quinta-feira, 2 de julho de 2009

ESCREVER CONTOS DE CABEÇA!

Fotografia de Ian Britton

Patricia Highsmith tem um conto intitulado "O homem que escrevia livros de cabeça", ou título semelhante, que é uma história deliciosa de um escritor que não escreveu nenhum livro. "Como é que é?" perguntam todos, em coro, admiradíssimos. Bem... podem não ser todos, meia dúzia... OK! Um ou dois e chega! Bom, mas como eu ia explicar, esse auto-intitulado escritor engendrava uma história, personagens, locais, cenas, diálogos, tomava apontamentos e depois de encontrar o final perfeito para o seu enredo, ficava feliz e descansado. E aí já não se dava ao trabalho de passar as letras para o papel, pois, para ele, o livro estava terminado.

Descobri que sofro de um síndroma idêntico! Escrevo lindos posts de cabeça, quando vou teclar, parecem-me já ter perdido o interesse... ah, ah, ah!

26 comentários:

  1. não perderam...
    tem que ser o que vem... compor... és estragar... (tou a falar no meu caso)

    abrazo serranio e de cabeça

    yayayya

    ResponderEliminar
  2. achas que és a unica? e quando leio um post, vou a comentar e... o que é que eu queria mesmo dizer??? beijinhos nina

    ResponderEliminar
  3. Nesse caso, acho que há muita gente a sofrer desse "mal". Lol!
    Às vezes, começo a idealizar um post excelente, chego a casa, ligo o pc, pego no teclado e, só então me apercebo que já lá não está. Tenho de voltar aos tempos do "apontar para depois postar" como fazia nos primórdios bloguísticos!

    Beijinhos!

    ResponderEliminar
  4. Como vês não estás sozinha. Também compreendo perfeitamente a que é que te referes e estou longe de poder dizer que nunca me aconteceu. No mundo actual isso é compreensível, a meu ver, dado a enorme quantidade de estímulos a que estamos sujeitos e que nos levam a “arrumar” as coisas a grande velocidade…

    Em todo caso não posso deixar de referir que, mesmo padecendo desse síndroma, ainda consegues escrever textos com muito interesse! ;)

    Beijinho,
    FATifer

    ResponderEliminar
  5. Pois, Teté, estás a precisar da/o tal secretária/o com a gravadora sempre pronta. Mas lembra ditar vírgulas e pontos, faz favor! (`_^)

    Beijoquita

    ResponderEliminar
  6. vês como isso é sinónimo de inteligencia demasiada, como o outro! Ora pensa, lembra e acabas e já tá, ahhh se fossem todos assim os livros nem existiam. ahhhhhh, pois é, é a falta de vontade, por vezes escrevemos, olhamos e pensamos, ná, na sai nada de jeito, e, pumba, apaga-se e recomeça-se..Beijinhos..

    ResponderEliminar
  7. Gracias, MIXTU! :)
    Dependendo do que é, compor ou rever não é estragar! Sem exageros, evidentemente! Às vezes faz falta parar e ponderar se a momentânea "desorganização mental" interessa a alguém... ~xo
    Abraço citadino para ti! (com cabeça e coração) :))

    Única, MOI, MARIA INÊS?! É que não, mesmo! =))
    Isso de pensar em comentar uma coisa e acabar noutra, pois, também acontece! Aqui só para nós, por vezes o "excesso de informação" perturba-me mais do que a falta dela... ;)
    Beijocas, nina!

    Eh, eh, eh, MATCHBOX32, à conta disso ainda ando com um bloco e caneta na mala, para ir apontando uma coisa ou outra. Mas nem sempre dá jeito, né? "Ora repita lá essa frase 'maravilhosa' que acabou de dizer, para eu pôr no meu blogue..." 'Tás a ver, né? b-(
    Beijinhos!

    ResponderEliminar
  8. Quantidade de estímulos e de informação, FATIFER, que às tantas confundem mais do que ajudam, né? :h
    Como se os próprios neurónios já não chegassem para isso... ;)
    Beijinhos!

    Ah, SUN, nem estava a referir sonhos que desaparecem quando acordamos... que esses, então, são mais que muitos!(`_^)
    Mas gosto de vírgulas e pontuações no texto, armada em esquisita! :))
    Beijoquita para ti!

    Nem livros, nem blogues, nem nada, não é, LAURINHA? ;)
    Apagar e começar de novo também é o "lema" que sigo normalmente, mas tem dias que deixo para o dia seguinte, porque para "confusão" já basta a minha... :)
    Jinhos!

    ResponderEliminar
  9. Comigo acontece o mesmo :P
    rssss

    boa sexta e beijocas

    ResponderEliminar
  10. A mim isso acontece-me quando me deito......faço todo um filme na m/cabeça e depois quando não estou a gostar do enredo digo para mim mesma ....."Vá deixa de ser idiota e dorme que amanhã tens de ir trabalhar"....ahahahahah

    Vem até cá e ver a recriação historica e já vais ter paleio para uma duzia de post......

