segunda-feira, 9 de novembro de 2015

A ESTRELA DO DIABO (e outros)

Foram estes os 4 livros que li durante o internamento hospitalar, dos quais vou dar uma breve resenha, para não maçar muito.

A ESTRELA DO DIABO
Este é um livro chave para quem segue as investigações de Harry Hole: tal como o inspetor suspeitava (e finalmente consegue provar) Tom Waaler é o polícia corrupto que está por trás do tráfico de armas em Oslo e o assassino da sua ex-parceira de equipa, que dá pela alcunha de Prince. Mas certo é que o policial está permanentemente bêbedo - o que por vezes chega a ser doloroso de ler, pois ele cai em tudo o que é sítio, anda à cabeçada a torto e a direito, está sempre aleijado - o que põe em risco o seu próprio lugar na polícia. Mas o chefão está de férias, pelo que só assinará a sua demissão quando voltar. Entretanto, ele começa a interessar-se pelo caso de um assassino em série, conseguindo deixar de beber durante alguns dias e obtendo bons resultados.
Devo esclarecer que este livro é tão violento quanto os anteriores. Mas, para mim, tem algo que os outros não costumam ter: a partir de certa altura a identidade do assassino é previsível.

À ESQUERDA DE DEUS
E se um rapaz de 22 anos, toda a vida criado como ateu e comunista - à semelhança dos pais - um dia vai a Fátima com uns amigos e fica tão impressionado com a Fé da multidão e a imagem da Virgem que começa a ter dúvidas sobre a existência de Deus? Pois, acaba por ir falar com o prior da paróquia e com o camarada Lopes (suposto especialista em religião do PCP), a conselho do pai. Em simultâneo, a vida de Manuel e da sua família passa por momentos difíceis, quando a avó perde o tino e eles têm de a levar para a casa minúscula onde vivem, por não haver nenhum lar decente onde a acolham. A ela e a Baltazar, o seu cão cego.
Um livro a lembrar que todos passam por momentos difíceis, mas também com um certo humor que de alguma forma os "desdramatiza".

CONVERSAS COM A MINHA GATA
Sara Léon vive com Joaquín num simpático apartamento em Londres, trabalha numa empresa de publicidade, tudo parece decorrer lindamente. Até que ela desmaia a meio de uma reunião e é-lhe diagnosticada uma depressão: quando se vai ver melhor, já não faz amor com Joaquín há meses e os projectos que tem em mãos são contra tudo o que sempre acreditou, como grande defensora da natureza. E ao tentar falar com o companheiro, este propõe-lhe a separação (para dar um tempo). É aí que a gata lhe bate à janela e começa a falar com ela, suscitando-lhe a dúvida se é a sua imaginação a falar, se a depressão, se a bicha pertence mesmo ao reino dos animais falantes. 
Os conselhos da gata são simples, para seguir o seu nariz (que estranho cheiro é aquele no pescoço do amante?), para caminhar, comer, enfim, para aproveitar bem o que a vida lhe dá.
"Conselhos" da gata à parte, o livro ganhava mais se ela na sua "transformação" não virasse vegetariana - está-se a tornar quase um clássico: para melhorar de vida a mulher torna-se vegetariana e a partir daí todos os seus problemas se desvanecem. Que treta!

QUEM  MATOU PALOMINO MOLERO?
O romance foi escito nos anos 80, é possível que muita coisa tenha mudado na sociedade peruana de então para cá. Palomino Molero é encontrado enforcado, espetado num pau e com marcas de queimaduras de cigarros por todo o corpo. Um crime que dá pesadelos ao próprio guarda, porque por aquelas bandas os crimes acontecem em brigas entre homens, não com estes requintes de malvadez. Lituma ,o guarda, e o seu chefe, tenente Silva, tentam desvendar o mistério, mas no centro de aviação onde Palomino era aviador o comandante recusa qualquer colaboração: entrega-lhes um comunicado idêntico ao que enviou aos seus superiores, dizendo que o aspirante a aviador era considerado desertor, pois tinha-se ausentado do quartel 3 dias antes.
No entanto, a perseverança do tenente Silva faz com que ele consiga desvendar o crime, mesmo sem a colaboração do dito comandante. Mas a verdade é tão estranha que ninguém acredita na versão oficial, todos têm teorias bastante mais complicadas (e imaginativas), que envolvem espionagem, a ingerência do Equador, etc. e tal...

28 comentários:

  1. Teté, bem-vinda de novo ao seu blogue e obrigada pela partilha dos livros lidos. Ainda que em momentos menos bons, decerto a confortaram e ajudaram a passar os dias.

    Beijinhos para si.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Verdade,MZ, a leitura ajudou-me imenso a passar o tempo...:)

      Beijinhos

      Eliminar
  2. Isso é que foi ler, Teté! Como te compreendo! Quando me fizeram a histerotomia estive oito dias no hospital e também li como uma louca.... Gostei das resenhas, especialmente a da gata, claro.....

    Boas melhoras, minha querida! Beijinhos e ronrons...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ah,GRAÇA, é a solução para não estar ali horas a olhar para o ar... ;)

      Obrigada e beijocas!

