quinta-feira, 29 de abril de 2010

JANELAS QUE SE ABREM...

É comum dizer-se que "os livros são janelas abertas para o mundo", mas ignoro a origem da expressão, que existem muitas similares. Nem interessa muito! Certo é que concordo inteiramente e hoje abrem-se imensas janelas com a 80ª Feira do Livro de Lisboa, como de costume no Parque Eduardo VII. Até dia 16 de Maio, com horário entre as 12h30m e as 23h30m em dias úteis e das 11h às 23h30m em Sábados, Domingos e feriados. (grrrr, não há feriados que calhem em dias úteis, dahh!) Horário idêntico terá no Porto, cuja Feira começa a 27 de Maio e se prolonga até 13 de Junho, na Avenida dos Aliados. Tanto quanto consegui pesquisar na net, a de Coimbra está em curso até ao próximo Domingo e as algarvias estão agendadas lá para o Verão.

Dito isto, actualmente também existem outras janelas que ampliam os nossos horizontes (mais modestas, é certo!), identificando outras formas de ser, de estar, de sentir, de conhecer ou até de rir: estou a falar de blogs, evidentemente! A princípio ninguém sabe quem está do lado de lá desta janela transformada em ecrã, mas aos poucos vamos levantando a ponta do véu e desvendando "segredos" atrás de nicks mais ou menos encapotados. Nem sempre a visão ou compreensão é agradável. Tal como na vida real, também na virtual há gente mesquinha, agressiva, controladora, insultuosa até! Não peço desculpa por não lhes ligar nenhuma!

Acontece que não estou sempre atrás do teclado e do ecrã (alguém está?), muitos posts novos só vejo a horas tardias. E aí, sim, talvez a influência de uma moçoila que perguntou num blog alheio porque é que eu estava a comentar às 3 da matina, ou coisa, tenha contribuído para me deixar disso. Se não buzinou nenhum apito no ouvido dela, no meu buzinou! Aqui, tirei logo a hora a que chegam os comentários, que ninguém tem nada a ver com isso. Além de que o número de blogs que costumo visitar aumentou e não dá para comentar todos, no dia seguinte logo se vê se ainda lá estão, eheheh!

Afinal de contas, se a interactividade blogosférica se torna em obrigação e assunto sério, vira uma chatice...

A fotografia é minha, a serigrafia é cá de casa, mas só me lembrei de a fotografar depois de ler/ver este post da Marta, porque, tal como ela, adoro as janelas (e os telhados) da Maluda!

16 comentários:

  1. Por partes. :)

    Linda, muito, a fotografia.

    Tu nem devias preocupar-te :-L pelas "rexoubas" de gente que não tem mais a fazer do que ficar-se na vida dos outros (A vida dos outros, belo filme). Cada quem faz das horas da sua vida o que pode e sabe. 8-/ E aqui mando uma beijoquita.

    E sigo

    Não irei à Feira de Lisboa. Talvez ao do Porto não resista, mas tenho tanta coisa ainda para ler (depois de Guerra e Paz, ainda me espera Anna Karénina, por não falar doutros de menor tamanho). Enfim, como se não me conhecesse: com certeza não vou resistir.

    E acabou. ~c

    ResponderEliminar
  2. fizeste bem em tirar a hora dos comentários! eu também dou muita importância a moçoilas dessas! (é pena que não se cruzem comigo... eu ia gostar!!)

    quanto à fotografia... linda! parece mesmo uma pintura.

    ResponderEliminar
  3. tento devolver comentários, sim, mas quando se tornar obrigação... adieu. este ano não há feira do livro para mim :( a alocação de recursos tem outro destino, infelizmente não tão prazenteira ou proveitosa...

    ResponderEliminar
  4. Eu também adoro janelas.....dá-me sempre a sensação de liberdade, de sair....
    E gosto imenso da pintura de Maluda....acho-a fascinante pelos promenores.
    Boa feira do Livro.
    Beijokitas

    ResponderEliminar
  5. Uma feira no Parque Eduardo VII?!
    Vai lá estar, o Carlos Cruz?

    ResponderEliminar
  6. As janelas, os telhados, os quiosques, os selos e toda a pintura da Maluda ! Eantástica obra. Pena ter morrido tão nova !
    Quanto às feiras é curioso que durante o ano, pelo menos no Porto, pegou a moda e ainda bem, de haver sempre, aqui ou acolá, vendas de livros, como se de feira se tratasse.
    Boa iniciativa e preços fantásticos !
    .

