quarta-feira, 6 de abril de 2016

COMBOIADAS

Tal como (quase) todos saberão, até através do "cartaz" que mora aqui bem como noutros blogues, no dia 10 de abril vai realizar-se o terceiro encontro entre bloguistas de Lisboa, Porto, Leiria, Braga e outras cidades, vilas ou aldeias. Mas não se pense que a reunião é para discutir filosofia, a economia nacional ou o sexo dos anjos. Não, é mesmo para um almoço expectavelmente bem servido e bem regado, como manda a boa tradição portuguesa (e blogueira, já agora). O evento terá lugar no restaurante buffet Monte Aventino, perto do estádio das Antas.

Bom, até aqui nada de novo. Mas hoje lembrei-me que se calhar era bom comprar os bilhetes de comboio com alguns dias de antecedência. Já tinha bisbilhotado o site da CP e percebido que o único comboio que parte de Lisboa para chegar lá a tempo e horas é o das 7 da manhã. Não me chateia por aí além, até porque a essa hora matinal o mais certo é ir a chonar o tempo todo. Mas também levo um livrinho, just in case.

O que mais me espantou foi a péssima qualidade do site da CP - quando era tão fácil arranjar alguém que o mantivesse atualizado, que o que não faltam por aí são jovens informáticos desempregados. Então aquele modesto horário de papel que antigamente forneciam aos utentes foi substituído por uma coisa ultra-inteligente, que nos obriga a pôr o dia em que queremos viajar, para só depois nos informar dos possíveis horários, que temos de colocar no primeiro quadro. Suponho que os horários estarão mais ou menos certos, mas já os preços não têm nada a ver. E depois de estar com os olhos em bico, nem sequer havia bilhetes para venda online, para aquele comboio - só às 11h e 45m, dizia-me o maridão. Mas a essa hora, que me interessava? E bilhetes esgotados às 7 da matina?!? Duvidei!

Peguei no telefone e liguei para Santa Apolónia. Quer dizer, era essa a intenção, mas uma gravação informou-me que o número não estava atribuído. Peguei em mim e fui lá pessoalmente, embora não me desse jeito nenhum, que tinha dentista marcado. Vá que a funcionária era simpática, obviamente não tem culpa nenhuma do mau funcionamento da página. Já nos descontos devidos, que afirmavam ser para todos os Alfas Pendulares, afinal para a volta a Lisboa nem por isso, que domingo à tardinha é quando toda a gente volta, não há cá descontos para malucos. Tenham dó! Para fazerem uma burrada destas mais valia estarem quietos...

Imagem da Deposit Photos.

1. Quando foi o encontro em Lx, preparei tudo com antecedência.
    Consultei preços, bisbilhotei a concorrência (Ryanair) e decidi-me pela solução mais económica: ida de avião e regresso no Alfa Pendular.
    Consegui desconto no comboio (ficou-me o bilhete de regresso a 20 "paus") e um preço fantabulástico no avião. Quem acredita que gastei um total de 30€ nas duas viagens?

Boa viagem minha linda... e neste momento estou a torcer para que tenhas companhia para que o livrinho fique fechadinho para outra ocasião! ;)

Beijocas e até domingo!!!!
    (^^)

2. Estou a ver que os serviços da CP funcionam melhor aqui no Norte do que na Capital do reino...parece impossível!!
    Sempre que me desloco para essa bandas - para ver o meu filho e neto que vivem na margem Sul do Tejo - utilizo o comboio Alfa Pendular ou Inter-Cidades, consoante o horário que mais me convém.

Telefono, previamente, para o 808 208 208 e, como não me importo que a chamada seja gravada, sou logo atendida com tratamento personalizado :)...Fico, assim, informada, do horário que mais me convém sem precisar sair de casa.
    Lá vou eu, repimpada a ler, até à Gare do Oriente, onde me esperam e levam prá outra banda...

Não é à toa que dizem ser o Puorto a capital do trabalho, carago!! E da eficiência, digo eu!:)

Beijocas, Teté...e, inté!

