quarta-feira, 1 de julho de 2009

INSPIRAÇÕES...

... são como os chapéus do Vasco Santana (na "Canção de Lisboa"): há muitas!

Se algumas são poéticas, fotográficas, musicais, humorísticas, literárias, cinematográficas ou abraçando qualquer outra veia artística, suscitando elogios de muitos (e, porque não dizê-lo, invejas mesquinhas da parte de alguns, pouco ou nada talentosos), outras há que nos chocam: refiro-me às comerciais!

Já não bastavam os dias de todos e de tudo, para pôr a malta a gastar dinheiro em presentes, presentinhos e presentões ou a contribuir para milhentas causas teoricamente meritórias - mas que, na prática, nunca se sabe para onde vai o produto da "pedinchice", salvo raras excepções - ontem, num centro comercial, deparei-me com uma loja que exibia na montra umas máscaras brancas, cada uma ostentando uma daquelas máscaras esverdeadas que supostamente protegem da gripe (qualquer que ela seja, acho?!). E não é que já lá andava uma flausina toda satisfeita com aquilo enfiado na fronha???

Ora se médicos e cirurgiões usam máscaras daquele género para certas intervenções, suponho que há muito tempo se vendem em farmácias e estabelecimentos similares. Então, para quê produzir uma montra cheia de máscaras mascaradas? Fomentar o medo ou o pânico alheio com as gripalhadas, para aumentar os lucros, no mínimo, parece uma ganância desmedida...

Até na publicidade (cujo alcance último é vender produtos ou serviços) há inspirações giras, como neste caso - em versão para cinema:



Enfim, pelo menos alerta para o que se pode fazer, não para eventuais "papões"!

23 comentários:

  1. He! Gosto muito de boas comerciais como essa.

    Beijoquita, Teté.

    ResponderEliminar
  2. Também acho piada, SUN! :D

    Beijoquita para ti!

    ResponderEliminar
  3. ~xc Bem bolado!
    Sou fanzoca desses comerciais!
    Beijoka e boa continuação .

    ResponderEliminar
  4. A fronteira entre a boa publicidade / boas campanhas e a simples imbecilidade é muito ténue, e raros são aqueles que não a ultrapassam. Ou então essa montra era uma espécie de homenagem ao Michael Jackson...

    Beijo!

    ResponderEliminar
  5. Também gosto desta publicidade feita com imaginação.....que é o que está a faltar neste país.

    E o ser humano é mesmo desmedido......tudo quanto o atormeta ao mesmo tempo lhe dá um certo gozo, vai daí usam e abusam de qualquer forma para divulgar o pior que possa existir, como nesse caso as ditas mascaras. Parece que a maldade e a falsidade é que vende.

    Beijokitas e um bom dia

    ResponderEliminar
  6. Já não tenho idade para pensar nessas coisas!

    ResponderEliminar
  7. O anúncio está muito giro mas tem um erro. Quando o frasco de sabonete líquido está a falar, o doseador anda para baixo e para cima mas não sai nenhum sabonete.:)]

    ResponderEliminar
  8. Sem legendas não vou lá... ~xf :D

    Mas sim, esta paranóia com o H1N1 já irrita. Apetece-me ir de férias para o méxico só pra contrariar!!!!!!! :g

    ResponderEliminar
  9. se pensarmos na publicidade dos creme para a pele, para o acordar, deitar, sol, hidratar, e sei lá mais o quê, não se fazia mais nada durante o dia.

    Quanto à pedinchisse, já contribuo para uma associação, não dou a mais ninguém. Uma chega

    ResponderEliminar
  10. há algumas coisas que vendem sempre, a fome, a sede, o sexo e o medo... é que é garantido. e maior parte dos anúncios encaixam-se nestas categorias.

    ResponderEliminar
  11. Sempre achei piada a boas publicidades, MYLLANA! :D
    Pena não serem muitas!
    Beijoca!

    Ora nem mais, RAFEIRITO! E sim, uma das pancadas do Michael era andar com aquilo na cara, já de si tão "plastificada", mas suponho que o dono da loja nem pensou nisso, tão concentrado devia estar a pensar nos cifrões! Que cretinice! :p
    Beijoca!

    Cá por mim inclino-me mais para a ganância pura e simples, PARISIENSE! ~xp
    Beijocas, nina!

