"Elle s'en va", no título original, é um filme francês de 2013, protagonizado por Catherine Deneuve e realizado por Emmanuelle Bercot - que também escreveu o argumento, de parceria com Jérôme Tonnerre. Não se pode dizer que seja um filme de mulheres e para mulheres, mas o modo como o drama e a comédia se entrelaçam denotam bem esse toque feminino: rir para não chorar ou chorar copiosamente por causa da chuva, a rudeza seguida de sensibilidade ou vice-versa, as mudanças de disposição e um dia apetecer bater com a porta e partir - quem nunca passou por isso?
Aos 63 anos, Bettie vive na Bretanha e na casa onde nasceu, com a mãe. Viúva, mantém um caso com um homem casado, que um dia a troca a ela e à mulher por uma rapariga de 25 anos que engravidou. O restaurante que gere está à beira da falência e a pouca solidariedade da mãe com o seu desaire amoroso -naturalmente satisfeita de ter a filha por perto, em vez de ser recambiada para um lar de terceira idade - dão-lhe esse impulso de sair porta fora. Acontece que entretanto a filha, desempregada, arranja um estágio remunerado em Bruxelas e precisa que ela vá levar o neto a casa do avô, para passar as férias. É assim que ela se vê a percorrer as estradas de França, com um puto de 11 anos ao lado, e (quase) sem dinheiro para comer...
Eis o trailer:
A IMDb classifica o filme com um 6.5/10, o que não admira, já que os filmes franceses são habitualmente mal classificados. Mas é injusto: o filme tem um ritmo, uma música e um argumento que convencem, nos tocam e até emocionam. Muito bom!
Imagem de cena do filme, da net.
Deve ser bem interessante.
ResponderEliminarObrigada pela indicação e beijufas, ma belle
Nem costumo gostar muito de filmes franceses, SÃO, mas este caiu-me no goto... :)
EliminarBeijocas
Costumo gostar de filmes franceses e do seu sentido de humor, juntando a isto a Catherine Deneuve e a tua opinião é de não perder!
ResponderEliminarAbraço
Se gostas de tudo isso, é mesmo de não perder, ROSA! :)
EliminarAbraço
Fiquei com vontade de o ver. :)
ResponderEliminarSe puderes, aproveita, LUISA! :)
EliminarProcuro não perder filmes franceses. E então com a Catherine Deneuve, como resistir?
ResponderEliminarBeijinhos
Por acaso sei dessa sua preferência, que não partilho, CARLOS, mas se é fã de Catherine Deneuve,é mesmo de não perder! :)
EliminarBeijocas
Não se deixem influenciar pela cinematografia de Holywood com o devido respeito por alguns realizadores e actores americanos.
ResponderEliminarA filmografia francesa é uma das melhores do cinema mundial, a par com a italiana, e obviamente não é divulgada pelos norte-americanos. Nós por cá, já tivemos muito mais filmes franceses a exibir, agora estamos colonizados pelas "americanices", algumas boas, mas não tantas assim !
Confesso que sou fã de Hollywood e daquela máquina de fazer sonhos, RICARDO, mas ultimamente tenho visto cada pastel... ;)
EliminarContrariamente, não sou grande fã do cinema francês, mas deste filme gostei muito!
eu acho que a Catherine Deneuve continua uma diva...o filme não vi
ResponderEliminarbj*
Continua mesmo, TÉTISQ! :)
EliminarDos filmes que não passou, nem passará, por Macau :(
ResponderEliminarBeijocas
Pois, imagino que não, PEDRO!
EliminarBeijocas
Parece-me uma boa sugestão!
ResponderEliminarBeijinho
Mas não passa disso: de uma sugestão, para quem gosta de cinema, FLOR DE JASMIM! :)
EliminarBeijocas
Fiquei com muita vontade de o ver, obrigada. Normalmente gosto muito de filmes franceses.
ResponderEliminarxx
Se normalmente gostas, PAPOILA, estou convencida que também vais gostar deste... :)
Eliminarxxx