segunda-feira, 27 de setembro de 2010

O SEGREDO DOS SEUS OLHOS

Baseado num romance de Eduardo Sacheri, o cineasta argentino Juan José Campanella adaptou e realizou "El Secreto de Sus Ojos" (no título original), em 2009, que ganhou o Oscar de Melhor Filme Estrangeiro deste ano. Merecidamente!
Benjamín Espósito, um oficial de justiça, é chamado para acompanhar uma investigação policial onde uma jovem recém-casada é barbaramente violada e assassinada. Impressionado com a brutalidade que presenciou no local do crime e também com a dor e amargura do marido da vítima, empenha-se pessoalmente na busca do criminoso. Mas, mesmo quando pensa ter descoberto o provável suspeito, a falta de provas deixa-o num beco sem saída, já que o juiz está determinado em arquivar o processo, contando apenas com o apoio de Sandoval - seu colega, amigo e bêbado inveterado - para resolver o caso. Decorria então o ano de 1974.
25 anos depois, já aposentado das suas funções, resolve escrever um livro sobre a impunidade do crime e respectivos desenvolvimentos obscuros (numa época em que a ditadura militar argentina vivia o auge), participando essa intenção a Irene, sua antiga chefe - a única mulher que nunca esqueceu nos seus sonhos mais arrojados e irrealizáveis.  E, de surpresa em surpresa, descobre que o final para o seu livro deveria  ser outro...


Romance, comédia, policial, thriller, este filme tem de tudo um pouco e é daqueles que dá verdadeiro sentido à paixão pelo cinema:  interpretações excelentes de Ricardo Darín, Soledad Villamil, Pablo Rago e Guillermo Francella, ente outros; argumento de uma enorme sensibilidade, credível e com ritmo; fotografia, música e caracterização a contribuírem para o seu êxito. GENIAL!
 
Imagem de cena do filme da net.

13 comentários:

  1. Ah, e agradeço às meninas "cinéfilas" que insistiram para ir ver este filme, já que nunca seria muito provável que fosse escolha... :D

    ResponderEliminar
  2. Sabia que ias gostar, Teté! :p
    É daqueles filmes que ao sairmos do cinema ficamos mesmo satisfeitos por não o ter perdido.

    ResponderEliminar
  3. Carambas, Teté, despertaste a minha curiosidade... e, nunca irei de surpresa em surpresa, descobrir o final do filme!!!

    ResponderEliminar
  4. E o Scolari também faz parte do elenco?!

    ResponderEliminar
  5. A culpa é do mordomo. Aposto... :p

    ResponderEliminar
  6. Já tinha ouvido falar muito deste filme mas nunca me dei de facto ao trabalho de tentar saber alguma coisa sobre ele. Vou tratar de arranjar e ver! Sabes porque? Porque foi o primeiro filme que te vi dizer que gostaste mesmo e acredito que tu és um bocado como eu na área do cinema, aliás acho que já tinha dito isto. Ou seja, não é qualquer filme que nos arranca uma boa critica. E olha que eu vejo muitos. Beijos.

    ResponderEliminar
  7. Obrigada, obrigada, obrigada, TONS DE AZUL! Não foste a única a indicar-me o filme como a "não perder", mas contribuíste muito! :D

    ResponderEliminar
  8. Despertei a tua curiosidade, EMATEJOCA, e nunca o vais ver?! Ora, então afinal não despertei nada... ;)

    ResponderEliminar
  9. Acho que não, REIZÃO, parece-me que o filme dele era outro... :))

    ResponderEliminar
  10. Xi, pá, MOYLITO, agora que falas nisso... acho que nem aparecia lá nenhum mordomo! Falha grave, para encontrar suspeitos... =))

    ResponderEliminar
  11. Já referi muitos outros filmes de que gostei, PSIMENTO, mas este é daqueles de encher as medidas...

    Vê e depois diz-me o que achaste, mas suponho que vais gostar! :D

    Beijocas!

    ResponderEliminar
  12. Despertaste sim a minha curiosidade, minha cara Teté, mas não acredito que um filme argentino apareça por cá.
    No entanto, pode ser que isso aconteça, porque este ano a Feira do Livro em Frankfurt tem como país de honra, a Argentina, e há sempre outras actividades referentes ao país em questão.
    Vamos lá ver...

    ResponderEliminar
  13. Então se essa oportunidade surgir, EMATEJOCA, não a percas! Para mim, este é dos melhores filmes que vi nos últimos tempos... :)

    Infelizmente, se nos outros blogues já foi mais fácil entrar, no teu nem consigo descer a página e ler o post... Sorry!

    ResponderEliminar

Sorri! Estás a ser filmad@ e lid@ atentamente... :)