segunda-feira, 23 de novembro de 2015

SEGUIDORES

A vontade de influenciar os outros ou de impor a sua opinião é coisa que vem de longe e, infelizmente, acontece a muitos, para não dizer a quase todos, seja-se democrata ou não. Aí a única diferença é que os democratas têm tendência aceitar melhor as opiniões alheias, se bem que também os haja bastante intolerantes.

Ao contrário do que nos ensinam na escola, o jornalismo que deveria ser claro, isento e factual, cada vez nos mostra mais essa faceta opinativa. Quem não se lembra da Manuela Moura Guedes a entrevistar Sócrates e Marinho Pinto, que foi de tal modo inconveniente que nem deixava os seus entrevistados falar? Enfim, não terá sido a única, mas cada vez mais desconfio desse jornalismo de meia tigela...

Bom, mas os tempos mudam, as redes sociais são um maná para os que pretendem enveredar pela postura de opinion maker. Pagos ou por convicção, há-os para todos os gostos. E uma das partes que me tinha escapado é que há até quem pague para ter um maior número de seguidores, no FB ou no twitter. Para quê? Só um show offzinho, para se parecer mais importante do que realmente se é e, em alguns casos, até para se fazerem negócios. Tudo muito bem explicado no programa "Toda a verdade", que deu sábado passado, para quem quiser ir espreitar. O engraçado é que a manipulação nem sempre resulta, uma candidata eleitoral (suponho que à câmara de Paris), que viu os seus seguidores aumentar repentinamente para os 45 mil ou coisa, teve de se contentar com cerca de 2 mil votos!

Aqui acontece o contrário: os seguidores em vez de aumentar, de vez em quando diminuem. Não considero que seja propositado, acontece que algumas pessoas desistem da blogosfera, como estão no seu direito. e assim deixam de seguir seja quem for. Mas o que me interessa mesmo são os laços de amizade que por aqui se desenvolvem: a foto, por exemplo, foi-me enviada por uma amiga bloguista, quando não pude participar no almoço de convívio que ajudei a organizar. E creio que, por sua vez, tinha sido oferta de uma outra amiga bloguista, que contemplou todos os convivas com rosas do seu quintal. Como ainda não tinha tido oportunidade, agradeço agora a ambas: obrigada!

16 comentários:

  1. Bom, se o critério é esse , então nem amigas virtuais tenho, pois não soube sequer do almoço.

    Quanto ao pagamento de seguidores...desconhecia e nem imaginava isso

    Beijufas e boa semana, linda :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ah, desculpa lá, SÃO, mas se não soubeste foi porque te ausentaste da blogosfera, que eu, o Ricardo, a Afrodite, o Rui, tenho impressão que a Graça e não sei quem mais tínhamos todos um "catrapázio" lateral a indicar a data, com link para o post onde estava explicado como fazer a inscrição. Que basicamente era só confirmar a presença.

      O pagamento não é feito aos seguidores, mas a um fulano que ficticiamente os põe lá. Isso e os likes... Cambada!

      Beijocas e bom domingo! :)

      Eliminar
  2. Vi o programa! Na blogosfera tenho seguidores que já não têm blog activo. No FB tirei a opção de seguidores!

    Como disse no meu blog deixo um grande abraço e desejo de uma boa recuperação para ti Teté, eu vou continuar um pouco afastada, vou dando umas espreitadelas.

    Beijinho

    Adélia

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Mas isso acontece a todos, ADÉLIA, há quem "desapareça" sem encerrar o blogue. Mas para aqueles que o fecham mesmo, o avatar também deixa de existir... :)

      Continuação das melhoras para ti também! Beijocas

      Eliminar
  3. Há o jornalismo e também há jornalistas. Eu penso serem coisas diferentes mas como eu "não risco nada" (era esta a opinião da minha bisavó relativamente às minhas ideias), acho que me posso permitir afirmá-lo.
    Porque quando leio e/ou oiço um jornalista comentar ou tecer considerações sobre o que alguém escreveu no FB tenho dúvidas que isso seja mesmo uma notícia. Não estou relativizando nem desconsiderando o valor e impacto do FB nem os seus congéneres; só me parece que quem tenha interesse no que "esse tal alguém" diz, vai ao seu FB sem precisar da intermediação dum jornalista.
    E essa de haver quem pague para ter seguidores jamais (jámé) me passaria pela mente.
    É rentável ser seguidor? Sabes as cotações? Há tabelas oficiais? É a recibos verdes (não tem 2º sentido) ou a contrato?

