domingo, 29 de dezembro de 2013

CINEMA EM CASA

Adoro cinema, mas já não vou há mais de 3 meses: quando posso, já os filmes que me interessam saíram de cartaz e de um modo geral as estreias não me têm seduzido por aí além. E até gosto de desenhos animados! Portanto, nos últimos tempos tenho visto muito cinema em casa, via TV. Se as estreias nas salas lisboetas já não são muito sedutoras, as televisivas então nem vos conto - repetitivas (alguém tem saco para ver "Mùsica no Coração" ou "Sozinho em Casa" no dia de Natal pela milionésima vez?), de pancadaria em barda, de ficção científica, comédias completamente esparvoeiradas ou filmes com barbas.

Bom, mas com o PC semi-avariado - de princípio só estava lento (mesmo com mais memória vinda dos States, a lentidão continua), agora o YouTube só soluça e os programas só abrem quando lhes dá na veneta - e entre livros, quase só resta a TV como entretenimento.

Entre tantos filmes que tenho visto, ou mais ou menos, que por vezes o João Pestana prega-me a partida, escapam-me muitos dos seus títulos. Sei que vi "Os Cinco", "A Maldição da Pantera", "Sob o Sol da Toscânia" mas acaba por aí. À excepção deste "Através da Noite", escrito e realizado por Woody Allen, que "apanhei" uma noite lá para a uma da madrugada. Sem ser propriamente uma das suas obras-primas, gostei bastante. 

O filme é de 1999 e conta a história de um obscuro guitarrista de jazz na América dos anos 30 - Emmeth Ray. Dizem os entendidos (da net) que o homem realmente existiu e tinha imenso talento, mas a sua pouca fiabilidade em manter compromissos contratuais determinou que nunca obtivesse grande sucesso. Protagonizado por Sean Penn, Ray chega sistematicamente atrasado, bêbado ou nem sequer aparece nos palcos onde deve atuar, de modo que é invariavelmente despedido. Perdulário e vaidoso, gasta o que tem e não tem, principalmente no jogo. Sem igualmente querer compromissos com mulheres, mantém uma relação com Hattie (Samantha Morton), uma lavadeira muda, que um dia abandona, para mais tarde casar com Blanche (Uma Thurman), uma mulher da alta sociedade que está a recolher dados sobre as personagens do bas-fond noturno, para as incluir num livro que está a escrever. Mas também é Sol de pouca dura...

Woody Allen é um dos narradores, que nem sempre concordam entre si com o desenrolar dos acontecimentos. Pontuado com 7,3/10 na IMDb, foi dos poucos que valeu a pena!

Imagem da net.

10 comentários:

  1. Só queria uma nota de cinquenta euros por cada vez que o filme "Música no Coração" já foi passado na nossa televisão, rrrss

    Bons sonhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Estavas rica, para não dizer milionária, SÃO! :)

      Bons sonhos!

      Eliminar
  2. Os filmes se repetem na tv e eu só queria saber quem é que faz a programação para achar que gostamos de coisas repetidas.Enfim,esse aparentemente tem um bom enredo e sendo do Woody Allen o que se pode esperar são sempre textos bem escritos junto a cenas muito bem feitas.Mais uma vez Teté:

    *   ★   ☆ ┊    ┊ ☆ ┊  ♥┊┊  ┊      ♥┊    ♥┊ Amor    ┊┊ ┊ ☆ ┊  ♥┊ ☆  ♥┊ ┊   Saúde   ┊  ┊  ♥┊┊♥┊    *      *   ★   ★  ★  *    ★      ☆Paz       ★  Amizade  *★  ☆ ★  ★*  ★  Feliz 2014 •.¸¸.••► P'RA TE TER AQUI •.¸¸.••

    Muitos beijos e cheiros!

    =)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Pois, de vez em quando escapa um melhorzito, KÀTIA, mas de um modo geral deve ser gente que come muito queijo que escolhe os filmes: repetem, repetem e repetem, inclusive quase nos mesmos dias em canais diferentes! ;)

      E mais uma vez muito obrigada (estes grafismos são 5 estrelas), com votos de um 2014 pleno de felicidade para ti!

      Beijocas e cheirinhos!

      Eliminar
  3. Essa de ter o PC avariado, deve ser uma grande contrariedade!
    Por vezes, tenho problemas de rede, por estar no quarto e fico logo, "piradinha".
    Se encontrares mais filmes interessantes, diz-nos. É tão raro!
    Calculo que continuas com tratamento de princezinha e o teu príncipe anda a preparar a próxima Festa.
    Muitas Felicidades para toda a família.
    ~ Beijinho ~

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. E é, MAJO! Não está 100% avariado, mas nem sempre arranca ou então os programas não funcionam, de modo que às tantas irrito-me e desligo, sem fazer o que queria. :P

      Obrigada e beijinhos!

      Eliminar
  4. Desejo que tenhas tido um feliz Natal, querida Teté.

    Vi "Através da Noite" no Porto, num cinema que já encerrou. Também gostei bastante, mas tu sabes do meu fraquinho pelos filmes do Woody!!!

    Os meus portáteis também estão avariados!!!

    Continuação de Boas Festas para ti e toda a família.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Bem me parecia que devias conhecer o filme, EMATEJOCA! :)

      Pois eu não tenho portáteis, nem portátil, é mesmo um PC daqueles que não sai do sítio e parece-me que está a dar o berro. Nem tem assim tanto tempo, apenas uns 4 anos, se bem que para os putos já seja jurássico... :)

      Continuação de Boas Festas também para ti e todos os teus!

      Eliminar
  5. Respostas
    1. Obrigada e Feliz 2014 também para ti, MARIA DO SOL!

      Beijinho

      Eliminar

Sorri! Estás a ser filmad@ e lid@ atentamente... :)