A net ontem parecia andar em câmara lenta, para não dizer lentíssima. Mesmo assim, depois de uma passagem pela blogosfera, concluí já não existirem temas por explorar. Na loucura generalizada dos poderosos deste mundo, em abono da defesa de todos nós - pobres, incultos e inocentes cidadãos – decretam-se mais uns quantos ensinamentos e mandamentos, que devem ser cumpridos à risca, sem escutar opiniões diversas.
.
O papa Bento XVI resolveu que 7 pecados mortais não eram suficientes – gula, luxúria, ganância, preguiça, vaidade, inveja e ira – toca de acrescentar uns pecados sociais, a saber: poluição ambiental, manipulação genética, acumulação de riqueza excessiva, infligir pobreza, tráfico e consumo de drogas, causar injustiça social. Estou em crer que em manipulação genética não se está a referir ao uso de preservativos (mas nunca se sabe), quanto à acumulação de riquezas excessivas... pensará ele doar o vasto património da Igreja Católica Apostólica Romana???
.
Segundo a administração Bush, a China entrou no bom caminho de respeito pelos direitos humanos. O primeiro ministro chinês atribui a culpa dos confrontos no Tibete ao... Dalai Lama! Ná, não teve nada a ver com a repressão exercida pelas forças policiais chinesas, tudo gente pacata e amistosa. Nem se percebe porque houve mortos e feridos em número indeterminado, que eles só chegaram ao local e disseram aos tibetanos “olhem lá... portem-se bem... que este ano temos Jogos Olímpicos, queremos a admiração mundial e boas fotografias.”
.
Por cá, a mulher de António Costa (Presidente da Câmara Municipal de Lisboa), professora, participou na manifestação dos 100 mil docentes que percorreram as ruas da capital. Que não abalou as certezas do governo, na teimosia de estar sempre coberto de razão. Não podia ter direito a opinião própria, diferente (ou não) do marido? Quase foi acusada de “agente infiltrada”, por alguns jornalistas...
.
O Presidente da República visitou o Brasil, na maleta levava a ratificação do “novo” acordo ortográfico. Depois de tanto barulho por nada, de petições on line e de bloguistas inflamados no contra, a malta acatou. Só entra em vigor daqui a seis anos, para quê preocupações?
.
Na esfera do privado, congemina-se uma nova lei proibitiva de piercings e tatuagens para os mais jovens. Mesmo não sendo adepta de tais práticas, parece-me mais um passo na prepotência vigente! Tudo com a boa intenção de vigiar a saúde de todos, certo?
.
Erasmo, meu amigo, quando elogiaste a loucura não imaginavas nada assim, pois não?