quarta-feira, 15 de julho de 2015

IMPERIOSA SUPERSTIÇÃO!


Nos últimos dias tenho andado a compilar um álbum (fotográfico e não só!) sobre a visita a Roma. Antes que a memória se vá desvanecendo. Na altura disse aqui que a maior desilusão foi a Fonte de Trevi estar em obras e de assim não ter podido atirar a moedinha para as suas águas, como manda a tradição.

Como nós, muitos outros turistas ficaram desapontados. E, não sei se por teimosia ou se por serem mais supersticiosos, não desistiram da ideia. Tanto que no local puseram uma espécie de bacia, encimada por uma foto da estátua principal, para que os visitantes pudessem cumprir esse seu desejo. Acontece que a praça em si não é especialmente espaçosa, com os tapumes das obras, a multidão que por ali cirandava e a confusão geral, a maioria não terá dado conta da existência dessa bacia-substituta-da-fonte.

Assim, alguns (muitos) arremessavam a moeda por cima da vedação, com toda a força (qual de costas, qual carapuça? havia que ter a certeza que caía lá dentro!), acertando (ou não) nos operários que ali trabalhavam. Ainda nos rimos: se, por um lado, os coitados são constantemente bombardeados com moedas, por outro, levam um segundo "ordenado" para casa! Digam lá que este mundo não está cheio de gente estranha... 
  

24 comentários:


  1. O que eu agora me ri ao ler o teu texto!! :D

    Mas as obras na fonte ainda não terminaram? É que em Junho do ano passado a minha sobrinha esteve lá em núpcias e já na altura teve essa dificuldade em conseguir fazer cumprir a tradição por causa das obras.
    Fartamo-nos de rir ao visualizar um pequeno vídeo que o marido lhe fez com ela a tentar atirar a moeda (de costas) por cima da rede de vedação.Teve imensa graça por dois motivos: primeiro porque ela não conseguiu à primeira tentativa - ainda teve de ir escarafunchar a moeda do chão para voltar a tentar - e segundo porque a gravação apanha a cara divertida de outros dois turistas que estão lá ao lado a apreciar as manobras dela... e que se escangalharam a rir quando ela falha o alvo!

    Excelentes memórias essas Teté!
    Beijocas para Ti... e saudades
    (^^)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Cheira-me que as obras romanas são como as portuguesas: de santa Engrácia, AFRODITE! Pelo menos eu vi obras em todo o lado: aqui, no Coliseu, na igreja da Praça de Espanha, no museu do Vaticano, etc,.etc. E sim, já várias pessoas me disseram que no ano passado a fonte já estava em obras e olha que aquilo não está com arde estar pronto para breve...

      Não é assim tão fácil atirar a moeda de costas, de modo a passar a vedação, daí haver quem prefira facilitar a "manobra"... :)

      Beijocas e saudadinhas para ti também!

      Eliminar
  2. Há anos li a notícia de que um mendigo ira todas as noites à pesca das moedas.... rrsss só que as autoridades acabaram por lhe estragar o arranjinho

    Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sim, SÃO, mas alguém tem de tirar as moedas de lá, se não for um qualquer mendigo, serão as próprias autoridades... ;)

      Beijocas

      Eliminar
  3. A Fontana di Trevi, Imortalizada por Fellini em "La Dolce Vita", considerado um dos 1000 melhores filmes de todos os tempos com. Mastroianni e Anita Ekberg a banharem-se na Fontana !!!

    Uma cena inesquecível !!! ... "culpada" por se aqui o meu ponto de partida para a visita à cidade !

    ... mas quanto às moedas, acredito bem que não falte quem esteja "atento" às moedas espalhadas pelo chão ! rsrs

    Beijocas

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Acho que não vi esse filme, embora seja bastante badalado, RUI! :)

      E sim, não sei como funciona,mas facto é que eles têm de limpar a fonte das moedas de vez em quando e as da rua, pois, se calhar ficam para quem calhar... ;)

      Beijocas

      Eliminar
  4. ~~~
    ~ Estou convencida que os pedreiros não se governaram com as moedas.
    ~ Deviam, sim, pedir uma indemnização por cada nódoa negra!l: ))

    ~ ~ ~ Beijocas, desejando dias estupendos. ~ ~ ~
    ~~~~~~~~~~~~~

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Brincadeira,MAJO, até porque se reparares quase todas as moedas são pretas, ou seja, de pouco valor. Mas sim, não deve ser fácil estar a trabalhar e a ser bombardeado. Será que têm um seguro de risco?!? :)

      Beijocas e um estupendo fim de semana também para ti!

