Este ano li 18 livros. Ou melhor, 17,5! Isto porque um deles desdobra-se em dois e ainda só li um. Na verdade reli, porque se trata de Agatha Christie que já não lia há um tempão. Neste caso específico, desde 1982 e, convenhamos, já não me lembrava da história descrita recentemente e em traços gerais por um bloguista. Ou seja, abriu-me o apetite!
Bom, mas para o efeito, faz de conta que são 18 livros ao longo dos últimos 9 meses. Dá uma média de 2 por mês, o que não é propriamente um exagero de leitora fanática. Sei que há gente que lê muito mais. Ou muito menos ou quase nada. Porque no fundo prende-se com os gostos pessoais de cada um e a sua disponibilidade. Há quem adore ir para o ginásio pular, exercitar todos os músculos, correr numa passadeira ou pedalar numa bicicleta imóvel. Para mim, era um grandioso frete! Então porque é que para algumas dessas pessoas também não será um grande sacrifício ficar umas horas sem se mexer muito, só com um livro em frente ao nariz? Também há quem não prescinda do ginásio nem de ler, mas nunca vai ao cinema, por exemplo. Enfim, se entrarmos por aí, há uma infinidade de preferências diferentes...
Agora o que acho estranho - e na blogosfera e no FB ainda é mais notório - é a quantidade de malta que lendo pouco ou nada afirma que ADORA ler! Mas não tem tempo. Não se lembra do último livro que leu nem do que está a ler, embora tenha uma pilha deles em cima da mesinha de cabeceira! E se calhar até tem, para "dar a pala" a qualquer visita inesperada!
Cerejinha no topo do bolo: os bloguistas que copiam a sinopse da contracapa do livro e a pespegam sem mais no blogue (e não estou a referir a publicidade das editoras, certo?)! Claro que cada um é livre de escrever (ou copiar?) o que bem entender, mas a ideia da interactividade virtual não passa pela troca de opiniões? E que opinião pode ter um bloguista que publica uma sinopse diariamente ou de dois em dois dias?!? Ah, e claro, para quem não sabe, alguns desses resumos da contracapa foram efectuados por alguém que não leu o livro, por vezes trata-se apenas uma tradução. E má...
ps - como é óbvio, não estou a referir nenhum dos linkados nos favoritos, só descobri alguns em pesquisas ocasionais!
ps1 - o post sobre o livro duplo da Agatha Christie sairá quando ler a primeira história; e continuarei a escrever e a opinar sobre as minhas leituras, de vez em quando, porque me agrada - embora, obviamente, esteja aberta a opiniões diferentes, certo?
.
e enquanto o assunto dessas pessoas for a leitura o problema é menor porque acredito que fingem ser o que não são em muitos outros temas bem mais importantes das suas vidas... ~v
ResponderEliminarps - eu já li muita BD x)
Claro que sim amiga!
ResponderEliminarCada um escreve e opina sobre o que quer. Quem gosta, gosta. Quem não gosta, não comenta ou então pode dar a sua opinião desde que esta não seja ofensiva.
Essa coisa de haver gente que gosta muito de ler e não tem tempo é um pau de dois bicos. No meu caso, se não ler pelo menos cinquenta páginas de cada vez, não vale a pena. Não consigo ler três ou quatro e horas depois ler mais duas ou três.
O que mais me admira aqui na Net é a quantidade de calinadas que aparecem escritas. Claro que todos nós podemos errar ortograficamente mas há limites para tudo.
Também já me aconteceu escrever algo e só no dia seguinte quando releio o que escrevi é que me apercebo e reparo a situação. Outras haverá em que nem me dei conta, mas estou a referir-me a erros de "lana caprina".
Há muitos, muitos, muitos anos que não leio um policial.
Últimamente tenho estado virado para os clássicos.
Beijinho para ti Tété!
