quinta-feira, 2 de julho de 2015

O MELHOR DE ROMA (3)

Vitor Emanuel II foi o unificador de Itália e, como tal, tem direito a um majestoso monumento bem no centro de Roma, na praça Veneza. Consta que o dito monumento não agradou muito aos romanos na época em que foi edificado, tanto por aquela ser uma zona arqueológica, como por ser de um mármore branco que não se enquadra com os edifícios que o rodeiam, que têm maioritariamente um tom acastanhado. Mas quer dizer, Roma não é uma cidade de contrastes? Porque ao lado de palácios, igrejas, fontes, arcos e estátuas de grande porte e magnificência surgem ruínas milenares, que em qualquer outra parte do mundo já teriam desaparecido há séculos...

E não, não me estou a referir apenas ao Coliseu ou ao Fórum Romano, encontramos umas colunas, um arco, um teatro ou anfiteatro, um antigo mercado ou outras ruínas em praticamente todo o centro da cidade, cujo interesse histórico é inegável, mas a utilidade prática muito relativa, a não ser para aspectos turísticos. Aqui, nestas ruínas no largo da torre Argentina, por exemplo, supõe-se que existiam quatro templos, mas parte de um deles continua soterrado debaixo de uma estrada local.

Além de tudo o resto, é preciso não esquecer que Roma também é uma das principais capitais da moda mundial e é aqui, em plena praça de Espanha,  que se realizam os mediáticos desfiles, com as modelos a descerem a enorme escadaria no alto dos seus saltos de 12 ou 14 centímetros... (e sim, a igreja lá no topo também estava em obras, grrrrr!)

La Barcaccia, a fonte em forma de barco existente em frente aos degraus da praça de Espanha, cuja autoria se pensa ser de Bernini pai.

Mas bom, mesmo muito bom, são as múltiplas esplanadas floridas que surgem em cada canto e recanto da cidade e onde se fazem refeições ou se bebe um copo. Ristorantes, trattorias, osterias, pizzarias, caffés, gelatarias, há-as para todos os gostos, embora normalmente sejam carotas, se comparadas com as portuguesas - uma imperial pequena não custa menos de 4 euros, um café pode custar 2,50, um gelado 6 ou 8. As pizzas ainda são os pratos mais em conta e são... uma delícia!

Também fiquei fã das saladas, das brushetas e dos gelados, mas foram as pizzas que mais me surpreenderam pela positiva: além de massas muito bem feitas e estaladiças, os ingredientes tinham um sabor forte - o tomate a tomate, o fiambre a fiambre, o ananás a ananás e por aí adiante.

Surpresa não tão positiva foram as respetivas casas de banho: nem sempre correspondiam à finesse do restaurante (não, não fomos a nenhum de luxo), muitas delas só tinham uma sanita para homens e mulheres e mesmo assim a dar para o acanhado. O funcionamento dos lavatórios também está longe de ser linear, uns inteligentes, outros funcionam a pedal, outros nem percebi bem como. E os autoclismos vão pela mesma! Resumindo, um restaurante mais modesto pode ter umas instalações sanitárias melhores do que outro mais finório. Excetuando as do Vaticano, as melhores que vi foram as do metro, mas aí paga-se 1 euro para utilizar (embora quase metade delas estivessem fora de serviço). Isto pode parecer disparatado referir, mas facto é que saíamos cedo do hotel, passávamos o dia a andar seca e meca e a beber água por causa do calor e para não desidratar, obviamente que de vez em quando tínhamos de usar. E normalmente era nos cafés e restaurantes onde parávamos para beber, comer e descansar.

Claro que para tem tenha mais pedalada e queira continuar a caminhada (sem paragens) - estou em crer que a única maneira de "conhecer" Roma um pouco melhor - não faltam estas roulottes que vendem frutas, pão, sandes, gelados e bebidas frescas. Não sei a que horas abrem, mas só fecham lá pelas 10 da noite.

Dito isto, não sei até que ponto um passeio nestas caleches não será igualmente simpático (e romântico), mas por esta altura já estávamos com o tempo contado, não valia a pena indagar o custo.

Muito mais ficou por dizer ou revelar, numa visita de 5 dias e 4 noites e 1326 fotografias depois. Mas tanto o Coliseu como o Vaticano são vastíssimos e já deram azo a vários livros, não é resumo que se faça assim numa penada bloguista (se bem que 20 mil visitantes por dia neste último, nos façam sentir um pouco como carneirada encurralada num redil, a seguir em frente a "toque de caixa", o que faz com que se perca muito da história ali patente - não só do antigo império romano, do cristianismo e dos seus primórdios, como do Egipto ou da Grécia, dois bastiões da antiguidade).  Fica a paisagem romana, vista de uma das janelas cimeiras do museu.

