quinta-feira, 15 de abril de 2010

VOLTANDO AOS PATOS...

Aqui há uns dias escrevi que costumava "cair como uma pata" nas mentiras do 1º de Abril, mas que não conhecia a origem da expressão, agradecendo antecipadamente a quem soubesse que informasse.

A Teresa e o Rui da Bica avançaram com algumas hipóteses, mas recebi outra por mail, que reza mais ou menos o seguinte, presumindo que o brasileiríssimo "pagar o pato" tem o mesmo significado: "A expressão deriva de um antigo jogo praticado em Portugal, em que se amarrava um pato a um poste e o jogador, montado num cavalo, deveria passar rapidamente e arrancá-lo de uma só vez do poste. Quem perdia é que pagava pelo animal sacrificado. Assim passou-se a empregar a expressão para representar situações nas quais se paga por algo sem obter um benefício em troca." Conclusão saída deste link internético.

Não fiquei com nenhuma certeza, até porque parte da história do Rui sobre Renato Canini é verídica, ainda não consegui indagar até que ponto, porque existem outros floreados de permeio, gentilmente "apagados" por todos os que não desejam denegrir a simpática imagem de Walt Disney...

(Obrigada, Michel!)

11 comentários:

  1. a melhor história de patos que já ouvi foi esta:

    Diz a lenda que Bocage, ao chegar em casa um certo dia, ouviu um barulho estranho vindo do seu quintal.

    Chegando lá, constatou um ladrão tentando levar seus patos de criação. Aproximou-se vagarosamente do indivíduo e, surpreendendo-o ao tentar pular o muro com os seus amados patos, disse-lhe:

    - Oh, bucéfalo anácrono! Não o interpelo pelo valor intrínseco dos Bípedes palmípedes, mas sim pelo acto vil e sorrateiro de profanares o recôndito da minha habitação, levando meus ovíparos à sorrelfa e à
    socapa. Se fazes isso por necessidade, transijo... mas se é para zombares da minha elevada prosopopeia de cidadão digno e honrado,dar-te-ei com a minha bengala fosfórica bem no alto da tua sinagoga, e o farei com tal ímpeto que te reduzirei à quinquagésima potência que o vulgo denomina nada.

    E o ladrão, confuso, diz:
    - "Doutor, afinal eu levo ou deixo os patos?"


    este nem sabia se pagava ou não...

    ResponderEliminar
  2. Ah, VÍCIO, mas essa historieta é absolutamente deliciosa... :D

    ResponderEliminar
  3. Eu acho muito mal esta perpétua crueldade para com os animais. Porque não amarrar o meu vizinho do segundo esquerdo ao dito poste, em vez dos pobres patitos?
    Tá máli!!
    Beijocas

    ResponderEliminar
  4. A crueldade com os animais (e não só) sempre existiu, SAFIRITA, mas este "jogo" suponho que já deixou de ser tradição há muito.

    Mas mais pato menos pato, não custa muito acreditar que a origem da expressão possa vir daí... :))

    Beijocas!

    ResponderEliminar
  5. Não quero estar a enganar ninguém mas não me parece que tenha deixado de existir, tete.
    Ja não sei quando nem onde foi, mas não vai ha muito tempo, vi umas imagens (ou tera sido um video?!) de um jogo parecido com o que descreves, mas com a diferença de que em vez de um post os patos estavam pendurados numa corda e os homens tinham de conseguir arrancar-lhe a cabeça...

    Agora, se vem daí a expressão do "cair como um pato", não faço ideia!

    ResponderEliminar
  6. Essa de "pagar o pato" eu não conhecia a razão, mas vai daí, talvez, quando por cá dizemos "isto soube-me a pato" querermos até dizer o mesmo! Bom, mas como hoje o meu assunto é mais "pratos" então deixo fugir o pato.

    ResponderEliminar
  7. imagino que a expressão "cair como um pato" venha da caça a estes bichos. seja de armadilhas que lhes montassem (antes das armas de fogo, claro está), ou daqueles "apitos" que lhes imitam o grasnar, acho que a expressão vem da caça ao pato.

    ResponderEliminar
  8. Tété não desanimes!
    Não foste a primeira nem serás a última a cair que nem uma pata. Tudo tem uma explicação e esta até é bastante verosímil.
    Quanto aos melhores restaurantes (dos ricos) também já passei por alguns e não mudo de ideia, mas sei bem que há casos e casos.
    Um beijinho

    ResponderEliminar
  9. mas q raio de jogo... :(

    Olha, por falar em jogo, já juntei as peças e postei o resultado eheheh

    ResponderEliminar
  10. Xi, FAUSTO, dessa é que não estava à espera nos tempos que correm! Que "jogo" mais deprimente!!! :((
    ps - tenho de actualizar aqui os favoritos, mas com computador partilhado tem sido mais difícil! sorry!

    As hipóteses são várias, PAULOFSKI, não tenho a certeza de nenhuma! Isto de procurar origens, com tanta gente cheia de imaginação na net, dá para várias interpretações... :D

    Também é possível, MOYLITO! Até porque o "cair como um pato" dá mais essa sensação de engano, não exactamente só por pagar o que que não se obteve... ;)

    ResponderEliminar
  11. Oh, KIM, longe de mim tentar mudar-te as ideias, sejam elas quais forem! :))
    Mas a minha "experiência" é essa, suponho que os ricos gostam tanto de passar fome e pagar caro como o comum dos mortais. Com excepção talvez para os "novos", que apreciam a criadagem em volta... :D
    Quanto ao pato, pois, certezas igual a zero!
    Beijinhos!

    Podes crer, VANI, altamente deprimente! :((
    Já li, fora de horas, mas isto de partilhar o computador têm sido complicado: a meio de uma leitura ou comentário, lá tenho de largar o poiso, que há assuntos mais urgentes a tratar (nem todos, mas pronto!)
    Ah, e gostei do resultado final, mas comento mais logo! :)

    ResponderEliminar

Sorri! Estás a ser filmad@ e lid@ atentamente... :)