KIM
Realmente à que gerir bastante o nosso dia-a-dia para fazer aquilo que gostamos. Apesar de não muito tempo livre tento sempre arranjar um tempinho para ler o que só consigo abdicando um pouco da TV, o que hoje em dia não é muito complicado. Mesmo assim não consigo ler dois livros por mês pelo que a sua média para mim é excelente.
ResponderEliminarBoas Leituras!
Eu cá a adoro ler e sei o que está na minha cabeceira ;)
ResponderEliminarMais importante do que o número de livros que cada um lê é saber se esses mesmos livros dão frutos. Ler por ler muita gente o faz.
ResponderEliminarLer sem prazer deve ser o pior que há. Este ano já ultrapassei os 50 livros, mas o mais importante para mim não é a quantidade, mas a qualidade.
Concordo contigo quando dizes que há malta que diz adorar ler e não o faz por escassez de tempo. Eu costumo dizer que cada pessoa dá prioridade ao que mais prazer lhe dá.
Depois também há quem diga que os livros estão muito caros e por isso não lê. Nestes casos também digo que gastamos dinheiro nas nossas prioridades! Agora se as prioridades são sair à noite, andar nas bebedeiras, comprar roupa, etc, isso já outra coisa.
Não sei quantos li neste último ano, mas que sei que li mais do que nos últimos 5 anos.
ResponderEliminarA verdadeira literatura foi-me dada a conhecer, como sabes (à excepção da escolar, claro).
O mais curioso é que hoje já não consigo ler o que antes lia.
Beijinhos e boa leitura!
P.S. (desde que o meu filho nasceu, pouco li...ou lia)
ResponderEliminarEstás bem melhor do que eu, Teté! Confirmei a minha lista de livros este ano e foram apenas 12. E 2 aguardam em cima da mesa-de-cabeiceira a hora de serem terminados. ;)
ResponderEliminarMuitas outras coisas apareceram este ano... Boas. :)
Beijocas
O Cavaco Silva nem um lê...
ResponderEliminareu vou lendo o mais que posso e suspeito que, devido aos circunstancialismos profissionais, este ano conseguirei adiantar muitas leituras. Alguma coisa boa que resulte do "desterro" no fim do mundo :)
ResponderEliminarTambém me faz espécie aqueles tipos que nos inquéritos de jornais dizem que têm uma resma de livros à cabeceira e andam a ler 3 ou 4 ao mesmo tempo! Enfim o defeito deve ser meu, porque não consigo ler mais do que um de cada vez...
ResponderEliminarCertamente que sim, VÍCIO! Se mentem sobre os livros que "adoram", não hão-de mentir também sobre outros assuntos?! Um mentiroso é sempre um mentiroso... :-t
ResponderEliminarps - não leio muita BD actualmente, mas se apanhar algum álbum a jeito... também marcha! :D
Bom, KIM, para ser sincera consigo ler assim um pouco "aos soluços", mas não exactamente 2 ou 3 páginas de cada vez... :))
ResponderEliminarÀs vezes não consigo comentar os blogues que sigo, quanto mais comentar as sinopses que saem à "desgarrada" por essa blogosfera fora? Se alguns gostam assim, o que é que tenho a ver com isso? Mas pronto, aos favoritos vou voltando, quando tenho disponibilidade, se não for nesse dia será num dos seguintes! :)
Erros todos damos, mais que não seja de digitação! Mas também não gosto muito de calinadas atrás umas das outras. E por acaso há quem abuse! Mas se uns é só devido a pouca instrução, que não impede o gosto em comunicar, irrita-me mais vindas daqueles mais manientos e supostamente cultos... que, por vezes, também deve ser mais "fogo de vista"! Enfim, a blogosfera e o FB não são assim tão distantes da realidade... ;)
Ao contrário de ti, volto-me mais para escritores recentes!
Beijocas!
Bem-vinda, LANDA!
