quinta-feira, 21 de junho de 2007

PROVERBIAL SABEDORIA

Provérbios, adágios e ditados populares fazem parte de uma tradição oral milenar, que veicula ideias morais, religiosas e filosóficas de todos os povos do planeta. Com diferenças culturais, é certo, mas que muitas vezes se aproximam no conteúdo. Por exemplo: o provérbio chinês “uma longa viagem começa com um passo” não diverge muito do judaico-cristão “devagar se vai ao longe.”
Não compete aqui analisar as origens destes provérbios - que têm sido objecto de estudo por parte de historiadores e linguistas, bem como tema de teses de doutoramento, sabendo-se que alguns já constam em obras anteriores a Cristo ou em textos bíblicos – a questão é entender se essas frases que quase todos nós usamos de vez em quando, no dia a dia, permanecem actuais.
Curioso é verificar que muitos reproduzem realidades imutáveis: “Errar é humano”; “Água mole em pedra dura tanto bate até que fura”; “Quem vê caras, não vê corações”; “Depois da tempestade, vem a bonança”, entre tantos outros.Mas nas “franjas” existem alguns preconceituosos, retrógrados e inexplicáveis, nos dias de hoje. Só vou dar um exemplo, de um dos que mais me confunde: “Mais vale um pássaro na mão, do que dois a voar.” O que é que isto quer dizer? Que tanto faz? Hummm... não me parece grande filosofia de vida. Então um jovem sonha seguir Medicina, mas como precisa de obter notas muito altas, então cruza os braços e vai antes para ajudante de enfermagem? Uma rapariga sonha casar com o namorado, rapaz culto, inteligente, giro e simpático. Mas como ele não está muito a fim, toca de casar antes com o vizinho, homem 20 anos mais velho, que não deve nada à beleza ou à inteligência e ainda por cima é hipocondríaco? Não há um outro provérbio que diz “Antes só que mal acompanhado”? Enfim, há aqui qualquer coisa que não bate certo...

Sem comentários:

Enviar um comentário

Sorri! Estás a ser filmad@ e lid@ atentamente... :)

Smiles que podem ser usados. Passar cursor por cima da imagem desejada para ver código a usar