A ESTRELA DO DIABO
Este é um livro chave para quem segue as investigações de Harry Hole: tal como o inspetor suspeitava (e finalmente consegue provar) Tom Waaler é o polícia corrupto que está por trás do tráfico de armas em Oslo e o assassino da sua ex-parceira de equipa, que dá pela alcunha de Prince. Mas certo é que o policial está permanentemente bêbedo - o que por vezes chega a ser doloroso de ler, pois ele cai em tudo o que é sítio, anda à cabeçada a torto e a direito, está sempre aleijado - o que põe em risco o seu próprio lugar na polícia. Mas o chefão está de férias, pelo que só assinará a sua demissão quando voltar. Entretanto, ele começa a interessar-se pelo caso de um assassino em série, conseguindo deixar de beber durante alguns dias e obtendo bons resultados.
Devo esclarecer que este livro é tão violento quanto os anteriores. Mas, para mim, tem algo que os outros não costumam ter: a partir de certa altura a identidade do assassino é previsível.
À ESQUERDA DE DEUS
E se um rapaz de 22 anos, toda a vida criado como ateu e comunista - à semelhança dos pais - um dia vai a Fátima com uns amigos e fica tão impressionado com a Fé da multidão e a imagem da Virgem que começa a ter dúvidas sobre a existência de Deus? Pois, acaba por ir falar com o prior da paróquia e com o camarada Lopes (suposto especialista em religião do PCP), a conselho do pai. Em simultâneo, a vida de Manuel e da sua família passa por momentos difíceis, quando a avó perde o tino e eles têm de a levar para a casa minúscula onde vivem, por não haver nenhum lar decente onde a acolham. A ela e a Baltazar, o seu cão cego.
Um livro a lembrar que todos passam por momentos difíceis, mas também com um certo humor que de alguma forma os "desdramatiza".
CONVERSAS COM A MINHA GATA
Sara Léon vive com Joaquín num simpático apartamento em Londres, trabalha numa empresa de publicidade, tudo parece decorrer lindamente. Até que ela desmaia a meio de uma reunião e é-lhe diagnosticada uma depressão: quando se vai ver melhor, já não faz amor com Joaquín há meses e os projectos que tem em mãos são contra tudo o que sempre acreditou, como grande defensora da natureza. E ao tentar falar com o companheiro, este propõe-lhe a separação (para dar um tempo). É aí que a gata lhe bate à janela e começa a falar com ela, suscitando-lhe a dúvida se é a sua imaginação a falar, se a depressão, se a bicha pertence mesmo ao reino dos animais falantes.
Os conselhos da gata são simples, para seguir o seu nariz (que estranho cheiro é aquele no pescoço do amante?), para caminhar, comer, enfim, para aproveitar bem o que a vida lhe dá.
"Conselhos" da gata à parte, o livro ganhava mais se ela na sua "transformação" não virasse vegetariana - está-se a tornar quase um clássico: para melhorar de vida a mulher torna-se vegetariana e a partir daí todos os seus problemas se desvanecem. Que treta!
QUEM MATOU PALOMINO MOLERO?
O romance foi escito nos anos 80, é possível que muita coisa tenha mudado na sociedade peruana de então para cá. Palomino Molero é encontrado enforcado, espetado num pau e com marcas de queimaduras de cigarros por todo o corpo. Um crime que dá pesadelos ao próprio guarda, porque por aquelas bandas os crimes acontecem em brigas entre homens, não com estes requintes de malvadez. Lituma ,o guarda, e o seu chefe, tenente Silva, tentam desvendar o mistério, mas no centro de aviação onde Palomino era aviador o comandante recusa qualquer colaboração: entrega-lhes um comunicado idêntico ao que enviou aos seus superiores, dizendo que o aspirante a aviador era considerado desertor, pois tinha-se ausentado do quartel 3 dias antes.
No entanto, a perseverança do tenente Silva faz com que ele consiga desvendar o crime, mesmo sem a colaboração do dito comandante. Mas a verdade é tão estranha que ninguém acredita na versão oficial, todos têm teorias bastante mais complicadas (e imaginativas), que envolvem espionagem, a ingerência do Equador, etc. e tal...
Teté, bem-vinda de novo ao seu blogue e obrigada pela partilha dos livros lidos. Ainda que em momentos menos bons, decerto a confortaram e ajudaram a passar os dias.
ResponderEliminarBeijinhos para si.
Verdade,MZ, a leitura ajudou-me imenso a passar o tempo...:)
EliminarBeijinhos
Isso é que foi ler, Teté! Como te compreendo! Quando me fizeram a histerotomia estive oito dias no hospital e também li como uma louca.... Gostei das resenhas, especialmente a da gata, claro.....
ResponderEliminarBoas melhoras, minha querida! Beijinhos e ronrons...
Ah,GRAÇA, é a solução para não estar ali horas a olhar para o ar... ;)
EliminarObrigada e beijocas!