      Eliminar
  5. ahaha

    A superstição de uns é o ganho de outros.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Pois, CATARINA,alguém ganhará com a superstição, sim, que eles têm de tirar as moedas de lá... Não ficam lá a acumular, né? :)

      Eliminar
  6. Por conta dessa superstição - quer a Fonte estivesse apta ou não - escreveste um belo texto! :)
    Já agora, subscrevo as palavras da Catarina!

    Beijocas

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Mas é verdade, JANITA, alguém ganha com aquilo.Bem sei que a maioria das moedas é de pouco valor, mas são muitas... :)

      Beijocas

      Eliminar
  7. :) Que ideia estranha atirarem assim as moedas. Quando estive lá - não estava em obras - não atirei nenhuma moeda, depois fiquei a pensar se não o deveria ter feito se fosse a moeda para voltar de novo :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não sendo particularmente supersticiosa, REDONDA, creio que teria atirado a moeda se o local não estivesse em obras. Assim sendo, atirar a moeda lá para a bacia ou para a fonte sem água pareceu-me um disparate. Mas houve quem não achasse... ;)

      Em áparte, no programa portugueses no mundo em Roma, uma fulana que vive lá há 26 anos diz que quando atirou a moeda não acertou. Facto é que ainda lá vive (casou com um italiano, o que não deve ter nada a ver coma fonte)! :D

      Eliminar
    2. Se calhar aí é que está o segredo, não é na fonte que temos de acertar, mas ao lado :)

      Eliminar
    3. Fica mais fácil, REDONDA... :)))

      Eliminar
  8. Não tenho por hábito atirar moedas às fontes. Nem às fontes, nem a poços, nem seja ao que for. Não porque me "doa" perder uma moeda mas simplesmente porque não.
    Mas se fosse para ver a Anita Eckberg... Ó_Ò

    Beijokas atiradas com sorrisos ;))

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Para ver a Anita Eckberg, KOK? Não deves estar bem a ver a coisa, que ela por acaso morreu recentemente, mas se fosse viva a "tua" Anita teria quase 84 anos...Seria mais `_´, ou seja,com os olhos em bico... :D

      Beijocas... sem fantasmas à mistura!

      Eliminar
  9. Eu estive lá sem obras e não me lembro de ter atirado moeda nenhuma, acho sempre que ficam melhor no meu bolso do que numa fonte qualquer. Sorte é ter umas quantas para comer um geladito ou beber um café, porque por aquelas bandas a vida é carota :P

    Beijinhos Teté

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Por acaso reparei que a maioria das moedas pareciam ser pretas,pelo que nem dão para o café e ainda menos pró gelado - este custa entre 6 a 8 euros, MANU. Aliás, eu não bebo café, mas o meu marido não gostou nada dos cafés italianos: muito curtos e com sabor a queimado... ;)

      Beijocas

      Eliminar
  10. O meu filho, que esteve em Roma no fim de ano, já a encontrou em obras. Ao que sei também não atirou moeda. :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Tanto quanto sei, LUISA, já estava em obras há um ano... :)

      E sim, também achei disparatado atirar a moeda para a bacia, que essa não tem tradição nenhuma... :D

      Eliminar
  11. Estive nessa fonte mas não atirei moeda nenhuma. Nem é tão grande quanto parece na TV, não é? Como a escadaria onde passam os modelos, de escadaria pouco tem.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não deu para perceber bem, porque os tapumes (embora de acrilíco) também roubavam espaço, TERESA DURÃES. Mas a ideia com que fiquei é que realmente o espaço era acanhado. Já a escadaria não achei, acontece é que debaixo só vês parte dela... ;)

      Eliminar

Sorri! Estás a ser filmad@ e lid@ atentamente... :)