1. Epá Teté...o número que eu tinha, e te dei, já está obsoleto, nem está atribuído!! Também há mais de 3 anos que não vou a Lisboa de quimboio...:( Ganda comboiada, mesmo!!

Como não sou de me ficar, peguei em mim e nos meus dedinhos e marquei o nº que o Kok te deu. Voilà...tanto faz ser daqui para aí como daí para aqui, é esse o nº da CP para informações! Conceteza!!! A cor da sanita é que não disseram. Acho que tem dias...

Olha, ficámos a ganhar ambas as duas e agora quem ri por último ri melhor...digo eu, com os meus botões!!

Beijocas risonhas e contentes!!

Eliminar
  3. Eheheheeehhh pois eu não tive dificuldade nenhuma e mais: comprei o bilhete na estação bem perto de casa (ir a Santa Apolónia? ahahah)e com todos os desconto a que tive direito que na ida, quer na volta.
    Da próxima vez telefona para o 707 210 220 e até te informam a cor da sanita que viaja no mesmo comboio!
    Beijokas rindo rindo rindo...

4. Estas comboiadas têm tanta piada, que as roubei. Perdão.

Beijocas da amiga de longe que continua a rir, a rir, a rir...

5. Uma vergonha a informação do Google sobre os horários do Alfa Pendular ! Tens razão, Teté ! :((( ...
    Está muito complicado encontrar o link que deve ser ! :(((
    O melhor é pedir na bilheteira um horário para ter em casa !
    Na CP dá resultado é tirar o bilhete com 5 dias de antecedência para ter um desconto de 40% para qualquer idade e 50% mesmo que no próprio dia para quem tem mais de 65 e com BI.
    Há ainda um desconto de até 65% se com 8 dias de antecedência e para certos comboios. Vale a pena programar a viagem e claro que se pode comprar o bilhete em qualquer estação!

Também dá resultado deixar o carro estacionado na estação de partida (no caso do Porto), porque o Parque tem um valor muito reduzido (cerca de 3 €/dia) se apresentado o bilhete !

Beijocas Teté, até ao Abraço no Porto e logo em Campanhã, que tenho pressa ! rsrsrs

6. O que uma pessoa aprende! Já não viajo de comboio há muito tempo mas aproveitei para escrever na minha agenda estas informações não vá um dia precisar...
    Eu não irei ao mega-convivio, pois trabalho aos fins de semana, desejo-te boa viagem e que o dia seja excelente.
    bjs

7. Já me disseram que viajar de avião para o Porto sai mais barato que de comboio. Mas não investiguei.

8. Não tenho (ainda) queixas da CP.
    Mas utilizo tão pouco...
    Beijocas

9. Apesar do entusiasmo geral, as multidões não me convencem. Mas bom almoço a todos. E viva o mundo virtual que nesse dia se faz real.

10. E eu a pensar que com a concorrência da TAP estariam a melhorar...
    um beijinho e até Domingo
    Gábi

11. Uiiiii...nem te conto, para além disso tudo que mencionaste, ainda acrescento que, as supostas "promoções" anunciadas para quem compra bilhete antecipadamente, esgotam num piscar de olhos, e os tais 9.50€ divulgados através de sms, email, é publicidade enganosa, pura ilusão. Pelo menos não encontrei nada nesse sentido. Mas, o que interessa é que domingo lá estaremos. Boa viagem. beijinhos

12. Bom almoço, melhor convívio. Divirtam-se. Bjs para todos. :)

13. Bom, pelos vistos não sou a única a ter razões de queixa. E não consigo conceber uma razão plausível para terem o número desatualizado no site...

Já nas estações há muitas falhas, nomeadamente na sinalização dos comboios - para quem anda todos os dias não lhe fará diferença, mas para quem não anda e nem sabe em que sentido vêm e vão, faz toda... .p

Obrigada a todos e beijocas!

Sorri! Estás a ser filmad@ e lid@ atentamente... :)