segunda-feira, 11 de outubro de 2010

ADIVINHAM O QUE FALTOU NO JANTAR?

Segunda-feira, 11 de Outubro de 2010


ADIVINHAM O QUE FALTOU NO JANTAR?

A ideia era gira: um grupo de amigos reunia-se num jantar de convívio, constituído essencialmente por petiscos de presuntos, enchidos e queijos, mas também saladas de atum com tomate ou pimentos devidamente temperadas com azeite, carpaccio  de novilho (?) com maionese, lentilhas com carnes, tortilhas e sobremesas de fruta, numa ementa tipicamente espanhola, tudo regado com água, refrigerantes, cerveja ou sangria, ao gosto do freguês.  Em seguida haveria um espectáculo de flamenco, a combinar perfeitamente com o ambiente saleroso.

Ninguém desistiu, apesar do temporal que desabou em Lisboa (e não só) - os 22 convivas continuavam  apostados numa noite alegre e de sã camaradagem. Assim à primeira, ninguém entendeu o que faltava. O empregado satisfez o primeiro pedido, mas disse que não havia mais. Alguns protestaram, até porque a cena não era tão barata assim, num preço previamente estipulado.

As doses servidas demonstraram grandes desigualdades, na que calhou em rifa a mim e às minhas parceiras, supostamente para dividir por 4, só constava um pedaço de carne e meia dúzia de feijões, até brinquei que os podíamos contar antes da divisão. O que motivou segunda reclamação (e não, não fui eu, que passo bem sem lentilhas, feijões, ou lá o que pretendam chamar àquilo!), deu azo a que o gerente, patrão ou whatever viesse ao nosso encontro desembestado, a falar alto com o pessoal, "qué esto es para disfrutarlo"! Arrogante e malcriado, mas convencido da sua razão, mandou calar os clientes, porque não suportava gente mal-disposta! Topam a animação?

Um fulano cheio de sorte, porque há muitos que conheço que por menos pediam o livro de reclamações! Nem lhe aturavam metade dos dislates!
Agora, só falta adivinhar o que faltava inicialmente (entre várias outras coisas, que também falharam)...

*******
ADENDA a 12 de Outubro de 2010:
Pois, ninguém adivinhou, embora algumas amigas já soubessem através de um comentário que fiz no Facebook: faltaram PRATOS! Segundo o gerente espanhol, nos bares-tabernas de Espanha o objecto é absolutamente desnecessário, o pessoal come com garfos, colheres ou... palitos! E como estávamos em  "su casa" que era "su corazón", teríamos de nos adaptar (e engordurar) para "disfrutar"...
Ainda hoje me estou a rir com a lata do fulano, até porque prato que chegasse à mesa com comida já não voltava à cozinha, no final todos tínhamos pratos ou pires à frente, no célebre desenrascanço tuga.
Mas voltar lá... NUNCA MAIS!

3 comentários:

  1. Por lapso, apaguei este post, que só consegui repôr por ter a página aberta e com copy+paste. Peço desculpa a todos, especialmente porque não se podem ver os comentários. Shame on me! ;x

    ResponderEliminar
  2. bem, só comento agora, embora já tivesse lido no dia em que foi publicado. nunca imaginaria tal coisa. o que me espanta é que se torcemos o nariz à espanholice somos logo uns primários e depois temos que gramar com estes cromos... enfim :)

    ResponderEliminar
  3. Bom, como dizia a Sun, MOYLITO, em Espanha há realmente bares onde não põe pratos, mas se alguém pedir evidentemente que dão. Aqui o problema pareceu-me mesmo que não os tinham (há excepção dos da comida), como também faltavam facas, chávenas e cadeiras... ;)

    E sim, não me cheira que o indivíduo vá longe no domínio da restauração, em Portugal, Espanha ou qualquer outro lugar, com tanto pelo na venta! :-w

    ResponderEliminar

Sorri! Estás a ser filmad@ e lid@ atentamente... :)