quinta-feira, 9 de abril de 2015

APONTAMENTOS (de janelas, claro!)

Os apontamentos que a Afrodite (à esquerda) e o Rui (à direita) tiraram durante o passatempo "Janelas para o mundo", deu direito a fotos e tudo.

Entretanto, a Afrodite sugeriu que cada um revelasse onde tinha captado a(s) sua(s) fotografia(s), na eventualidade de alguém desejar visitar o local ou mesmo para conhecimento geral. Sei que alguns me forneceram essa informação quando me enviaram as respetivas fotos, mas não creio que tivessem sido todos. Como o dia foi cheio, não tive possibilidade de rever todos os mails nem de responder aos últimos comentários, pelo que o farei hoje (lá mais pela tardinha) e (re)atualizarei o post com mais essa indicação.

Mais uma vez, muito obrigada a todos pela participação e PARABÉNS à Ematejoca, Afrodite e Rui pela perseverança e raciocínio lógico.

36 comentários:

  1. Olá Teté, vendo as fotos deles, acho que os marinheiros antigos tinham esse tipo de mapas cheios de cálculos quando andavam no hemisfério sul e perdiam de vista a estrela polar!
    abracinhos
    Angela

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ângela,
      Olha que se não fosse pela escrita bem que eu andava perdidinha da Silva e sem norte : D
      A" tua" janela é linda e mal a vi disse para com os meus botões: esta é de uma das meninas algarvias! !

      Beijinho
      (^^)

      Eliminar
    2. Eheheh, ANGELA, sem os "quadrinhos" não vejo como conseguiriam lá chegar. Quer dizer, também faço o mesmo tipo de escrita, em desafios ou jogos semelhantes... :)

      Abracinhos!

      Eliminar
    3. Também eu nos desafios do Rui, AFRODITE! Entendo-te lindamente... :)

      Beijinhos

      Eliminar
  2. ahahah... Curioso, como eu e a Afrodite fazemos o mesmo tipo de raciocínio lógico ! Não me admiro, portanto, que tenhamos chegado ao fim, praticamente ao mesmo tempo e quase com as mesmas dificuldades.
    Achei curiosa a coincidência de ambos termos tido a maior dificuldade na identificação das fotos da Luisa e da Ematejoca (para mim, a última a identificar) e também, para mim a 10 !
    Nunca me passou pela cabeça que em Gaia (que conheço tão bem), se fosse encontrar uma fachada alentejana ou algarvia. Para mim essa foto só poderia ser da Luisa ou da Angela ! rsrs.
    A do Tons de Azul (para mim a melhor foto) atribui-as logicamente à Manu, ou à Luisa, mas para esta a do "moinho alentejano" (Graça) ( ?) faria mais sentido.
    À partida sabia a minha, sabia a da Teté , (como tenho o "bichinho" da pesquisa, passei-as para as minhas imagens e constatei que apenas uma das fotos estava referenciada como IMG ) ! rsrs... Todas as outras como unnamed (logo, de mails) !
    A do Ricardo era quase evidente (boa foto e da casa dos bicos). A mais romântica, a 12 ; a do Pedro Coimbra e da Catarina, fáceis de identificar; a Gábi, ... rsrs... publicou-a antes do desafio ! ... a mais fácil por isso ! eheh

    ... e é verdade ! ... Estas coisas exigem muito trabalho, como demonstrado acima, nos mapas ! Foi pena não haver mais diversidade de palpites e eles ficarem "concentrados" em 4 ou 5 "palpitantes" ! rsrs
    Fiquei agora curioso sobre a possível "escrita" da Ematejoca ! eheh ... Certamente que não foi o polvo que adivinhou ! ahah

    Venha o próximo, Teté, mas com recomendação para que não se publiquem os últimos palpites certos (deveria ser por mail), para dar a possibilidade a todos de chegar ao fim ... (a nota negativa do desafio) e com aviso de encerramento com X horas de antecipação. Houve muita gente que ficou com "água na boca" por não ter hipótese de dar seguimento ao desafio ! :)

    Um Grande Abraço, ... BEIJOCA, TETÉ !
    ... Eu, talvez melhor que ninguém, sei o trabalho e as "dificuldades" que estas coisas nos dão, para evitar "reclamações" ! :))
    Estás de Parabéns !!! ... e o meu (nosso) OBRIGADO/A !

