domingo, 13 de dezembro de 2009

OS CARTÕES VERMELHOS VÃO PARA...

O desafio partiu da Teresa, do blog "Continuando assim...", e consiste em listar 10 coisas (ou comportamentos) que detestamos. Segue para quem o quiser agarrar, evidentemente, e os cartões vermelhos vão para...

Violência - na guerra, deixando atrás de si um rasto de sangue, horror e mágoa; do mais forte sobre o mais fraco; do criminoso sobre a vítima; física ou psicológica; doméstica, aproveitando da forma mais cobarde a proximidade de uma relação ou parentesco; sobre os animais, quer em touradas, caças à raposa, luta de cães ou galos, etc., como no próprio abandono dos de estimação.

A indiferença perante a miséria alheia, ainda mais se o indivíduo, para alcançar os próprios objectivos, não se importa de gerar novos conflitos. Aliada a esta surgem também os chicos-espertos, que vão desde o vendedor que vende um produto estragado ao empresário ou político corrupto, passando pelo vulgar cidadão que se aproveita de determinadas circunstâncias para obter benefícios a que não tem direito e por todos o bruxos, videntes ou seitas que prometem a felicidade eterna em troca de uns "trocos". A inveja promove estes actos, a mentira deslavada ou o mexerico costumam ser armas tão eficazes como a justiça (portuguesa, e não só) inoperante!

Arrogância e vaidade também merecem o vermelhusco, quaisquer que sejam as causas: beleza, elegância, berço de ouro à nascença, status, poder económico, grau de cultura, fama, bom emprego, etc. Não nascemos todos iguais nem todos tivemos as mesmas vantagens, daí até a "ilustre" criatura andar de nariz empinado, como se a restante humanidade se devesse curvar aos seus pés e prestar-lhe vassalagem, pois, já são outros 5 paus...

Todos precisamos desabafar de vez em quando, mas passo-me dos carretos com lamentações constantes: um dia é porque dói o calo do mindinho do pé esquerdo, outro porque não se soube aproveitar uma excelente oportunidade que surgiu há 23 anos, num terceiro porque morreu aquele vizinho do 10º direito que cumprimentava sempre com um "bom dia!" em eventuais encontros no elevador, e por aí adiante. (no mínimo, parece gozo com todos aqueles que apenas sobrevivem miseravelmente sabe-se lá como - em palcos de guerra ou em países onde grassa a fome - que nunca na vida souberam o que era uma oportunidade ou que estão verdadeiramente doentes!)

Por último, tudo isto se resume à ESTUPIDEZ humana, falha de sentido de humor, em que a capacidade de discernimento raramente ultrapassa o nível do próprio umbigo...


Fotografia da net.

24 comentários:

  1. Ainda bem, que o cartão vermelho não é para mim, minha cara Teté, por eu te mandar tantos desafios... este é interessante e diferente dos outros. Vou levá-lo.

    Hoje à noite volto aqui. Como eu costumo dizer:
    - o Natal é muito bonito, mas dá muito trabalho.

    ResponderEliminar
  2. Concordo com a tua escolha. No fundo, a ESTUPIDEZ consegue englobar quase todas as outras. Sem estupidez humana não haveriam guerras, violência, disputas, indiferença perante sentimentos ou sofrimento alheio, etc. Sem a estupidez humana limitavas-te a dar o cartão vermelho à chuva, ao vento... mas não às alterações do clima, que até já aí a estupidez humana conseguiu tocar!

    Beijos :)

    ResponderEliminar
  3. Olá Teté

    Acho este desafio interessante.
    Vou levá-lo, mas não hoje.
    Beijinhos
    Licas

    ResponderEliminar
  4. (sic) existem duas coisas infinitas, o universo e a estupidez humana e quanto ao universo tenho algumas duvidas.

    haveria vermelho suficiente?

    ResponderEliminar
  5. Ah, não, cara EMATEJOCA, alguma vez te ia dar cartões encarnados por causa de desafios?! :))
    É verdade, o Natal pode dar imenso trabalho... ;)

    Se não engloba toda a estupidez humana, PAX, está lá perto... À chuva, ao vento, a todas as doenças, mas isso são temas que não dependem da vontade do homem! :)
    Beijocas!

    ResponderEliminar
  6. Olá, LICAS!
    Já sabes que os desafios são sempre que as pessoas quiserem... :)
    Beijinhos!

    Pois, VÍCIO, até esse universo é capaz de estar a mentir! :D
    E sim, é possível que o vermelho esgotasse, se desatássemos a atribuí-lo a comportamentos mais específicos, tipo os condutores de Domingo... :e

    ResponderEliminar
  7. tudo muito bem, sem dúvida. no entanto, quanto à vaidade. e se alguém tiver mais que razões para ser vaidoso? não é o meu caso, embora as razões me sobrem. orgulho-me de ser extraordinariamente modesto. chega a ser doentia a minha modéstia, de tão excelsa que é :)

    ResponderEliminar
  8. Eu subscrevo por baixo....começas-te bem.....não á violência.