    A rosa que escolhi do mesmo famoso jardim foi vermelha. Linda, bela e perfumada que ofereci à gaLina amada! Ulha, bercejei...

    Igualmente perfumadas de sorrisos, beijokas!

    §-detesto jornalistas que não se fazem valer permitindo que um entrevistado diga tudo menos responder concretamente ao que lhe é perguntado; detesto igualmente os jornalistas que após uma pergunta interrompem o discurso do entrevistado com novas questões impedindo assim uma resposta concreta. Devem ser métodos científicos que um plebeu (eu) não "alcança".
    §§-a tua recuperação? perto dos 100%?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. A tua bisavó dizia que não riscavas nada, KOK? Olha, eram outros tempos,não é para ligar! :)

      Essas pessoas pagam a um fulano que lhes arranja likes ou seguidores, estes não ganham nada com isso. Portanto, tás a ver, lucro zero! :D

      Quanto aos jornalistas, hoje em dia alguns vão à descarada buscar temas ao FB. Assim não têm de levantar o rabiosque da cadeira. E depois há esses todos que têm opiniões muito vincadas e querem deixá-las bem claras aos entrevistados. Mas quer dizer, porque é que não usam o FB para isso,como toda a gente? Devem achar que assim ficam mais bem vistos, nem percebem a falta de profissionalismo...

      Recuperação lenta, mas vai-se andando!

      Beijocas

      Eliminar
  4. Pagar para ter seguidores? Isso não lembrava nem ao diabo! Há coisas muito estranhas, mesmo!

    A foto é muito bonita e tu mereces as rosas, colhidas de um Jardim! :)

    Beijocas e que continues em franca recuperação, Teté.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. A recuperação é franca, mas é lenta, pelo menos para o que eu queria, JANITA! :)

      Também não fazia a menor ideia que houvesse quem pagasse, daí o meu espanto.Ou ingenuidade.

      Beijocas

      Eliminar
  5. Pagar para ter seguidores?
    Para poder abrir o blogue à publicidade e conseguir uns cobres??
    Passo!!
    Beijocas

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. ... entretanto hoje Cavaco
      à saída do confessionário

      afogou-se num copo de água

      Eliminar
    2. Naqueles casos nem é assim tão direto, que a publicidade é mais encapotada, PEDRO...

      Beijocas

      Eliminar
    3. Já falta pouco para nos livrarmos dele, PUMA! :)

      Eliminar
  6. As marcas apoderam-se cada vez mais das redes sociais. A política também. Elas são uma poderosa ferramenta de marketing. Isso tem aspetos positivos mas também perniciosos. Na vertigem da corrente opinativa podemos ser facilmente enganados.

    [Do tal jardim, eu escolhi uma flor branca. Foi pena não teres podido estar presente no convívio mas o importante é que estejas bem e que recuperes totalmente.] :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Que linda fotografia.

      Pagar para ter seguidores? Não sabia!

      Abração grátis, Teté, com os desejos de um bom fim de semana.

      Eliminar
    2. Suponho que a ideia é mesmo essa, LUISA: enganar ingénuos e incautos! Temos é de estar mais atentos... ;)

      Tive muita pena de não ter ido, nem imaginas quanta.Mas a vida às vezes prega-nos estas partidas...

      Gracias

      Eliminar
    3. Essa minha amiga tem muito jeito para a fotografia, EMATEJOCA.

      Nem eu, fiquei pasma.

      Abração também gratuito! :)

      Eliminar

Sorri! Estás a ser filmad@ e lid@ atentamente... :)