quinta-feira, 10 de setembro de 2015

SÓ DE OLHAR...

... fico cansada! OK, bem sei que está na moda praticar desporto, ir ao ginásio, fazer corridas ou caminhadas. Lamento, mas não é a minha praia - são muitos anos de vida sedentária, uns passeiozitos ao fim de semana e tal, até que sabem bem, mas nada de caminhadas destas por montes e vales, de cerca de 8 quilómetros e sem maneira nenhuma de desistir a meio.

Ontem, em conversa com antigos colegas de liceu - uma das quais não via há 38 anos, imagine-se! - descobri que para os padrões da malta da minha geração sou uma verdadeira lontra: todos caminham, correm, ginasticam-se, etc.e tal... e eu, nada! Quer dizer, tirando esses passeiozitos de fim de semana que nem contam, até porque nem contabilizo os quilómetros. Mas todos têm histórias sobre essas aventuras, um demorou 7 horas a subir à ilha do Pico, a outra meteu-se neste percurso em Arouca e às tantas já estava meio assustada, por ser um percurso tão difícil que entretanto anoiteceu, enfim, relatos emocionantes não faltaram.

Mas alguém convencia a filha mais velha da minha mãe a enfiar-se num trilho destes? Sem bancos (está bem que tem escadas, mas não é a mesma coisa), sem saídas, íngreme, escada acima escada abaixo, sem sequer uma bica onde beber um pouco de água, sem poder desistir a meio... durante 8 km? Por mais bela que seja a paisagem...

E sim, a parte do poder desistir é importante. Porque às vezes damos passos mais largos do que as nossas pernas, para constatarmos que afinal não temos a pedalada que imaginávamos. Depois, como é óbvio, acabamos a chatear quem nos desafiou para a passeata e/ou os restantes caminhantes. Ná, a mim ninguém me apanha nessa!

Imagem de João Paulo Coutinho, no Google Maps - Passadiço do Paiva, Canelas, Arouca.

28 comentários:

  1. Já eu sou uma adepta de caminhadas, mas também não podem ser muito agrestes. Tempos houve em que subia e descia montes e vales com uma ligeireza que hoje já não consigo.
    No próximo Domingo, se o tempo o permitir irei fazer 14km, mas sempre à beira mar e com grau de dificuldade 1...vamos ver como me porto :P

    Beijos Teté

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Acredito que uma pessoa, com treino e gostando de caminhadas,consiga fazer esses percursos nas calmas, MANU. E não sou eu que vou criticar, evidentemente. Agora pessoalmente não sou apreciadora e nem me apetece "treinar", pelo que fazer um percurso como o que aparece na imagem está totalmente fora de questão. Por acaso também gosto dessas caminhadas à beira-mar, a molhar os pezinhos, mas nunca vou muito longe - depois há que fazer o caminho de volta e não tenho assim uma grande confiança que as pernocas não se começam a queixar... :)

      Beijocas

      Eliminar
  2. Mas pode-se desistir a meio, assim quando já tivermos andado 4 km, podemos perfeitamente concluir que não aguentamos chegar aos 8 km e voltamos para trás :)
    Um colega meu já fez esta caminhada e gostou muito, fê-la com várias paragens para tirar fotografias e comentou que só a parte final é que era um pouco mais difícil.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. E depois as pessoas que nos desafiaram para o passeio, com que cara ficam, REDONDA? Ou será que as vamos "obrigar" a desistir também? Ná, deixá-las ir sem empecilhos... :)

      E será que a foto é da parte final? Para mim parece-me ter um grande grau de dificuldade... :D

      Eliminar
  3. Nem 8, nem 80. Eu costumava fazer umas caminhadas( em passo acelerado) quase diárias mas ultimamente venceu a preguiça e tenho-me "portado mal". Preciso retomar alguma atividade física. Quanto a passeios fotográficos já posso dizer que calcorreio montes e vales mas esses incluem muitas paragens e não servem o propósito mais aeróbico da caminhada. :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Verdade, LUISA, desses também faço às vezes,mas tem muito para-arranca pelo meio, para se poder chamar de exercício físico. Mesmo assim, no outro dia no parque dos Poetas ia deitando os bofes pela boca, porque não sabia que era tão grande e num plano tão inclinado - e só vi dois terços do parque, o resto guardámos para outro dia! :)

      Eliminar
  4. Eu sou uma adepta do exercício físico, sem exageros! Neste momento não passo sem as aulas de pilates e passadeira! E quero muito fazer esse trilho que agora está em obras depois do incêndio, agora, só daqui a dois meses estará aberto às caminhadas novamente. Acho que vou guardar para a primavera que é a estação mais verde e a paisagem será muito mais bonita.
    :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Para quem gosta, MZ, as melhores estações para o passeio devem ser mesmo a primavera e o outono, conquanto que esteja um dia bonzito, sem chuva. E sim, foi à conta desse incêndio que se falou nas caminhadas neste trilho... :)

      Eliminar
  5. Não sofro de vertigens e até gosto - e preciso - de caminhar em terreno plano, agora, fazer este percurso nem mesmo pela maravilha de contemplar a paisagem eu. me aventurava.
    Tenho noção dos meus limites...:) mas lá que deve ser emocionante, sem dúvida!