    Beijokitas

    ResponderEliminar
  11. Ás vezes acontece-me estar a pensar: ah vou escrever isto mesmo, isto dava um post fixe... depois fico em frente ao pc e já não consigo conjugar as frases da mesma forma :-)

    ResponderEliminar
  12. :)) olha, olha, cá está mais uma a fazer méeeeeeeeh! ~xp :))

    Temos mesmo de começar a fazer como alguns e andar de bloquinho em riste...ou como outros e passar a confiar mais naquilo que pensamos...8-w

    ResponderEliminar
  13. méméééé... bloquinhos? já ando com eles na bolsa, por vezes, paro no meio da rua, chego-me pró lado e escrevo o que se está a passar na minha tola, e ao chegar, escrevo aqui...hum, funciona, e por vezes são tantos assuntos que metade fica pra depois..beijinhos.

    ResponderEliminar
  14. Curioso... os que vais teclando são extremamente interessantes...
    Tal não seriam os outros...

    Beijocas e bom fim de semana para ti também.

    ResponderEliminar
  15. Acontece com quase todos, ao que parece, MYLLANA! ;)
    Beijocas!

    Ah, não posso, PARISIENSE! Por várias razões, mas a mais importante das quais é que o filhote regressa Domingo de umas mini-férias no Algarve... :D
    Quanto aos "filmes", pois, parece que não sou a única! :))
    Beijokitas, nina!

    É, MIKAS, parece que é situação mais comum do que pensava... :)

    ResponderEliminar
  16. Junto-me à "carneirada", é, VANI?! :))
    Ando com um bloquinho (e caneta) na mala, mas raramente o uso. E confio naquilo que penso, embora duvide que mais de metade interesse aos outros. Normalmente, o problema é mais de excesso de informação e de encadeamento de temas, que depois vira um post que ninguém entende! (nem eu!) =))
    Enfim, tem dias... :-/

    Ah, não, raramente uso o bloquinho que tenho na mala, LAURINHA! (usei para tirar as notas do filho e da sobrinha no ano passado, agora quando estive no Norte para assentar os endereços dos locais que queria visitar, de permeio só uma placa num jardim que nem usei...) :))
    Jinhos, nina!

    PINOKA, os outros foram auto-censurados por demasiado confusos, porque acho importante que os assuntos sejam claros, mesmo que eventualmente polémicos ou opiniosos. E todos são livres de discordar... ~xf
    Beijocas!

    ResponderEliminar
  17. és tu e eu. temos que começar a andar com um bloco e a apontar as genialidades, quais cantores ou compositores!

    prometo voltar...

    ResponderEliminar
  18. Não, não me esqueci do teu blogue...
    Também já não passava por aqui, nem por nenhum outro, à algum tempo...disposições.
    Pus a leitura em dia e deixo um beijinho

    Bfs

    Teresa

    ResponderEliminar
  19. Não ouvi falar deste livro, mas é um tema muito interessante. De certa maneira, acho que todos nós somos escritores ou autores de outra manifestação cultural como a deste escritor.
    Foi uma boa indicação!
    Um beijo!

    ResponderEliminar
  20. Padeço de mal semelhante, e nem a técnica do bloco me salva. Eu bem anoto, mas depois ainda é pior, que leio e já não me apetece escrever sobre aquilo.
    O ideal era mesmo ter um processador de texto ligado às ondas cerebrais, e que publicasse automaticamente no blogue, não era?

    ResponderEliminar
  21. os trabalhos finais do Michelangelo são "inacabados" precisamente pela mesma razão. quando ele tinha tirava da pedra tudo o que queria, abandonava-a e iniciava o projecto seguinte, deixando os contemporâneos à toa pelas obras toscas e "por terminar"

    ResponderEliminar
  22. Já ando com um na maleta, mas raramente o uso, CADITONUNO!
    E és sempre bem-vindo, com uma ou outra reviravolta entretanto... :)

    EMIGRANTE (também não que esqueci que te chamavas Teresa): a blogosfera, tanto quanto me apercebo, tem fases, que se prendem essencialmente com o modo de estar de cada um, com a sua maior ou menor disponibilidade, com certos momentos em que apetece ou não (com)partilhar vivências, até com as condições meteorológicas.
    Como em tudo, na vida... ;)
    Beijoca!

    O livro é uma colectânea de contos, OLIVER, mas a este achei uma enorme piada, até porque pertence à tal "manifestação cultural" que referes, invisível... :D
    Beijocas!

    ResponderEliminar
  23. Oh, SAFIRITA, não te preocupes, que o bloco por enquanto ainda não serviu para nada de especial, mesmo se começo um post na véspera e depois não publico, no dia seguinte sai outro completamente diferente! :g
    E quer dizer, estamos a falar de 'posts', não de um livro ou (para os mais exigentes) de uma obra-prima da literatura, né? :))
    (de modo que também não sei se esse sistema "automático" funcionaria por aí além...) :h
    Beijocas!

    A vantagem do Michelangelo, MOYLITO, é que já tinha realizado grandes obras para a posteridade, daí uma ou outra inacabada poder suscitar tal confusão... :e

    ResponderEliminar
  24. :) Isso acontece-me imensas vezes!
    Deixa lá. Há coisas piores! :)

    ResponderEliminar
  25. Oh, TONS DE AZUL, claro que não me parece muito preocupante... :))

    ResponderEliminar

Sorri! Estás a ser filmad@ e lid@ atentamente... :)