    Beijokitas

    ResponderEliminar
  9. "O chefe do Governo italiano, Silvio Berlusconi, foi hoje atingido no rosto por um objecto metálico, caiu por terra, a sangrar, e foi conduzido ao hospital de San Raffaelle, na cidade de Milão."
    O que dizes a esta violência, minha cara Teté? Dás o cartão vermelho a quem atirou o objecto metálico ou ao próprio Berlusconi?

    ResponderEliminar
  10. Cartão vermelho ao Berlusconi...ele merecia, apre, se eu fosse como ele, já nem precisava de plásticas, já as tinha feito todas, com o dinheiro do Povo, ora pois...
    jinho, tété...laura

    ResponderEliminar
  11. bem dados!! e visto agora os teus...xiiii faltou-me tanta coisa :)

    bj
    a estupidez ...essa merecia dois vermelhos !!

    teresa

    ResponderEliminar
  12. Cartão vermelho a quem não estiver de acordo com os teus cartões vermelhos.
    Beijinho Tété

    ResponderEliminar
  13. MOYLITO, vaidade no sentido de comportamento frequente do indivíduo, a exibi-la constantemente, não por um caso pontual de um trabalho bem feito, no nascimento de um novo familiar, no sucesso escolar de um filho ou sobrinho, etc. Mas sim, adivinhava que modesto era o teu apelido... =))

    Bem me parecia, TERESA DURÃES! :)

    Pois, analisando bem, a violência é o mal maior, PARISIENSE! (a doença também, mas essa não é uma decisão do Homem)
    Beijokitas! :)

    ResponderEliminar
  14. Vai aqui: http://ematejoca3.blogspot.com/

    no "White Christmas" há um comentário da Licas.

    Estou vazia, sem ideias e com vontade de matar o "ematejoca azul"!!!

    ResponderEliminar
  15. Para ser franca, EMATEJOCA, dava cartão vermelho aos dois: ao agressor, por razões óbvias, ao Berlusconi não como vítima, mas como político falso e manipulador, empresário sem escrúpulos e tenho a certeza que também detentor de mais uns quantos comportamentos que abomino... :D

    Ninguém merece ser vítima de agressão, LAURINHA, agora que o fulano não é flor que se cheire, lá isso é certo! ;)
    Jinhos, nina!

    ResponderEliminar
  16. Falta sempre qualquer coisa, TERESA! Mas normalmente resume-se tudo a estupidez, mesmo! ;)
    Beijoca!

    Alinho nessa, KIM! :))
    Beijinhos!

    Ora, TERESOCA, matar o bloguito nas vésperas do Natal até parece mal! (e até pode levar cartão vermelho, por não se enquadrar na época natalícia, eheheh!)
    Vá, pensa com calma, antes de tomares uma decisão dessas! (todos temos dias menos inspirados, não é?)
    Já lá vou espreitar... :)
    Beijinhos!

    ResponderEliminar
  17. Será vaidade dizer que me considero retratada nos teus ódios de estimação: tenho todas essas qualidades e mais alguma. :-/ Vou adornar a árvore de Natal com os cartões vermelhos.

    ResponderEliminar
  18. Continua em tom de brincadeira, minha cara Teté, pois é como eu gosto de ti. Tu sabes, que eu também não sou para lamentações, e o comentário da Licas não foi nenhuma surpresa, ambas sabemos isso, infelizmente.
    Mesmo assim...

    ResponderEliminar
  19. Ui, só te falta a beca, SUN, para contribuíres para a inoperância da Justiça tuga... :e
    Mas sei lá, os cartões vermelhos se calhar até ficavam bem pendurados na árvore natalícia! :D

    Não foi surpresa, EMATEJOCA, mas a esperança é que ela já se estivesse a recompor! Enfim, não podemos fazer nada a não ser esperar por melhores dias...
    Beijinhos!

    ResponderEliminar
  20. Também já andei a distribuir uns catões vermelhos directos. Tomara que a comissão disciplinar dê muitos jogos de castigo aos prevaricadores.

    ResponderEliminar
  21. Pois, PAULOFSKI, isso talvez seja mais difícil... :p

    ResponderEliminar
  22. Olha inté parece que semos inguais, aprovo tudo o que reprovas! x)

    Posso fazer com cartão encarnado?? Ouvi dizer que não se diz vermelho... :g ehehehe

    Bijocasssss ;)

    ResponderEliminar
  23. Ui, que bom para ti, TÁ-SE BEM! E já que estou em maré de confissões, é verdade que a estupidez humana às vezes também me faz rir... ;;)

    Quanto ao encarnado em vez de vermelho, pois, sabes que já é cena antiga, né?! ~xf

    Beijooocas!

    ResponderEliminar

Sorri! Estás a ser filmad@ e lid@ atentamente... :)