sexta-feira, 14 de janeiro de 2011

O TURISTA

Conciliando a espionagem com a acção e a comédia romântica, "O Turista" ("The Tourist", no título original) realizado por Florian Henckel von Donnersmarck - que também escreve o argumento em parceria - não tem as características dramáticas que inicialmente lhe pretenderam conferir. OK, há tiros, mortos e perseguições, mas há algum filme de espionagem que os não tenha?
Alexander Pearce, o banqueiro privado de um gangster (Shaw), desaparece misteriosamente com a dinheirama deste, deixando para trás a sua amante Elise. Esta encontra-se em Paris e é vigiada pelos serviços de inspecção de impostos britânicos - pois Pearce também deve 744 milhões de libras de impostos - que acreditam que ela sabe do paradeiro do fugitivo. Ao receber uma missiva do ex-amante, que a convoca para apanhar o comboio para Veneza, ela entra em contacto propositadamente com Frank, um turista americano de estatura semelhante a Pearce, no intuito de despistar os seus perseguidores. Simultaneamente, Shaw, também é informado por um dos seus espiões que o "casal" se dirige a Veneza. E começa a perseguição implacável...
Johnny Depp e Angelina Jolie dão vida às personagens principais no grande ecrã, coadjuvados por Paul Bettany, Timothy Dalton (que nos finais dos anos 80 protagonizou o famoso agente 007), Steven Berkoff e Christian De Sica (o apelido não é coincidência, é mesmo filho de Vittorio), entre outros. Aproveito a oportunidade para avisar as meninas que os gajos vão ficar a babar e não será propriamente pelas magníficas paisagens de Paris ou Veneza... (cóf, cóf)... nunca pensei escrever isto... mas a lambisgóia está super-sexy! O cinema e os seus efeitos especiais, certamente, mas pronto...
O argumento dá várias cambalhotas, algumas sem muito nexo e pouco credíveis, mas o filme dispõe bem. E, no fim de contas, é o que importa! Querem espreitar o trailer? Cá está ele:

UM ÓPTIMO FIM DE SEMANA PARA TODOS!!!

Imagem da net.

22 comentários:

  1. Muita saudinha também para ri, REIZÃO!

    :D :D :D

    ResponderEliminar
  2. Por acaso não me chamou muito a atenção.

    Há imenso tempo que não há nada no cinema que me apeteça realmente ver...

    ResponderEliminar
  3. Anónimo1/14/2011

    Este filme é um remake de um filme francês que por aí andou sem sucesso. Claro que a Jolie e o Depp lhe dão outro glamour, mas esta realidade também demonstra que, tal como acontece com as pessoas, também os filmes não têm as mesmas oportunidades. Basta ser americano e ter dois protagonistas mediáticos, para logo a comunicação social lhe dar grande relevo. E, pelos critérios da maioria dos nossos críticos de cinema, o que não é americano, raras vezes presta.
    Bom fds

    ResponderEliminar
  4. Não está nos meus cálculos ver este. Para o fim de semana, tenho um francês e um espanhol nas previsões. Vamos ver se depois digo o que me pareceram, que ultimamente não tenho feito muita "opinião críptica".

    ResponderEliminar
  5. MELGA, agora é que vão começar a aparecer os bons filmes, com os Globos e os Oscar... :)

    ResponderEliminar
  6. Não sabia que era um remake, CARLOS BARBOSA DE OLIVEIRA. Mas é verdade que os americanos têm a mania de fazer remakes de filmes estrangeiros e com a indústria poderosa que têm por trás, normalmente são bem mais sucedidos que os originais. Os actores mais mediáticos contribuem para tal.

    Mas permito-me discordar sobre as opiniões dos críticos de cinema (nomeadamente na imprensa) - às vezes são tão encriptadas, focando ângulos de câmara assim e assado, que parece que só falam para outros cinéfilos. E de americanos só gabam alguns, mormente os mais conceituados realizadores, as suas preferências costumam ir para filmes de autor. Ou pelo menos assim era, que deixei de os ler, nunca coincidiam com o filme que eu tinha visto... :))

    ResponderEliminar
  7. É sempre bom ler opiniões sobre filmes (ou livros), SUN, mesmo que os gostos nunca sejam exactamente iguais...

