Fotografia de Ian Britton
... foi a que apanhei no último dia do ano passado! E não, não passei a noite a comemorar ao relento para ver fogos de artifício, que há muito tempo me deixei dessas noitadas rocambolescas.
A historieta é antiga: nos finais de Outubro, numa ida à médica de família, fui atendida por uma assistente que me mandou fazer análises e outros exames de rotina (com umas especificidades quaisquer, que só percebi posteriormente), marcando ela nova consulta para meados de Novembro, para verificar os resultados. Facto é que não estavam prontos a tempo, telefonei para o Centro de Saúde para justificar à médica a minha falta e remarcar a consulta. A funcionária que me atendeu disse que não conseguia avisar a médica, mas que esta depois via no sistema informático que tinha sido adiada. Pois...
Segundo a referida funcionária, a única marcação possível era na tarde de 31 de Dezembro. Nem antes, nem depois! Não simpatizei com a ideia, insisti um pouco para trocar, mas ela que não, absolutamente impossível. Fazer o quê?
Entretanto, o meu marido também foi à mesma médica e ainda ouviu uma enorme descasca por eu ter faltado à dita consulta. Quer dizer, o tal sistema informático não dá esse tipo de informações automaticamente, também não me parece que ela ou a assistente tenham muita disponibilidade para andar a pesquisar se os pacientes faltosos apenas adiaram a marcação.
Assim, munida dos grandes envelopes que não cabiam na mochila, lá me apresentei dia 31! Com tanto azar, que apanhei uma carga de água pelo caminho (a meu carro está empanado, à espera que o mecânico tenha tempo para resolver o problema), cheguei encharcada ao Centro de Saúde. A surpresa não foi grandiosa, quando descobri que o local estava às moscas e a única funcionária de serviço, nas urgências, me explicava pausadamente que o governo concedeu tolerância de ponto, de modo que teria de voltar noutro dia. Como se eu fosse lerda...
Adivinham quem telefonou logo no dia 1 de manhã, quando ainda estávamos no primeiro ou segundo sono?! Certo! Uma outra funcionária, para remarcar a consulta! Pena que com 24 horas de atraso, porque da molha não me livrei!
que chatice que é esses sistemas informáticos não irem avisar as pessoas pessoalmente... :n bem que podia criar um sistema que fosse a casa dos médicos entregar essas comunicações em mão
ResponderEliminarA chatice não são os sistemas informáticos não informarem os médicos pessoalmente, VÍCIO, mas as funcionárias afiançarem que eles tomam conhecimento, VÍCIO! :h
ResponderEliminarAlém de marcarem consultas em dias de previsíveis tolerâncias de ponto e delas próprias se esquecerem de as desmarcar atempadamente, bastando uma consulta ao "milagroso" sistema... :-w
Ainda bem levaste uma molha, Teté. Imagina se não: estarias a ferver com a notícia da tolerância de ponto e eras capaz de :-w. Mas telefonemas no dia 1? E depois dizem que no país não se trabalha. =))
ResponderEliminarA tolerância de ponto é quase dado adquirido, SUN, daí não perceber a insistência da funcionária em me marcar consulta para aquela tarde, impreterivelmente! :P
ResponderEliminarA classe médica farta-se de trabalhar neste país, especialmente em hospitais e centros de saúde! E tenho a certeza que foi a médica a lembrar-se de telefonar no dia a seguir, a funcionária só fez o que lhe mandaram... ;)
Gasta-se tanto dinheiro no sistema de saúde e ficamos sempre com a sensação de que tudo podia e devia funcionar melhor! Especialmente, com mais respeito pelos utentes.
ResponderEliminarBjs
É a velha Lei de Murphy. A grande molha foi para substituir a grande seca que se costuma apanhar nas salas de espera dos serviços de saúde. ~xf
ResponderEliminarFuncionar melhor e com mais respeito pelos utentes não me parece tarefa muito difícil, TERESA, bastava as funcionárias tentarem ser um pouco mais autónomas e eficientes... ;)
ResponderEliminarBeijocas!
Eheheh, deve ter sido essa a verdadeira intenção, PAULOFSKI, compensar com a molha a seca habitual... :e
ResponderEliminarQuando me lembro como é o sistema de saúde em Portugal, tomo em conta as temperaturas negativas daqui, um Natal sem bacalhau, rabanadas, bolo-rei, etc...
ResponderEliminarBjs
PS: O acontecimento mais importante no dia 8 de Março 2011 não é a terça-feira de Carnaval, e também não é o Dia Internacional da Mulher, é sim, ...
É mais uma vez a lei das compensações, EMATEJOCA! Sendo que saúde é uma coisa e comezainas outra... ;)
ResponderEliminarBeijocas!
ps - bem sei que te lembras, mas para mim é como um 3 em 1! :D
Feliz Ano Novo !!
ResponderEliminarcom tudo aquilo que mais desejares :)
bj
até sempre ...por aqui...
Teresa
Porque não me admirei com esta peripécia da dita funcionária????
ResponderEliminarTalvez porque infelizmente estes últimos anos tenho andado muito por essas bandas Centros de saúde e hospitais.
Acho que em Portugal não há respeito nenhum pelos outros, seja nos serviços de saúde ou outros e porque infelizmente nunca são punidos, nem responsabilizados pelas suas falhas.
Mas com o calor que tem estado ora diz lá que até te soube bem essa molha...hahaahah
Beijokitas e Bom Ano 2011
Feliz Ano Novo para ti também, Teresa CONTINUANDO ASSIM! E que cumpras todos os teus desejos! :)
ResponderEliminarBeijocas!
Pois, PARISIENSE, e convenhamos que eu não moro longe nem o caso é grave, há quem venha a consultas a Lisboa de vários pontos do país, já viste o transtorno? Em deslocações, preocupações (só se desloca tanto quem quer consultar especialistas, não é?) e dinheiro... :(
ResponderEliminarE sim, acho uma falta de respeito, até porque de véspera (a 30) já sabiam que havia tolerância de ponto, portanto não custava nada telefonar a avisar. No meu caso foi só uma molha e o táxi, mas outras pessoas poderão ter tido transtornos muito maiores... ;)
Beijokitas!
desculpa lá, mas a médica deve-te um pedido de desculpas. Tu não faltaste, tu avisaste com antecedência e com justa causa.
ResponderEliminareh pah, quem precisa de molha sou eu, agora, grrrrrrrrrrr. :-w
Bom, nem estou à espera de tanto, VANI, mas vou aproveitar para lhe dizer como é que o serviço e as funcionárias funcionam, caso ela não saiba! :D
ResponderEliminarNão percebi essa de precisares de molha, mas não pareces estar muita satisfeita... ;)
vá lá que esse centro de saúde ainda não fechou :)
ResponderEliminarSe este Centro de Saúde fechasse, deviam fechar todos, que é um dos mais populosos de Lisboa, MOYLITO! ;)
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