quarta-feira, 20 de junho de 2007

MEMÓRIA CURTA

À falta de melhor, a SIC Notícias foi para a rua perguntar à população “porque é que acha que o tempo está tão chuvoso a 3 dias da Primavera?” Uma senhora respondeu: “É por causa dos carros, dos ares condicionados, da bomba atómica e das bombas nucleares.” Um homem, mais parco em palavras, avançou: “É a estufa... climatérica!” Mais tarde e na mesma peça, a dita senhora acrescentou ainda: “Tenho 75 anos e nunca vi um tempo assim nesta altura do ano.” Sendo uns largos anos mais nova, já vi chuva e até verdadeiras tempestades em Junho, Julho, Agosto e Setembro. É óbvio que são mais comuns no fim do Outono e Inverno, mas uns dias mais invernosos em pleno Verão, ou dias primaveris a meio do Inverno, surgem de vez em quando, desde que me lembro.

O povo português é conhecido por ter memória curta. Morre um fulano que infernizou a Vida de muita gente, pois, vira santo. Após 33 anos de democracia, afinal os bons tempos eram os salazaristas – que não teve só coisas más, note-se! E agora, com um certo histerismo generalizado pelas mudanças climatéricas, aliado à iletracia em que o “bom” do senhor de Santa Comba Dão quis manter o povo, cada um vê nuns pingos de chuva o princípio do Apocalipse.
O Aquecimento Global é um tema demasiado importante, para ser abordado com esta leviandade. Esta peça pode ser tudo, mas notícia não é. Aliás, em gíria jornalística, a isto chama-se “encher chouriços”...

2 comentários:

Sorri! Estás a ser filmad@ e lid@ atentamente... :)