    Acredito que não, REIZÂO, com as galinhas e as batatas para cuidar... ;)

    ResponderEliminar
  12. Quiçá não teria só um resto no fundo, PREDATADO? :[

    Sorry, VANI, mas por acaso nem sei se há com... :-/
    Irritar, irrita, mas também não é preciso exagerar! :g

    Aqui só para nós, TERESA DURÃES, raramente assisto a publicidade: vejo pouca TV e, quando vejo, aproveito os intervalos para fazer outras coisas... :))
    Odeio pedinchices! A vida não está difícil para todos?! :-w

    Não viste o anúncio, pois não, MOYLITO? É que este não se enquadra em nenhuma dessas categorias... :))

    ResponderEliminar
  13. Anónimo7/02/2009

    E há muita gente que sem máscara usar, anda mais mascarada que um palhaço.
    Ao menos esse merece o nosso respeito.
    Máscara a quanto obrigas!
    Kim

    ResponderEliminar
  14. O palhaço merece todo o meu respeito, sim, KIM, estes "mascarados" em protectores da saúde pública e os respectivos hipocondríacos que os seguem que nem deuses, é que nem por isso... ;)

    ResponderEliminar
  15. ooohhh o blog não está actualizado...

    ResponderEliminar
  16. podia ser apenas um caso de mau hálito... :)]

    ResponderEliminar
  17. :D não tem a ver com o post :)) :D mas com os porcos que triunfam: é o livro que me meti a ler agora :D embora esta edição mais recente (de 2008) tenha sido traduzida por um gajo mais ousado e o título tenha ficado o original: Quinta dos Animais (Animal Farm: a fairy tale). ~xp

    ResponderEliminar
  18. Mas sou só eu que sei que esta "pandemia" foi provocada pq as paletes de Tamiflu estavam a expirar o prazo de validade??

    Não percebo como é que tanta gente "embandeira em arco" com as noticias bombásticas das televisões...

    enxofre

    Nota: Os livros de que falo no meu blog, podem ser tudo o que tu quiseres, menos de terror! :)
    Quando muito, é uma mensagem subliminar para deixarmos de olhar para o óbvio e ver um pouco mais longe, aceitando as diferenças.

    ResponderEliminar
  19. Há dias assim, TERESA DURÃES... :D

    É, VÌCIO, a flausina devia estar preocupada em transmitir o seu mau hálito ao pessoal... :e

    :)) Sabia que estavas a falar desse livro, VANI, o que calhou muito a propósito do "porco desaparecido" do Reizão... fartei-me de rir com o teu comentário! =))
    Não sabia que a tradução mais recente mantém o título (quase) original. A D O R E I o livro, como deves calcular, embora já o tenha lido há uma catrefada de anos, mas parece-me continuar muito actual! Porcos?! BAAAH!!! :-w (nada contra os bichinhos em si, suponho que a referência dele até era a um político cá da praça... :D)

    Oh, DIABBA, já li umas coisitas nessa onda, mas qu'é que queres, sou céptica em relação ao que leio (jornais, revistas, blogs, internet, tanto faz) ou às notícias televisivas! Mas há quem não "filtre" e ache a pura da verdade, neste caso só escrevi sobre o que vi! :e
    Quanto à tua nota, pois, não conheço os livros ou a autora minimamente, mas em relação a vampiros, fantasmas, ETs e personagens afins, fico sempre de pé atrás (em BD até têm a sua piada, com as carantonhas lá estampadas e supostamente assustadoras, embora o "mancha negra", por exemplo, não assustasse ninguém), que não aprecio "terror", em livros ou filmes. Da próxima vez que passar por uma livraria, vou espreitar a escritora... sem preconceitos! :))
    Beijoca enxofradita!

    ResponderEliminar
  20. Ah muitoooooo bom, hehe há pessoa com muita criatividade

    ResponderEliminar
  21. É, MIKAS, há uns com uma criatividade positiva e outros, que infelizmente a canalizam apenas para aumentar os lucros, independentemente do assunto em causa... :[

    ResponderEliminar
  22. Pelo menos o filme publicitário - inteligente e criativo - é uma garantia de que nem só de ganância vive a propaganda.
    Um beijo!

    ResponderEliminar
  23. Valha-nos isso, OLIVER, que publicidades enganosas também não faltam... :s

    Beijoca! :)

    ResponderEliminar

Sorri! Estás a ser filmad@ e lid@ atentamente... :)