    E sim, a intenção não é que vá toda a gente ver o filme a correr, nem formar opiniões alheias! Cada um verá (ou não) com os seus próprios olhos, e terá a sua, provavelmente diferente da minha... :)

    Mas que soube bem ver um filme destes num dia triste de nevoeiro, lá isso... :D

    ResponderEliminar
  8. Vi-o na 3ª feira ! O final é surpreendente ! :)))
    Não achei o filme "fora de série", mas no geral, gostei !
    O Johnny Depp, fantástico, a Angelina linda e sexy como sempre, embora aqui demasiado pintada (olhos - não gostei)mas olhar "matador" ! :))
    Veneza - para quem já lá esteve, rever todos aqueles sítios, fantástico !
    A "trama" policial "demasiado"... :( não sei quê !
    .

    ResponderEliminar
  9. Com aqueles ingredientes até eu seria um turista acidental! ~b

    É um filme a ver. Let´s look at a trailer...

    Bom fim-de-semana.

    ResponderEliminar
  10. Mesmo sendo o Florian Henckel von Donnersmarck o realizador, não tenciono ver este filme!!!

    ÓPTIMO FIM-DE-SEMANA!

    ResponderEliminar
  11. Tens razão, RUI, o final é surpreendente, mas cá para mim faz parte das cenas pouco credíveis, como tantas outras do argumento. Mas como dispõe bem, perdoa-se! :))

    Não achei que ela estivesse muito pintada, mas são opiniões! ;)

    Gostei especialmente das paisagens de Veneza, mas nunca lá estive! :D

    ResponderEliminar
  12. Então quando te tornares um turista acidental, PAULOFSKI, diz o que achaste... :))

    ResponderEliminar
  13. És fã do Florian, EMATEJOCA?! Bom, confesso que também não acho que seja filme que te agrade... ;)

    Sweet dreams! ;z

    ResponderEliminar
  14. Ahahahahah eu cá sou um sortudo. Babo-me pelo dois ehehehhehe.
    Ainda não vi o filme mas quero faze-lo. Cheira-me que será tipo Tomb Raider XIII pois ela faz sempre os mesmos papeis. O que é pena pois já provou ser uma óptima actriz e muito versátil. Mas pronto, o povo gosta é de a ver de coxa de fora e armada em pistoleira por isso, é disso que se tem de alimentar o povo. ;)
    Beijos.

    ResponderEliminar
  15. Por acaso acho que não vi muitos filmes dela, PSIMENTO, mas aqui a mulher está fabulosa. Ele nem tanto, que os quase 48 anos não ajudam, muito menos o pijaminha às riscas... :))

    Beijocas!

    ResponderEliminar
  16. Vi o filme ontem e devo dizer que o acho um dis piores que vi até hoje.

    A única coisa que me agrdou foi poder rever Veneza!

    Tudo de bom

    ResponderEliminar
  17. Ainda não vi mas está na lista :)

    ResponderEliminar
  18. Um dos piores filmes que viste até hoje, SÃO??? Essa não me passava pela cabeça que alguém dissesse, mas pronto, são opiniões... :)

    Tudo de bom para ti também!

    ResponderEliminar
  19. Atenção, que parece que há quem o ache muito mau, LOPESCA! Eu continuo a achar que é divertido, especialmente num triste dia de nevoeiro... :))

    ResponderEliminar
  20. fui ver este filme com mais duas pessoas. todo o grupo (os três, claro) é heterossexual. Ela foi ver a Angelina Jolie. Ele foi ver o Johnny Depp. Eu fui ver Veneza. Foi giro. O filme entretém sem ser pastoso, tem acção sem ser barulhento. E a Angelina Jolie está mesmo toda boa :D

    ResponderEliminar
  21. Também achei o filme divertido, MOYLITO! Não fui ver a Angelina, mas realmente a mulher está espectacular... :)

    E claro, as paisagens de Veneza também valem a pena! :D

    ResponderEliminar

Sorri! Estás a ser filmad@ e lid@ atentamente... :)