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Estou com um pé já fora de casa, por isso não tenho tempo para te responder Rui. Volto hoje à noite.

      Para já só te digo que tenho HORROR em entrar na minha caixa de @mails.

      Eliminar
    2. Rui,
      Cá para mim tu andas a "colar de mim", como diria o nosso amigo Professor João Paulo. hehehehehe
      Muito bem, bom trabalho! Assim podemos aprender todos uns com os outros pois TODOS é que sabemos tudo, como o Ricardo costuma dizer.

      Beijinhos e parabéns
      (^^)

      Eliminar
    3. Ahahah, RUI, estamos sempre a aprender: essa de saberes a minha foto pelo título, não me lembrava. Muito bom :)))

      E sim, tal como já disse acima, faço sempre um quadrinho onde vou excluindo as hipóteses e marcando as certezas... Em papel quadriculado, que é o que uso sempre para manuscritos... :)

      Também não acredito que a Ematejoca tenha completado o "quadro" de cabeça! :D

      Uma grande beijoca e obrigada, eu!

      Eliminar
    4. Nem me digas nada, EMATEJOCA, que a minha (caixa de mails) esteve entupida durante uns tempos e só agora é que atualizei aquilo.Mas tenho uma amiga minha que abandonou a sua, porque já tinha 2000 e tal emails não lidos/vistos, de modo que a trabalheira era tanta que a mandou para as urtigas. Enfim, aqui estava longe de chegar a tanto, claro! :)

      Beijocas

      Eliminar
    5. Essa é que é uma grande verdade, AFRODITE: aprendemos todos uns com os outros! :)

      Beijocas

      Eliminar
  3. Anónimo4/09/2015

    Muitos parabéns , Teté, por este divertido, estimulante e esteticamente aprazível desafio. Tenho pena de não ter muito tempo para participar, até porque é do tipo de desafios que gosto ( passava horas a jogar Master Mind).
    Imagino o trabalho que isto lhe terá dado, mas a participação dos seus leitores creio ter sido compensadora.
    Muitos parabéns à Ematejoca ( Bibó Porto, canudo!) por ter sido a primeira a acertar e também ao Rui e Afrodite cujos esquemas de raciocínio ficarão guardados para a posteridade.
    Quanto à minha foto, foi tirada na encosta do Castelo.
    Muito obrigado, Teté, por mais esta iniciativa.
    Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Bibó Porto, Carlos, onde estou a ser muito feliz.

      A nossa querida TETÉ é que está de PARABÉNS, não só pela belíssima ideia, mas principalmente pelo trabalho louco/ fantástico que realizou.

      Eliminar
    2. Obrigada pela informação, CARLOS, já atualizei. E sim, dá muito trabalho, mas no caso compensou a vários níveis: nomeadamente, pela diversidade de janelas conseguida, pelo divertimento, pela saudável competição. :)

      Beijocas

      Eliminar
    3. Ainda bem que estás a ser muito feliz pelo Porto, EMATEJOCA! :)

      Mas o que é que se faz sem trabalho? ;)

      Eliminar
  4. olá Teté,
    é com muito gosto que te envio por email algumas fotos de Olhão de onde saiu a minha janelinha, espero irás ou gostar, ou até já poderás conhecer ?!
    tem uma arquitetura lindíssima e diversificada que não me canso de fotografar quando lá vou e que resistiu na maior parte dos casos à arquitetura da fachada lisa e das marquises

    é dita cúbica e muitos referem que vista do céu se assemelha a uma cidade do norte de Àfrica

    entretanto as habitações típicas estão a ser valorizadas e muito trabalho de conservação tem sido feito nestes últimos anos. Oxalá que assim continue a ser.

    beijinhos e parabéns pelo teu trabalho com o passatempo!

    Angela

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Muito obrigada, ANGELA, depois de ver as fotos, fiquei com vontade de visitar Olhão.... :)

      Beijocas e eu é que agradeço!

      Eliminar
  5. As janelas azuis nº 18 encontram-se no mundo de VILA NOVA DE GAIA, na Rua Joaquim Nicolau de Almeida nº 3.

    Curioso é, que os familiares que vivem aqui já há alguns anos, nunca viram essas janelas.

    Mil agradecimentos pelo teu tremendo trabalho.