    ResponderEliminar
  7. ihihihih, adoro feiras do livro!!! aqui em baixo há muitas no Verão :))) Lisboa e Porto estão um pouco fora de mão e numa altura menos boa :( :(

    ResponderEliminar
  8. Anónimo4/30/2010

    Totalmented e acordo em relação à coscuvilhice.
    Quanto à Feira do Livro, vou tentar aproveitar ao máximo a Happy Hour ( ente as 22.30 e as 23.30) com livros a 50%.

    ResponderEliminar
  9. Olá Teté! Estou contigo! Descontracção acima de tudo e se não se pode comentar tudo não se comenta. Devo dizer também que neste momento são 02:34 ehehehhe.
    Obrigado pela informação sobre a feiro do livro no Porto porque desconhecia. Beijos e boas leituras.

    ResponderEliminar
  10. Eh, SUN, gostei desse comentário em 3 actos! ~c
    Não me preocupo muito com gente desse género, certo é que afecta alguns dos meus amigos virtuais, e aí chateia-me um bocado! Porque é que não ficam lá na sua vidinha?! :-w
    Pronto, também calculo que não vais resistir à Feira do Porto, tal como eu não vou resistir à de Lisboa. Embora, por enquanto, a visita seja adiada até à semana que vem... ;)
    Beijoquitas!

    Sorry, VÍCIO, não sei o endereço blogosférico da moçoila... :))
    Tenho pena de não ser a pintura original... :D

    É, MOYLITO, de vez em quando também me acontece o orçamento já ter sido distribuído para outras despesas! C'est la vie! :)

    ResponderEliminar
  11. Então somos três a gostar dos quadros da Maluda, PARISIENSE! :D
    À Feira só irei na próxima semana!
    Beijokitas!

    Quanto a isso não te sei responder, REIZÃO, mas não costumo ver afluência desse género durante a feira! ;)

    Francamente, RUI, não costumo saber dessas iniciativas aqui em Lisboa. Tirando na FNAC, que de vez em quando tem essas promoções, suponho que pelo país inteiro...
    Adoro a obra da Maluda, não me parece é que aos 64 anos possa ser considerada nova! :)

    ResponderEliminar
  12. É uma pena que não possas vir a Lisboa, VANI, mas também é um facto que no ano passado comprei melhores livros na Feira de Portimão, durante o Verão... :D

    Essa é uma boa dica, CARLOS BARBOSA DE OLIVEIRA! Obrigada e que venham sempre "horas felizes" para todos nós! :)

    Eheheh, PSIMENTO, escusavas de indicar a hora, que assim "toda a gente" fica a saber que respondi depois! =))
    Enfim, graçola, evidentemente! (o que não impede que continue sem entender esse 'controle')
    Beijocas e boas leituras para ti também! (ainda ando na Lisbeth, quando acabar publico aqui...)

    ResponderEliminar
  13. A serigrafia é linda!

    Pois que à Feira do Livro, como estou a aqui a dois passos, passarei por lá umas quantas vezes, mas não me parece que vá comprar muita coisa. Primeiro porque não preciso, e depois porque não acho que os livros sejam assim tão mais baratos. A não ser na Happy Hour, eventualmente. Tenho é de ver se ainda lá está a barraquinha do bookcrossing, que isso é que é uma coisa gira.

    Quanto ao resto...não ligues. Eu também já cheguei à conclusão que nem sempre consigo responder aos comentários. Prefiro aproveitar o pouco tempo que tenho para ler e comentar nos outros blogues. Quanto a quem n tem mais que fazer que não comentar sobre a vida alheia, pois que são dignos de pouco mais do que sentida pena.
    É deixá-las estar, não te rales com isso :)
    Beijocas
    PS: ando com saudades da Lisbeth...tenho de ler o segundo rapidamente!

    ResponderEliminar
  14. Anónimo4/30/2010

    Deixo-te o link para o blog da Maluda, onde poderás ver quase toda a sua obra, feito por um sobrinho ou primo dela.


    http://maludablog.umnomundo.eu/?p=1053

    ResponderEliminar
  15. E eu aqui tão distraído a passear a pelo blogue e nem dei conta que já está na hora do jantar!

    ResponderEliminar
  16. Bom, também não vou comprar muita coisa, SAFIRITA, que o orçamento é limitado... e tenho uma série de livros em lista de espera! Depois da Lisbeth, evidentemente! :))
    Quanto a gente metediça, não ligo mesmo! Mas foi um indicador de que por aqui também há "cuscos" de serviço...
    Beijocas!

    Ah, obrigada, MARTA! :)

    Espero que tenha sido um bom jantar, PALOFSKI... :D

    ResponderEliminar

Sorri! Estás a ser filmad@ e lid@ atentamente... :)