segunda-feira, 10 de agosto de 2015

O PÁTIO DAS CANTIGAS

Afirmar que este é um remake do "Pátio das Cantigas" acaba por ser um grande exagero: tirando os nomes das personagens, tratar-se de um filme de comédia e de decorrer numa Lisboa em plenas festas populares, as parecenças não são nenhumas. Nem podiam ser, já que um remake de um filme de 1942 não poderia ter qualquer pretensão: para fazer igual, perdia na comparação; para fazer diferente e atual, pois acaba por ser um novo filme. Como é o caso.

Portanto, tenho para mim que lhe deram o mesmo nome para cativar um público saudoso desses filmes antigos, que obtiveram grande sucesso junto a várias gerações. Ora isto tem vantagens e desvantagens. A primeira das quais é a inevitável comparação. Um dos críticos do "Expresso", Jorge Leitão Ramos, que lhe dá uma redonda bolinha em vez das mais ou menos estrelas (de 1 a 5) de classificação, chega à preconceituosa conclusão que tal tentativa estaria sempre condenada ao fracasso - porque a outra era uma geração de atores de talento inigualável e de comediógrafos (como lhes chama, certamente para designar argumentistas de comédia) "que já não há". É verdade: já morreram todos, 70 e tal anos volvidos, o que não é muito de espantar...

Partindo do princípio que até concordava com as superiores capacidades dos antigos atores e argumentistas sobre os atuais, o que é que JLR sugere? Que se deixe de fazer comédias, já que não se consegue que sejam tão boas? Acontece que até nem concordo: endeusar filmes que gostamos, porque nos habituámos a vê-los desde pequeninos, não significa que sejam realmente tão fabulosos quanto os julgamos. E se o talento de alguns dos atores dessa época é inegável, o dos atuais não lhes fica muito atrás - se bem que com menos experiência, já que se realizam poucas comédias em Portugal (e entende-se porquê, quando lemos o artigo de JLR). Quanto aos grandes comediógrafos de antigamente, pois, na minha modesta opinião não eram assim tão excecionais, além de que o humor também tem a sua época, que se torna cada vez mais exigente com o passar do tempo...

Dito isto, o filme vê-se bem e é engraçado, mas está longe de ser uma obra-prima. A representação de Miguel Guilherme, que se cola um bocado à de António Silva pode suscitar alguma controvérsia - há quem adore e também quem deteste! - mas mesmo alguns dos atores que conhecia pior surpreenderam-me pela positiva, nomeadamente César Mourão ou Dânia Neto. O argumento tem algumas "trapalhadas", aquele final apressado à Bollywood desagradou-me profundamente, mas no geral foi uma sessão de cinema divertida. Com uma sala cheia de gente e, note-se, aplausos no final, o que é bastante inusitado. E deve ser isto que desgosta os críticos da sétima arte: que as pessoas vão ao cinema com o simples intuito de se divertirem! (e o demonstrem tão claramente, digo eu!)

Imagem da net.

20 comentários:

  1. Olá! Já regressaste? Ohquegrandechatice...
    Sobre estes refazeres de filmes normalmente não me convencem e o último exemplo foi aquele como Herman :o Leão da Estrela que na minha modesta opinião é uma coisa sem jeito;
    Como é uso dizer-se: nem é carne, nem é peixe, é uma bela...
    Acredito que haja por cá quem tenha capacidade para escrever bons argumentos de comédia (e outros) e assim não haveria necessidade de "refazamentos", mas afinal o que percebo eu destas coisas?
    E aos profissionais da critica desejo-lhes muita saúde e se quiserem e souberem dediquem-se a escrever originalidades que tenham um mínimo de interesse.
    Com gargalhadas à mistura... beijokas.

    §-morreram todos? creio que a cantora luso-brasileira ainda "mexe".

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Pois já, é assim a vida, KOK! :)))

      Esse do Herman não vi, deste tive grande feedback, que fui com a família quase inteira: dos 16 aos 90 anos todos gostaram (uns mais do que outros), a polémica foi mais em torno da representação de Miguel Guilherme, como refiro no texto.

      Quanto aos críticos... não há pachorra! :P

      Ainda andei a cuscar, mas a tal Maria da Graça, se for viva, já deve ser centenária - não lhe encontrei o rasto!

      Beijocas risonhas!

      Eliminar
  2. Há muita gente que vive do saudosismo. Tudo e todos eram melhores antigamente. Com atitudes/opiniões deste género não vão dar oportunidade aos novos talentos. Pelo que me parece (talvez esteja errada), as entidades locais (e a nível nacional) não investem muito na área das artes e da cultura. Para além de outras vantagens, as artes e a cultura são fontes de crescimento económico.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Verdade, CATARINA, não tenho pachorra nenhuma para saudosismos, ainda mais despropositados. Claro que todos temos boas lembranças da nossa infância e juventude, mas daí ao "antigamente é que era (tudo) bom" demonstra uma grande falta de memória, para dizer o mínimo.

