Sem castanhas e vinho também se faz o São Martinho! Com maçãs assadas e um cálice de Porto que, não sendo da tradição, caem sempre bem.
Castanhas à venda não faltavam, mas como os meus homens (eheheh, soa um bocadinho mal, mas pronto!) iam chegar tarde e elas são boas é quentinhas, toca de mudar a ementa da sobremesa. Assim, enquanto bebericava o líquido castanho avermelhado, fui untando um pirex de ir ao forno com margarina e derreti um pouco da mesma num púcaro e em lume brando. Lavadas as maçãs reinetas, com uma faca afiada - há quem use um descaroçador, mas eu não tenho - escava-se um furo de lado a lado no centro de cada maçã, para retirar as sementes. Colocam-se no tabuleiro, e deita-se uma colher de sobremesa de açúcar no buraco, depois uma colher de sopa com a margarina derretida, outra de vinho do Porto e mais outra de sobremesa de açúcar para finalizar este "recheio". Et voilá! Coloca-se no forno a 200º e é esperar que elas assem, enquanto se aprecia o que sobrou do precioso néctar...
O tempo varia consoante os fornos e a preferência por mais ou menos assada, eu que gosto delas quase desfeitas regulo para 25-30 minutos. No final, é só colocar uma colher de chá de geleia de marmelo no centro de cada maçã. Esta por acaso é de compra e não é tão boa, no ano passado a minha irmã ofereceu-me no Natal um frasco de uma geleia que fez em casa, que era simplesmente divinal! Espero que este ano tenha a mesma lembrança, eheheh!
E pronto as belas castanhas ficarão lá mais para o fim de semana, mas as deliciosas maçãs serviram de consolo...
BOM APETITE!
tendo em conta que o buraco das maçãs parece estar na vertical, estou aqui a tentar perceber como é que consegues deitar a colher lá dentro...
ResponderEliminarAguçaste-me o apetite. Eu gosto mais de prepará-las com vinho branco (não para beber!) porque acrescenta um toque mais acedo.
ResponderEliminarBom Apetite ?... :)) Já "abriu" ! :))
ResponderEliminarCostumo fazer assim, mas em vez de açucar deito mel !
.
Nota. Reparei na nova apresentação dos posts ! Muito interessante !... não dará é para se verem as fotos (?).
.
Esta imagem está a fazer crescer água na boca. Contudo, S. Martinho é altura de castanhas acompanhadas de jeropiga ou água-pé para não empanturrar.
ResponderEliminarComo talvez faça um prato de forno, vou aproveitar para assar castanhas e as tuas maçãs.
Bom apetite.
Hummm que maravilha. É pena eu daqui só lhes poder imaginar a doçura.
ResponderEliminarAs maçãs estão com óptimo aspecto e já estou com água na boca, mas amiga neste dia de S. Martinho eu sou fã é das castanhas! :p
ResponderEliminarHoje já enchi a barriguinha de castanhas! ;)
Bom final de dia de S. Martinho p'ra ti!
devias provar o vinho do porto que fui comprar ao Douro a um produtor... esse é que era divinal :) mas também gosto de maçãs no forno
ResponderEliminarAdoro maçãs no forno.
ResponderEliminarLevo esta receita que é um pouco diferente da minha.
PS: Afinal não fui ao cinema, vou no sábado!
Não aprecio!
ResponderEliminarMas desde que elas te façam bem à saúde...
;)
Beijoca, Teté (para o caso de eu desaparecer do 'mapa')!
Cá por mim, mantenho-me fiel às castanhas. Maçãs só pela manhã e têm de ser cepriegas
ResponderEliminarSe não fosse já tão tarde ia beber um abafadinho.
ResponderEliminarO meu frigorífico está cheio de imãs que estão "deitados na vertical", VÍCIO, mas pronto, aqui era só o conteúdo da colher... =))
ResponderEliminarAcredito que substituir o vinho do Porto por vinho branco dê mais acidez às maçãs, sim, SUN! Até porque este Porto tem um travo ligeiramente adocicado...
ResponderEliminarMas claro que em culinária é sempre uma questão de gosto! :)
Ahn, RUI??? Nova apresentação dos posts??? Não mudei nadica de nada... :h
ResponderEliminarQuanto ao mel em vez de açúcar, também é capaz de ser uma boa ideia! :))
Pois, PAPELADAS, isto aqui foi seguir mais ou menos o provérbio de "quem não tem cão caça com gato"... :))
ResponderEliminarOs olhos também comem, PAULOFSKI! :D
ResponderEliminarMas eu também sou fã de castanhas, TONS DE AZUL! E de maçãs assadas! A tradição, segundo creio, é a de comer as castanhas na noite de 10 para 11... :))
ResponderEliminarCom vinho, água-pé ou jeropiga! Mas aqui ao pé de casa, numa festa mais ou menos improvisada na rua, o acompanhamento líquido era um barril de cerveja... =))
Pois, acredito que sim, MOYLITO, especialmente quando se conhecem os produtores do Douro! O que está longe de ser o meu caso... :)
ResponderEliminarSomos duas, EMATEJOCA! :)
ResponderEliminarJá sei, és mais de teatro! Mas fico curiosa em saber qual é esse filme que te vai levar às salas de cinema... ;;)
Desaparecer do "mapa", REIZÃO? Espero que não... :p
ResponderEliminarSe fazem bem à saúde não sei, mas que abrem o apetite... =))
Beijocas!
Eheheh, tive de ir ver o que era uma maçã cepriega, CARLOS BARBOSA DE OLIVEIRA, e só encontrei 3 entradas, dois deles das Crónicas do Rochedo... :))
ResponderEliminarE o lobo mau dir-te-ia:
ResponderEliminar"- É para dormires melhor, PREDATADO!"
=))
Hum... Não sabia dessa tradição, pois cá em casa sempre comemos castanhas no dia 11. ;) Na véspera costumo assaltar o saco, mas é para as comer cruas! Eheh
ResponderEliminarEheheh, TONS DE AZUL, as tradições variam de região para região, mas antigamente por aqui comemorava-se da véspera para o dia, como nos santos populares... :)
ResponderEliminarNão devo ser a única "tonta" a lembrar-me, se bem que nas escolas foi sempre a 11, evidentemente! Aliás, o tal magusto que encontrei na rua, foi mesmo ao final da tarde do dia 10... :D