O do Gato deve ser muito engraçado e concordo contigo quanto ao passarmos a ser felizes e "verdes" :)))
ResponderEliminarBeijinhos
Não há pachorra para tanta verdura sinónimo de felicidade, PAPOILA! :S
EliminarBeijinhos
Todas as leituras são boas quando somos nós que as escolhemos
ResponderEliminarUmas agradam muito, outras menos
E que tal de saúde? Temos mulher
para o que der e vier?
Nem se pode dizer que foram muitas escolhas minhas, exceto o primeiro, ROGÉRIO,que a minha mãe é que me arranjou os livros (o de Joaquim Almeida Lima estava em casa,à espera de vez).
EliminarQuanto a saúde isto vai lá, demora é o seu tempo... ;)
Quatro sugestões que registo de bom grado.
ResponderEliminarQue bom que é vê-la por aqui!!
Beijocas
Obrigada, PEDRO! :)
EliminarBeijocas
Não gosto de ler livros violentos. Os escritoires nórdicos têm essa tendência.
ResponderEliminarDos outros livros mencionados, nunca tinha ouvido falar. Tomo sempre nota em caso venham parar à nossa biblioteca.
Um dos livros (policial) que estou a ouvir é de Michael Connelly, o segundo que dele leio, não considerando o filme “O poder e a lei” baseado no seu livro com o mesmo nome, que vi.
Já leste alguns livros deste escritor?
É verdade, CATARINA, os escritores nórdicos têm um bocado essa tendência para a violência.Mas bem vistas as coisas todos os policiais envolvem uma certa violência, né?
EliminarNão,não conheço esse escritor. Mas sabes como é, aqui há muitos escritores que passam e não são "badalados". Ou então não chegam a ser publicados... :P
A ESTRELA DO DIABO a identidade do assassino é previsível ou estás a ficar melhor a advinhar?
ResponderEliminar;)
À ESQUERDA DE DEUS
parece-me muito triste :(
CONVERSAS COM A MINHA GATA
parece interessante excepto o vegetariano pois a última vez que vi o meu gato gosta de carne ;)
QUEM MATOU PALOMINO MOLERO?
demasiado sério ;)
É, se calhar estou melhor a adivinhar, LOPESCA! ;)
EliminarNão é!
Não há pachorra para ler tretas vegetarianas.
Verdade!
Valham-nos os livros nessas situações, Teresa ! :))
ResponderEliminarSem eles, o tempo demoraria "o dobro do tempo" ! ... Pelo menos, tira-se algum proveito !
Beijocas !:))
Verdade, RUI! O dobro a parecer o triplo ou o quádruplo...
EliminarBeijocas
Deste só li , Conversas Com a Minha Gata, mas fiquei curiosa em relação aos outros :)
ResponderEliminarUm beijinho
Fê
Por acaso, até estava à espera de mais desse, FÊ! ;)
EliminarBeijinhos
Olá, Teté!
ResponderEliminarNão sabia que tinha estado internada. Os quatro últimos meses têm sido um autêntico pesadelo ( morte da minha mãe, a minha doença e posterior internamento, intervenção cirúrgica, etc) e tenho andado afastado da blogosfera. É este o primeiro comentário que faço nos últimos meses. Espero que tudo já tenha regressado à normalidade e esteja bem, minha querida amiga. Ao contrário de si, não tenho conseguido ler nas últimas semanas/meses. Espero em breve regressar à normalidade e ao convívio com os blogs amigos. Votos de boas melhoras e um grande beijinho
Pois, CARLOS, para mim a boa notícia é que está bem, após essa cirurgia. Ou melhor, apesar de tudo o que tem passado nos últimos meses. Os meus pêsames, pela sua mãe, e estimo a sua completa e rápida recuperação.
EliminarUm grande beijinho
Quatro boas sugestões de leitura, Teté!
ResponderEliminarVargas LLosa seria o único que não me apeteceria ler, neste momento.
Que continues em franca recuperação.
Um beijo e votos de bom fim de semna
Pois, há livros que nem sempre apetece ler em determinado momento, JANITA... ;)
EliminarObrigada e uma grande beijoca!
Das 4 sugestões, era capaz de começar pelo A esquerda de Deus.
ResponderEliminarGostei muito, LUISA! ;)
EliminarJá li Mário Vargas Llosa e agradou-me.
ResponderEliminarQuanto a vegetais milagrosos e coisas do género , enfim... "que treta"!
Beijinhos felizes com o teu regresso às lides blogosféricas :)
Este é um pouco pesado, que já li outros de Llosa que são mais leves, SÃO...
EliminarNão há pachorra para as tretas vegetarianas. Mesmo!
Beijocas
Não li nenhum, mas vi-os nas livrarias, com excepção do segundo. Parecem bons livros. Talvez para uma próxima lista...
ResponderEliminarNão li nenhum, mas vi-os nas livrarias, com excepção do segundo. Parecem bons livros. Talvez para uma próxima lista...
ResponderEliminar