      Não estás nada errada, a cultura neste país é votada ao desprezo. Começa nos governantes e estende-se a outras entidades, mesmo que dentro das suas funções lhes competisse incentivá-la. Uma tristeza!

      Eliminar
  3. Tenciono ir ver ! ... e mais porque as críticas dos "profissionais" têm sido negativas ! :)) ... Habitualmente eles vêem estas coisas com olhos de cineastas ! :(( ... Claro que não espero ver um "grande filme", mas apenas um filme divertido !
    Nem me vou preocupar a fazer comparações, porque isso não faria qualquer sentido, ao fim de tantos, tantos anos !

    Uma beijoca Té ! :))
    .

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Verdade, RUI, o filme não é nenhum remake, talvez lhe tenham dado o mesmo título para chamar a atenção. Portanto, não há qualquer comparação possível... :)

      Beijocas

      Eliminar

  4. é assim mesmo amiga, não se deve olhar sempre ás criticas, muita gente fala em nome dos outros nos dias de hoje..
    e é com o trabalho que se adquire experiência, mesmo com alguns fracassos, vai-se em frente
    veja-se o resultado dos portugueses com as telenovelas, fizeram tantas que por fim
    Meu Amor foi distinguida, em Nova Iorque, como melhor novela internacional e ganhou um Emmy!
    beijocas
    Angela

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É evidente que se os atores não fizerem comédia não aprendem a fazê-la, ANGELA. Mal ou bem, sempre se aprende qualquer coisa com a experiência.

      O que irrita mais é depois a empáfia destes críticos, como se fossem os donos da verdade! :P

      Beijocas

      Eliminar
  5. Há um vontade enorme de deitar abaixo, tudo e todos com a velha conversa que no antigamente é que era bom o que nos safa é que argumentos desses, só os podem ter os de "antigamente"! Não faço ideia se o filme é ou não ao meu gosto mas acho que ninguém nasce ensinado e que para que existam bons actores e bons filmes há que os ir fazendo....com muito trabalho com oportunidades e igualdade de circunstâncias não será por ter nascido num País chamado Portugal que uma pessoa não possa vir a ser um bom actor/actriz!!!
    Gosto da Dânia e do Mourão. Bjs

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Esqueci-me de dizer: gostei muito do teu post.
      xx

      Eliminar
    2. Ah, PAPOILA, já vi tanto chauffer de táxi mais novo que eu com essa conversa, que não sei se são só os saudosistas. Porque se eu tinha 15 anos acabados de fazer no 25A, eles tinham o quê? 10? 5? Pois, é cedo para perceber as dificuldades. Mas enfim, há gente que gosta de se sair com frases dessas, mais não seja só para armar discussão.

      E sim, temos bons atores em Portugal, agora se não lhes derem oportunidades... ;)

      Beijocas

      Eliminar
    3. Obrigada, PAPOILA! :)

      xxx

      Eliminar
  6. O facto é que embora os críticos lhe dêem nota baixa, a bilheteira parece estar a fazer um enorme sucesso,
    Não vi o filme mas é como dizes, as pessoas querem é divertir-se. :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sim, sim, LUISA, diz que já é um dos filmes portugueses mais vistos nos últimos 10 anos, ainda só estreou há 15 dias ou coisa...

      Agora é evidente que se as pessoas vão à espera de ver uma obra-prima da comédia, acabam desiludidas. Como não acho que seja o caso da maioria das pessoas, vão, riem-se,comem umas pipocas e voltam para casa sem pensar mais no assunto... :)

      Eliminar
  7. Os críticos de cinema, o JLR é um bom exemplo, têm o terrível problema de serem em regra muito pretenciosos.
    Coisa que o filma me parece não querer de forma nenhuma ser.
    Beijocas

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É, parece que são escolhidos a dedo pela sua empáfia, PEDRO.

      E sim, o filme é despretensioso, suponho que lhe deram o título para chamar a atenção... ;)

      Beijocas

      Eliminar
  8. Fiquei de tal maneira curiosa...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Por acaso também estava, EMATEJOCA, o segredo é não ir com grandes expetativas... ;)

      Eliminar
    2. Depois de ler o teu post apeteceu-me ver o de 1942. enquanto espero que me mandem o DVD do novo filme, o qual menciono discretamente no "ematejoca azul".

      Beijocas

      Eliminar
    3. Já vi, EMATEJOCA, mas o filme atual não tem nada a ver. E como bem dizes, nem poderia ter... :)

      Beijocas

      Eliminar

Sorri! Estás a ser filmad@ e lid@ atentamente... :)