que os bilhetes custavam 75€... nem é caro nem é barato, é um roubo!!!

    75€ para ver um bando de gente aos saltos? Para isso filmo as minhas noites de Sábado.

    ResponderEliminar
  20. Fernando Pessoa, bom a mim foi o que me disseram que custava, nos lugares VIP (onde estive), sei que nas bancadas era mais barato...

    Sun Iou Miou, este é bem diferente do circo tradicional e, pelo menos, já não tem aquele ar deprimente de "pobrezinho"!

    Crestfallen deste um chapadão num mimo? Bem, não chegaria a tanto... Crueldade com animais, para mim, é coisa de cobardes, quer sejam artistas de circo ou outras gentes. Essa história dos burros é... deprimente!

    ResponderEliminar
  21. Inês, não é em vão que a figura do palhaço tem sido aproveitada por escritores e poetas para ilustrar a dualidade humana... Mas este Cirque du Soleil é realmente diferente!

    Fausto, nem todos custavam 75 euros, esses eram os da zona VIP, tipo as primeiras filas da plateia. Ou pelo menos assim me disseram! Então e o Sushi, ainda tá com a burra? Eh, eh, eh!

    ResponderEliminar
  22. Ora bem, acho que já muitos disseram o que penso: fartei-me de circos. Qd era miúda, ainda sem saber que aquelas piadas são sempre as mesmas e que os animais são mantidos em cativeiro em condições degradantes, ainda achava q aquilo era um acontecimento (tudo o que fugisse à rotina o era!). Depois, comecei a aperceber-me que é tudo o mesmo...e o que os animais passam e sofrem naquela vida. E comecei a detestar circos.

    O circo du soleil é um circo de artistas e acrobatas. Confesso que não me desperta especial interesse, apesar de saber que aquelas acrobacias não lembram a ninguém...

    ResponderEliminar
  23. É bastante mais soft, Vanadis, mesmo no que toca às acrobacias. Tem dança, muita música (pois, já sei) e do que gostei mais foi dos jogos de luz e cor. E não, não tem animaizinhos, que por aí já é uma grande vantagem!
    (curiosamente recebi os teus comentários por mail e mais um ou outro, mas a maioria, inclusivé os meus, não aparecem)

    ResponderEliminar
  24. Pois, já o fausto se queixa do mesmo. Eu tb só recebo alguns. O rafeiro só recebeu 18 das carradas de commnentes. Acho que é generalizado.

    ResponderEliminar
  25. Pois é, e agora aparece tudo em inglês... Que confusão, Vanadis!

    ResponderEliminar
  26. Eu devo dizer que só pus os pés uma vez no circo e foi na primária. Desde aí não mais assisti a espectáculos circenses, a não ser em momentos de zapping em casa...

    ResponderEliminar
  27. Tonsdeazul, este é um pouco diferente, tipo espectáculo multi-média...

    Bem sei que estou em atraso com os mails, sorry!

    ResponderEliminar

Sorri! Estás a ser filmad@ e lid@ atentamente... :)