quarta-feira, 29 de setembro de 2010

PROVA DOS NOVE...

Duas estudantes liceais, possivelmente fartinhas de ouvir que "no meu tempo é que o ensino era bom e aprendíamos muito logo na escola primária!", resolveram tirar a prova dos nove: elaboraram um pequeno inquérito e entrevistaram cerca de 20 pessoas "mais velhas" e desconhecidas, que simpaticamente acederam a colaborar no trabalho escolar (imaginário)...
As perguntas eram simples, nada de Física Quântica ou de teorias filosóficas:
- Quanto é 6 x 4? (mesmo assim obtiveram uma resposta de 400)
- Quem era o vocalista dos "Queen"? (mais ou menos)
- Qual é a capital da Polónia? (alguns "esquecimentos")
- Quantos eram os elementos dos "Abba"? (inquérito nitidamente vocacionado para gerações passadas...)
- Qual é a raiz quadrada de 36? (só 3 acertaram!)
E, por último: "O que achava de Rui Costa, como jogador de futebol?" E aí a verborreia foi imensa, com uma série de mulheres a afirmar que era "jeitoso", "giro", que "casava(m) com ele", etc. e tal,  mas, pelo menos um homem, a despejar "cobras e lagartos" sobre  o antigo  futebolista e a aproveitar o ensejo para um longo discurso clubístico!
Não sei que conclusões as alunas tiraram sobre os "bons velhos tempos do ensino em Portugal", mas fartaram-se de rir...

(por mim, concluiria que afinal esse famigerado excelente ensino tinha preparado a malta... para ser jogador e/ou treinador de futebol "de bancada"!)

Imagem da net.

16 comentários:

  1. Acho que não é necessário um inquérito para se provar que os alunos de hoje em dia não sabem quase nada do mundo que os rodeia nem do passado desta coisa redonda.
    Os nossos queridos governantes preocupam-se mais com estatisticas e tretas que tais do que com o ensino propriamente dito.
    Novas oportunidades e outros 300 metodos de se chegar à universidade sem ter de fazer grande coisa é que importam. Não sou contra as novas oportunidades se usadas com precaução, que não é o que acontece.

    Tenho exemplos, bem perto de mim, que me deixam preocupado com as gerações vindouras... Não sendo burros, são muito menos conhecedores do que os rodeia. Por desinteresse e por saberem que ninguém os vai chatear por não saberem.
    Acho que qualquer criança prefere ir brincar do que fazer 20 tabuadas, e se ninguem a "obrigar" é isso mesmo que faz.

    Este tema dava pano para mangas e acho que ao querer dizer tanta coisa já estou a meter os pés pelas mãos e a baralhar o texto todo :P

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  2. algumas pessoas mais velhas também eram capaz de rir delas se lhes fizessem um teste desse tipo.

    eu nunca estudei nada na escola sobre o rui costa...

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  3. As perguntas do teste-inquérito parecem-me bastante estúpidas. Chegando à segunda, negaria-me a continuar com a brincadeira (não que não goste dos Queen, só que nunca estudei na escola os Queen... e talvez deveria ter estudado). Mas não digo que qualquer tempo passado foi melhor nem posso opinar porque não conheço a situação das escolas actuais por experiência: não sou professora nem tenho filhos em idade escolar (acho que fora dela também não). Agora o inquérito não revela muita preparação em quem o fez e haveria que saber quem escolheram para entrevistar e quem acedeu a ser entrevistado... :h

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  4. Ora ai está um inquérito interessante que nos pode levar a grandes conclusões penso que nunca ninguém se havia lembrado. Eu pelo menos não conheço nenhum estudo Português sobre o antes e o agora do ensino.
    As respostas que elas encontraram foram sem duvida fantásticas quanto à parte futebolística para mim também só de bancada mesmo e nem isso…
    Beijos.

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  5. o jogador mais elegante que alguma vez vi jogar futebol (as outras acertei todas, apesar de ter andado no ensino de não há muito tempo) :)

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  6. Também gostava de ver esse teste respondido por gente jovem, de liceu. :)) Tenho a impressão que me iria rir muito. :)))
    6x4 ou a raiz quadrada de 36, sem máquina de calcular deve ser complicado ;))
    O meu neto diz que não é preciso escrever com boa caligrafia porque há os computadores para escrever ! :))
    Não tenho a certeza que soubessem quem era o vocalista dos Queen ou quantos eram os Abba e de certeza que não saberiam qual a capital da polónia. :)))
    Tenho a certeza que adoram o Rui Costa !!!
    .

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  7. "Nossos queridos governantes", FAUSTO?! Fala por ti... :p

    Por acaso o meu filho entrou ontem na Universidade, tem falhas de conhecimento como todos os jovens desta idade, não o acho muito diferente de mim ou de alguns colegas daquele tempo, que também tínhamos falhas. E também havia quem não soubesse a tabuada, com a desculpa que nunca percebeu nada de matemática... :))

    As generalizações do "antigamente é que era bom" ou do "agora é uma grande porcaria" não correspondem à realidade - até porque o peso das matérias é essencialmente diferente, mesmo em algumas disciplinas tradicionais. No fundo, tudo depende do interesse dos alunos, qualquer que seja a sua geração!