      Eliminar
  3. O do Gato deve ser muito engraçado e concordo contigo quanto ao passarmos a ser felizes e "verdes" :)))
    Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não há pachorra para tanta verdura sinónimo de felicidade, PAPOILA! :S

      Beijinhos

      Eliminar
  4. Todas as leituras são boas quando somos nós que as escolhemos
    Umas agradam muito, outras menos

    E que tal de saúde? Temos mulher
    para o que der e vier?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Nem se pode dizer que foram muitas escolhas minhas, exceto o primeiro, ROGÉRIO,que a minha mãe é que me arranjou os livros (o de Joaquim Almeida Lima estava em casa,à espera de vez).

      Quanto a saúde isto vai lá, demora é o seu tempo... ;)

      Eliminar
  5. Quatro sugestões que registo de bom grado.
    Que bom que é vê-la por aqui!!
    Beijocas

    ResponderEliminar
  6. Não gosto de ler livros violentos. Os escritoires nórdicos têm essa tendência.
    Dos outros livros mencionados, nunca tinha ouvido falar. Tomo sempre nota em caso venham parar à nossa biblioteca.
    Um dos livros (policial) que estou a ouvir é de Michael Connelly, o segundo que dele leio, não considerando o filme “O poder e a lei” baseado no seu livro com o mesmo nome, que vi.
    Já leste alguns livros deste escritor?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É verdade, CATARINA, os escritores nórdicos têm um bocado essa tendência para a violência.Mas bem vistas as coisas todos os policiais envolvem uma certa violência, né?

      Não,não conheço esse escritor. Mas sabes como é, aqui há muitos escritores que passam e não são "badalados". Ou então não chegam a ser publicados... :P

      Eliminar
  7. A ESTRELA DO DIABO a identidade do assassino é previsível ou estás a ficar melhor a advinhar?
    ;)


    À ESQUERDA DE DEUS
    parece-me muito triste :(

    CONVERSAS COM A MINHA GATA
    parece interessante excepto o vegetariano pois a última vez que vi o meu gato gosta de carne ;)

    QUEM MATOU PALOMINO MOLERO?
    demasiado sério ;)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É, se calhar estou melhor a adivinhar, LOPESCA! ;)

      Não é!

      Não há pachorra para ler tretas vegetarianas.

      Verdade!

      Eliminar
  8. Valham-nos os livros nessas situações, Teresa ! :))
    Sem eles, o tempo demoraria "o dobro do tempo" ! ... Pelo menos, tira-se algum proveito !

    Beijocas !:))

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Verdade, RUI! O dobro a parecer o triplo ou o quádruplo...

      Beijocas

      Eliminar
  9. Deste só li , Conversas Com a Minha Gata, mas fiquei curiosa em relação aos outros :)
    Um beijinho

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Por acaso, até estava à espera de mais desse, FÊ! ;)

      Beijinhos

      Eliminar
  10. Anónimo11/13/2015

    Olá, Teté!
    Não sabia que tinha estado internada. Os quatro últimos meses têm sido um autêntico pesadelo ( morte da minha mãe, a minha doença e posterior internamento, intervenção cirúrgica, etc) e tenho andado afastado da blogosfera. É este o primeiro comentário que faço nos últimos meses. Espero que tudo já tenha regressado à normalidade e esteja bem, minha querida amiga. Ao contrário de si, não tenho conseguido ler nas últimas semanas/meses. Espero em breve regressar à normalidade e ao convívio com os blogs amigos. Votos de boas melhoras e um grande beijinho

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Pois, CARLOS, para mim a boa notícia é que está bem, após essa cirurgia. Ou melhor, apesar de tudo o que tem passado nos últimos meses. Os meus pêsames, pela sua mãe, e estimo a sua completa e rápida recuperação.

      Um grande beijinho

      Eliminar
  11. Quatro boas sugestões de leitura, Teté!

    Vargas LLosa seria o único que não me apeteceria ler, neste momento.

    Que continues em franca recuperação.

    Um beijo e votos de bom fim de semna

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Pois, há livros que nem sempre apetece ler em determinado momento, JANITA... ;)

      Obrigada e uma grande beijoca!

      Eliminar
  12. Das 4 sugestões, era capaz de começar pelo A esquerda de Deus.

    ResponderEliminar
  13. Já li Mário Vargas Llosa e agradou-me.

    Quanto a vegetais milagrosos e coisas do género , enfim... "que treta"!

    Beijinhos felizes com o teu regresso às lides blogosféricas :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Este é um pouco pesado, que já li outros de Llosa que são mais leves, SÃO...

      Não há pachorra para as tretas vegetarianas. Mesmo!

      Beijocas

      Eliminar
  14. Não li nenhum, mas vi-os nas livrarias, com excepção do segundo. Parecem bons livros. Talvez para uma próxima lista...

    ResponderEliminar
  15. Não li nenhum, mas vi-os nas livrarias, com excepção do segundo. Parecem bons livros. Talvez para uma próxima lista...

    ResponderEliminar

Sorri! Estás a ser filmad@ e lid@ atentamente... :)