    Beijocas!!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O meu problema também não seriam as vertigens, JANITA! E é isso mesmo: também tenho noção dos meus limites e aceitar ir para, no fim, incomodar os restantes caminhantes, não, obrigada! :)

      Beijocas

      Eliminar
  6. Caminhar, sim, mas, em terreno plano como a Janita e pela manhã com a frescura matinal, mas as pernas já não aguentam muitos quilómetros.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Estou convencida que com treino as pernas até aguentam um bocadinho mais do que pensamos, BENÓ. Mas é preciso gostar, né? E sim, num terreno plano e com poucos kms talvez me convencessem a fazer uma caminhadazita... :)

      Bem-vinda!

      Eliminar
  7. Eu gosto de fazer caminhadas que, habitualmente, não excedem os 2/3 km; todos os dias subo a um terceiro andar e várias vezes na semana, depois do trabalho, a um quarto andar (não pelo elevador!!) mas fazer uma subida íngreme dessas não me parece!! E se quisesse voltar ao ponto de partida ao fim de vinte minutos? Thanks, but no thanks!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Detesto subir escadas e é das coisas que mais me custa, CATARINA. Mas estou contigo que uma caminhadazita num terreno plano e assim com poucos kms é fazível... até por mim! Numa "aventura" destas é que nunca me meteria: olha a vergonha, se tivessem de me ir lá buscar! ;)

      Ao fim de 20 minutos, ainda é como o outro, agora imagina que já vais lançada quando percebes que não tens pedalada para aquilo? Por acaso até aconteceu com um amigo meu, que o puseram numa caminhada de 20 kms (quando ele julgava que eram prái uns 5 ou 8) por montes e vales e quando quis desistir não tinha como. O coitado esfalfou-se todo, para conseguir terminar aquilo... :/

      Eliminar
  8. Estrutura danificada muito recentemente.
    Corridas, caminhadas??
    Eu, como o Herman, é mais bolos!
    Beijocas, bfds

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Se calhar por aí ainda não virou moda, PEDRO! E eu que nem sou muito gulosa, até prefiro uns bolinhos a estes estafanços... :)

      Beijocas e boa semana! :)

      Eliminar
  9. Caminhar sim, gosto e faço com alguma regularidade "ali pela marginal" de Algés a Caxias e às vezes um pouco mais até à curva dos pinheiros.
    Mas não é só pelo prazer de andar é também para "abater" a barriga; neste propósito o sucesso é mais do tipo insucesso! ô_ô
    De notar que sou adepto de caminhadas planas... ;)
    Beijokas caminhando a par de sorrisos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Caminhadas planas são o meu tipo de caminhada, KOK. Mas até prefiro à beira-mar do que no paredão, quando o tempo o permite... :)

      Pois, isso de abater barriguitas normalmente são outros 5 paus e requerem outros exercícios/dietas, etc. e tal. E é aí que a porca torce o rabo! ;)

      Beijocas caminhantes!

      Eliminar
  10. acho que as caminhadas fazem bem, tanto que as pessoas acabam por ficar viciadas
    pena que ainda não aconteceu comigo :)
    abraços
    Angela

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Verdade, ANGELA, quase toda a gente que pratica este género de exercício quer sempre convencer os outros a praticá-lo também. E para isso... já não há muita pachorra! :)

      Abraço

      Eliminar
  11. Comecei a fazer caminhadas com 28 anos, durante 30 anos, quase sempre de segunda a sexta, nunca menos de 60 minutos, meti pelo meio uns 8 anos de ginásio, que tive que abandonar por causa dum problema numa mama, sempre caminhei em terreno plano ou à beira mar, agora à 32 dias quase não consigo andar e temo o resultado após operação à minha coluna.
    Acho que é um esforço enorme neste tipo de caminhada, são muitos degraus, tenho duvidas se é saudavel.

    Um beijinho Teté e um bom fim de semana.
    Adélia

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Nisso estou contigo, FLOR DE JASMIM, uma pessoa que não esteja fisicamente preparada para fazer um trilho destes até pode ter um treco nesta longa subida, pelo menos se sofrer de coração. E há muita gente que nem sabe que sofre, né? Isto aqui até quase parece um tira-teimas: se aguentares é por o coração é rijo! :)

      Vai correr tudo bem, vais ver. E se a operação é a que imagino, já se faz com sucesso há muitos anos, depois é preciso é ter calma na recuperação! E nos ginásios e afins...

      Beijinhos e boa semana!

      Eliminar
  12. ADORO marchar pela floresta. Quando era mais nova marchava uns 20km. Agora caminho entre 5 a 10km. Um trilho destes não parece ser muito difícil.

    Um domingo muito feliz, com ou sem caminhadas.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Um trilho destes não te parece muito difícil, EMATEJOCA? Pelo que percebi é até difícil para quem já tem traquejo de caminhadas... :)

      Mas continuação de boas andanças!

      Boa semana para ti, uma vez que o domingo já era!

      Eliminar
  13. Ehehe Pois tu bem sabes que eu sou moça de trilhos. E claro que pretendo fazer este de Arouca. ;)
    Enquanto esse não chega, vou caminhando por trilhos algarvios.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Bem sei, TONS DE AZUL, e por mais de uma vez te disse que não, que as tuas sugestões eram demasiado longas para mim. Mas quer dizer,cada um tem a sua própria pedalada,a idade também conta...mas não é o único factor a considerar! Este, tenho ideia que vais adorar... :D

      Eliminar
  14. Só de olhar fico... Motivada! Entusiasmada.
    Num dia bom, parece estimulante!

    ResponderEliminar
  15. Só de olhar fico... Motivada! Entusiasmada.
    Num dia bom, parece estimulante!

    ResponderEliminar

Sorri! Estás a ser filmad@ e lid@ atentamente... :)