Last but not least, o hotel também demonstrou ser outra surpresa (muito) agradável. Se bem que à chegada desconfiámos que tínhamos "enfiado o barrete" (no edifício do hotel de 3 estrelas funcionam vários hotéis, o que à partida parece esquisito), ficámos muito bem impressionados com o atendimento - o recepcionista, além de simpático, falava português - e o quarto que, embora pequeno, era limpo e estava bem decorado em tons de laranja, espelhos frente a frente que davam uma sensação de maior dimensão, uma pequena casa de banho com base de duche, tinha uma luz boa para poder ler à noite, televisão, um mini-frigorífico (sem nada lá dentro, só para pôr o que eventualmente comprássemos e que foram essencialmente águas), ar condicionado e, ainda melhor, dava para as traseiras. E aqui não estou a brincar: situando-se na zona do Termini, o trânsito é realmente diabólico nas principais vias ali em volta. Apesar da zona estar um bocado degradada e à noite a principal estação de metro, comboios e autocarros ser frequentada pelos sem abrigo, facto é que nos deu um jeitaço para nos orientarmos nas nossas incursões iniciais pela cidade - assim, depressa nos deslocámos a qualquer lado, pelo que não nos arrependemos da escolha internética. O pequeno almoço também era bom e, para lá do tradicional, oferecia bolos caseiros, para quem tivesse apetite suficiente logo de manhãzinha!

E pronto, foi este o relato possível das nossas deambulações pela cidade eterna, que tem um encanto muito próprio... apesar de todos os seus contrastes!

32 comentários:

  1. Mais uma vez volto a dizer que adorei Roma pelos seus contrastes

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Que fazem mesmo parte da sua beleza,TERESA DURÃES! :)

      Eliminar
  2. Também adorei Roma, Teté, e já iniciei um post alusivo ao monumento! abraços,
    Angela

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Hummm... um post alusivo a qual monumento, ANGELA? OK, vou espreitando... :)

      Abraço

      Eliminar
  3. Roma é uma das cidades que mais admiro. Talvez por gostar do povo italiano !!!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Também gostei, RICARDO! Muito naturais,sem salamaleques para turistas e falando pouco de inglês, mas simpáticos no geral... :)

      Eliminar
  4. Como não comentei o post 2, aproveito agora para reunir o 2 e o 3 !

    Uma magnífica reportagem, Teté ! para quem não conhece, faz criar vontade de lá ir quanto antes e já leva uma ideia doi que deve ser visto 1 Para quem conhece, uma boa oportunidade de reviver aqueles fantásticos momentos, aqui e ali, lá passados !

    ... É mesmo a Eterna Cidade Eterna ! ... Uma das tais cidades do mundo que deve ser visitada antes de se morrer ! :))

    Beijocas ! :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ui, RUI, há tantas cidades que gostaria de visitar. Mas Roma estava cá encasquetada nos sonhos, ainda mais quando falhei a primeira ida há dois anos (quando adoeci). De modo que era ponto assente que assim que melhorasse faria a viagem... Não me arrependi! :)

      Beijocas

      Eliminar
  5. Que belo passeio! Tenho gostado muito de ver as fotografias.
    Agradeço a partilha, Teté!

    Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Nada a agradecer, GRAÇA, fiz os posts com todo o gosto... :)))

      Beijocas

      Eliminar
  6. Belíssima reportagem, tudo belo e apetitoso mas apesar de saber que é assim, fico sempre espantada com a quantidade de pessoas (estrangeiros)......é um mar de gente na Escadaria na rua por todo o lado!
    xx

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Verdade, PAPOILA, era mesmo um mar de gente por todo o lado, o que acaba por ser notório nas próprias fotografias. E disso realmente não estava à espera, se bem que digam que em julho e agosto ainda é pior, nomeadamente com uma série de comércio fechado no mês de agosto (quando os italianos também costumam tirar férias)...

      xxx

      Eliminar
  7. Uma reportagem magnifica, adorei ver, ler e ficara a conhecer.
    Obrigada Teté por mais esta viagem.

    Beijinho
    Adélia

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. De nada, FLOR DE JASMIM,a mim também me soube bem recordar alguns aspetos da viagem... :)

      Beijocas

      Eliminar
  8. ~~~
    ~~ Grata pela partilha, Teté.

    ~~ Começa já a pensar em realizar o próximo sonho...
    ~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~

    ~~~~~ Beijocas. ~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~
    .

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É, já pensei nisso, MAJO! Já que sonhar não paga imposto... :)

      Beijocas

      Eliminar
  9. Dizia-me o taxista que nos levou do aeroporto até ao hotel que quem vai a Roma uma vez não fica satisfeito e tem que lá voltar.
    E eu acho que ele até tem razão.
    Mas ainda há outros destinos antes de voltar a Roma.
    Beijocas, bfds

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Verdade, PEDRO, há tantas cidades fantásticas para visitar, que o difícil é arranjar dinheirama para ver tudo o que temos vontade... :)

      Beijocas e boa semana!