    Beijinhos de amizade da Teté do Porto para a Teté de Lisboa!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Já atualizei, EMATEJOCA! Pelos vistos, o Rui também não conhecia, não foram só os teus familiares a estranhar... :)

      Beijocas para a Teté do Porto!

      Eliminar
  6. A minha folhinha de rascunho é quadriculada e toda organizada, não tive tempo de chegar ao fim porque quando vim ver as novidades os expert já tinham tudo feito :))),
    Achei todos dificeis. A minha janela, é em Cascais pertence a uma casa que julgo estar abandonada, achei-a diferente e por isso a escolhi.
    bjs

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Papoila,
      Foi tal e qual como eu, até cheguei a comentar com a Teté que depois de ter andado a fotografar, o difícil foi escolher apenas uma para enviar.
      Acabei por escolher a mais romântica.

      Beijinho
      (^^)

      Eliminar
    2. Também tenho a mania de escrever em papel quadriculado,PAPOILA. Já desde a faculdade e não andei em matemáticas... :)))

      Já atualizei!

      Beijocas

      Eliminar
    3. Quando temos várias (fotos) giras, o difícil é escolher uma, AFRODITE! E sim, achei a tua bem romântica... :)

      Beijinho

      Eliminar
  7. Cuidado !!! A Afrodite e o Rui são dois autênticos profissionais da folha de cálculo em papel ! :))) ...... mas, são principalmente, dois Excelentes Seres Humanos !

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. São mesmo craques é em raciocínio lógico, RICARDO! :)))

      Quanto ao resto, também acredito que sim! :)

      Eliminar
  8. Que trabalhêra, amiga!!!! Que preguiçosa sou!!! Onde é que eu seria capaz? Mas ainda bem que há quem consiga!

    A minha fotografia foi tirada num moinho - eu adoro moinhos!!! - nos arredores de Melides, lá para a zona chiquérrima da Comporta, numa sítio chamado Vale Figueira. É lindo de morrer!!

    Beijinhos e bem hajas!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Graça,
      E eu "apaixonei-me por ele!! :D
      É mesmo lindoooo...

      Beijoca
      (^^)

      Eliminar
    2. Mas tu consegues alguma coisa sem trabalho, GRAÇA? E não, não te acho nada preguiçosa, não é é exatamente a tua onda... :)

      Quanto ao teu moinho (adorei a foto) a Afrodite já me tinha dado a devida informação, daí já estar atualizado!

      Beijocas

      Eliminar
    3. Absolutamente de acordo, AFRODITE! Mas também sou suspeita, porque tal como ela também adoro moinhos... :)

      Eliminar
  9. Roubei a que enviei na Internet.
    E enviei-a porque é uma janela típica de uma casa típica de Macau.
    Beijinhos, bfds

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Já está devidamente atualizada com a sua proveniência, PEDRO! :)

      Beijinhos e boa semana!

      Eliminar
  10. Eu passo apenas para desejar um bom fim de semana.

    Beijinho Teté, desculpa a minha ausência.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boa semana, já que o fim de semana já passou, FLOR DE JASMIM! ;)

      Beijinhos

      Eliminar
  11. Ou seja houve um declarado desequilíbrio porque participaram simultâneamente um reles amador (eu mesmo sem tirar nem pôr) com "profissionais" do gabarito do Rui da Fonte e da Afrodite!
    Porém se o importante foi desafiar o que a nossa ideia e imaginação tem para mostrar, então diria que ganhámos todos. Até eu!
    Venham mais cinco, perdão, venham mais desafios.
    Beijokas com sorrisos à janela ;))

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Kok,
      Estou contigo, junto a minha à tua voz :D
      Venham mais desafios para juntos sermos muitos.

      Teté,
      Ando há meses a ganhar coragem para levar a cabo uma empreitada como esta, um desafio cujo tema será musical.
      Talvez para Maio eu consiga concretizar esta ideia.

      Beijinhos e mais uma vez parabéns pela iniciativa.
      (^^)

      Eliminar
    2. Também acho que ganhámos todos, KOK!:)

      Não podem é ser sempre os mesmos a organizar desafios, né?!? Portanto,avança,camarada,avança... :)))

      Beijocas sorridentes à janela!

      Eliminar
    3. Força, ai, AFRODITE! Música está longe de ser o meu forte, mas se souber como, certamente que participarei... :)

      Beijocas e eu é que agradeço!

      Eliminar

Sorri! Estás a ser filmad@ e lid@ atentamente... :)