    Mas também não gosto de facilitismos, sobre as NO já disse o que tinha a dizer, alguns desses cursos parecem-me de mais valia para alunos com dificuldades de aprendizagem, desinteresse ou estudo mais tardio, outros parecem-me uma treta... "para inglês ver"! ~xf

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  8. É verdade, VÍCIO, mas foi uma mera brincadeira de garotas... ;)

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  9. São miúdas de 14/15 anos, SUNZINHA, que fizeram as perguntas baseadas no que achavam que as gerações anteriores deveriam saber... ;)

    Possivelmente também não perderia tempo a responder a um inquérito destes, mas por razões diferentes - com perguntas tão simples, ainda me entregavam um prémio para ir não sei onde buscá-lo, para depois levar uma "lavagem ao cérebro" dos profissionais de vendas para comprar não sei o quê.

    Pessoalmente achei piada à ideia delas, mas devo ser só eu, que a malta anda muito quezilenta e sem sentido de humor para brincadeiras! Até adivinho porquê... :(

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  10. Também não conheço nenhum estudo sério sobre esse assunto, PSIMENTO, aqui foi mera brincadeira. :D

    De qualquer das formas, para ser bem feito e tirar conclusões mais reais, as perguntas teriam de ser dirigidas a todas as faixas etárias, possivelmente dentro de grupos sociais, com matérias que sempre tenham sido leccionadas ao longo dos anos - e só aí a variante é enorme (ninguém referiu aqui, mas, por exemplo, nunca em Geografia me ensinaram capitais europeias)!

    A pergunta do jogador de futebol não se enquadra nas restantes, porque é subjectiva! ;)

    Beijocas!

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  11. Eheheh, MOYLITO, sabes mais do que eu, que essa era aquela a que não saberia responder, para além de dizer que marcou alguns golos importantes... :)

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  12. Bom, RUI, não sei que idade tem o teu neto, mas essas ideias costumam passar mais tarde... :))

    Mas a vontade de saber e aprender não me parece geracional, apenas individual! Evidentemente que com menos pressão (sem reguadas à mistura), o desinteresse/desleixo pode ser maior... ;)

    E sim, possivelmente alguns dos colegas delas não saberiam responder às perguntas! ~xf

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  13. Mediante o estranho critério de escolha das perguntas (especialmente a última) para o questionário, acho melhor imaginar que o objectivo do trabalho escolar teria sido desenvolver o intelecto das mocinhas sobre Estatística, porque quanto ao resto...

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  14. É, PAULOFSKI, nitidamente não foi um bom dia para relatar uma brincadeira de adolescentes... ~xf

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  15. Bem, eu não digo que antigamente era melhor, apenas digo que o actual é uma porcaria.
    Falhas e desinteresse em algumas matérias toda a gente tem e terá mas daí a facilitar-se a passagem vai uma longa distância. Eu nunca gostei do português leccionado (então fernando pessoa deu-me cá uma sova...) e não foi por isso que não o tive de fazer ou que tive facilidades.
    Parece-me que, se estivesse, neste momento, a estudar o que estudei na altura, tinha notas muito acima do que sabia na realidade (não que tenha tido negativas, mas eram notas baixas).
    Creio que os metodos de ensino deviam ser adaptados à realidade em que vivemos e o acompanhamento escolar por parte dos pais devia ser mais intenso. Claro que os professores teriam de fazer o favor de se preocupar em manter os pais a par do que se passa...

    No fundo no fundo, isto tinha de levar uma grande volta.
    Talvez chamar de volta a régua de madeira :P

    Quanto às miudas e a sua brincadeira... é de louvar a iniciativa :D há que animar as hostes eheh

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  16. A grande volta não ia lá com as réguadas, FAUSTO, e para os pais acompanharem mais os estudos precisavam eles próprios de ter estudado e/ou ter tempo para isso. Professores há de todo o género, os que se estão nas tintas e os que se preocupam, com uma série deles entre os dois extremos. Cá para mim os que se estão nas tintas podiam dar lugar a outros mais interessados na aprendizagem dos seus alunos, mas como a coisa é feita por computador, segundo as médias escolares e tempo de ensino, pois... :P

    É verdade que as facilidades são cada vez maiores, até os miúdos pequenos acham que não precisam de aprender a tabuada, uma vez que podem usar as máquinas de calcular. Mas isso depois estende-se a outras incapacidades, ai do prof. que exija que decorem qualquer outro assunto: nem verbos, nem vocabulário, muito menos a designação das nuvens, as classes de animais, etc. e tal! :-t

    No mínimo, elas riram-se com a sua brincadeira, p'ra elas chegou... ;D

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Sorri! Estás a ser filmad@ e lid@ atentamente... :)