      Eliminar
  10. Pela tua "reportagem" completa e detalhada sinto que já fui a Roma e te fiz companhia nesta viagem. Só não fiquei no mesmo quarto ainda que o meu não tenha sido muito diferente do teu.
    Foram poucos dias para apreciar tudo numa cidade, sobretudo uma como Roma que em cada recanto há algo interessante para ver.
    Também gostei imenso das pizzas (as que mais gosto são as de base crocante), mas "faltou-me" qualquer coisa: um vinhinho branco muito fresquinho para fazer sobressair os sabores dos tomates, dos fiambres, dos ananazes, e dos "aí por diante"!
    Beijokas passeando com os habituais sorrisos ;))

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Pelas minhas contas, KOK, só vivendo uma temporada em Roma é que dá para explorar bem a cidade: 150 museus e mais de 900 igrejas, para lá de tudo o resto é muita "estrada" para palmilhar...

      Não bebemos vinho, primeiro porque somos mais de cerveja, segundo porque depois de uma refeição dessas quem é que tem coragem de voltar ao palmilhanço? Mas aderimos completamente ao "slow food", que a maior parte dos ristorantes fazem gala de seguir! :D

      Beijocas sorridentes!

      Eliminar
  11. E terminaste esta partilha magnífica de um passeio maravilhoso pela bella Roma, da melhor maneira!

    Pelas fotos e pelo relato já posso morrer sem lá ir... Estive lá, agora...:)

    Grata pela fabulosa publicação, Teté!

    Beijocas deslumbradas!

    PS. Já tens ideia para quando o novo passatempo? :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eheheh, JANITA, por muito bom que seja conhecer um pouco de outras cidades em blogues ou afins, não há nada como ir lá pessoalmente... :)

      De qualquer forma,obrigada pelo interesse!

      Beijocas

      (não,ainda não pensei num novo passatempo... mas vou pensar!) :D

      Eliminar
  12. Depois de ler os outros relatos, acho que finalizaste em grande, tudo foi descrito com detalhes preciosos e decerto quem nunca foi, depois de te ler fica com vontade de ir.

    Beijos Teté

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Quem ficar com vontade de lá ir... o melhor é aproveitar e não deixar para "qualquer dia", MANU! Isso normalmente nunca dá certo... :)

      Beijocas

      Eliminar
  13. Quando visitei Roma era eu muito nova e gostaria de lá voltar ainda para ver o que pensaria agora...

    Bom fim de semana e beijinhas

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Certamente que irias notar muito mais gente, SÃO! Digo eu, que nunca lá estive antes, mas que notei um excesso de turistas em todo o lado, a pontos de por vezes nem se conseguir usufruir bem as visitas (mais notório nos museus do Vaticano e no Coliseu)... :)

      Beijocas e boa semana!

      Eliminar
  14. Só hoje é que estou a fazer a parte 2 e a parte 3 da viagem. Muito agradável por sinal. E essa brusheta está a querer inspirar-me... :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. A mim as brushetas inspiraram-me bastante, LUISA! :)

      Eliminar
  15. Mais uma vez tinha perdido estes teus posts sobre Roma. Bem tinha ficado surpreendida de não terem sido publicados mais. Mais uma vez não apareceram nas atualizações. E por que os encontrei agora? Porque andava à procura de um post para ver se me tinhas respondido ou não ao meu comentário porque os comentários não aparecem no meu email!! Uma chatice pegada!! : )

    Adorei este teu post. Um relato perfeito dos lugares por onde passaste. Este ainda é um sonho que gostaria de concretizar. Visitar Roma. A única cidade que falta conhecer da minha lista de cidades-sonho.
    A culinária italiana é um espanto. As pizzas ainda são melhores que as daqui, assim me dizem.
    Adoro bruschettas! Faço-as com certa frequência pois são fáceis de fazer.
    Agora vou a correr ver o outro post.
    Thanks! Thanks! Thanks!!!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É verdade, CATARINA, este blogger às vezes não atualiza. o gmail por vezes também não publica os comentários (com o Pedro Coimbra, raro é que publique)!

      E sim, podes ter a certeza que as pizzas são muito melhores do que aquelas que como cá - o que não admira, pela variedade e especialidade que têm. Num dos restaurantes a que fomos, a pizza tinha sido até premiada, devido à massa que era feita e posta a levedar durante dois dias, o que a tornava ainda mais crocante. Quer dizer, o restaurante era normal, o concurso tinha sido entre os restaurantes locais, segundo percebemos. E brushetas também já fiz... e conto voltar a fazer! Nham, nham...

      Tenho a certeza que um dia também lá irás e, nessa altura, serei eu que voltarei lá contigo! :)

      Eliminar
  16. O comentário tinha saído em duplicado. : )

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Normalmente apago, quando assim é, CATARINA! :)

      Eliminar

Sorri! Estás a ser filmad@ e lid@ atentamente... :)