ResponderEliminarClaro que se as pessoas que gostam ler quiserem, arranjam sempre um tempinho, mesmo que passe por reduzir o tempo em frente da TV. Também já reduzi bastante! :)
De qualquer das formas o número de livros que se lê não é muito relevante, interessa é que dêem prazer ao leitor. Basta serem livros com mais páginas (ou mais complexos), para esse número reduzir significativamente! Ou com menos e aumentar! :D
Boas leituras!
Também me parece que todos os que adoram ler sabem os títulos dos livros que têm em cima da mesinha de cabeceira, TERESA DURÃES! :D
ResponderEliminarClaro que é uma questão de prioridades, MIGUEL: as pessoas têm de escolher onde preferem gastar o seu dinheiro ou como passar os seus tempos livres! Não tenho nada contra quem prefira ir para as noitadas com os amigos, até porque também existe uma vida lá fora, mas depois dizerem que adoram ler mas não têm tempo nem dinheiro é que já é uma contradição! :))
ResponderEliminarNão acredito que haja muita gente a ler por ler, excepto em trabalho ou estudo, quando a leitura é obrigatória. Mas sim, só leio o que me interessa e dá prazer, quando não estou a gostar do que leio, desisto e passo para o seguinte! Com tanto bom livro para ler, para quê fazer fretes? ~xf
Parabéns pelos 50 livros e continuação de boas leituras!
Oh, NINA, todos temos fases dessas na vida! Quando andava na faculdade e em tempo de aulas, com tanto livro chatinho para ler, nos intervalos só lia policiais e romances de cordel, nada que fizesse pensar muito! :D
ResponderEliminarE quando o meu filho nasceu também li menos! Mas depois recupera-se! ;)
Mas pronto, importante é que mais ou menos literários, os livros nos dêem prazer de ler. E nesse aspecto, penso que haverá gostos para todos os géneros... :))
Beijocas!
Ah, TONS DE AZUL, óbvio que quando as rotinas do dia a dia se alteram há menos tempo para leituras! E, se bem me lembro, no ano passado fartaste-te de ler... :D
ResponderEliminarMas vale que reduziste a leitura por boas causas! :)
Beijocas!
Ele também deve preferir relatórios financeiros, SISNANDO! :P
ResponderEliminarAh, bem suspeitei que tinhas sido "desterrado", MOYLITO! Mas antes isso que nada, não é?! Quer dizer, ainda não percebi bem aquela confusão, mas suponho que vai dar chatices e das grandes a muita gente...
ResponderEliminarNão é defeito seu, CARLOS BARBOSA DE OLIVEIRA, é feitio de alguns que querem parecer muito letrados... :))
ResponderEliminarSim, o número de livros é irrelevante. O que quero dizer é que gostava de ter um pouco mais de disponibilidade para dar vazão à quantidade de livros que tenho cá em casa:)
ResponderEliminarÉ verdade vais à apresentação do novo livro do Valter Hugo Mãe? É no Sábado, na LX Factory, na Livraria Ler Devagar, às 21h30. ;)
ResponderEliminarBeijocas e se fores vemo-nos por lá!
Acontece a todos, LANDA! Fizeste-me lembrar uma frase de Almada Negreiros: "Entrei numa livraria. Pus-me a contar os livros que há para ler e os anos que terei de vida. Não chegam, não duro nem para metade da livraria." Como não há tempo para ler tudo, há que escolher os que nos dão mais prazer ler... :D
ResponderEliminarObrigada pela dica, TONS DE AZUL! Mas não, não vou estar presente, que nessa noite tenho Clube de Leitura. Aliás, ainda não li "a máquina de fazer espanhóis", que aguarda a sua vez pacientemente na prateleira... ;)
ResponderEliminarMas tenho pena de não te ver! Beijocas!
Que pena, pois também gostava de te ver. Mas como irá haver outras oportunidades, não é?! ;)
ResponderEliminarBoa sessão de leitura e beijocas para o fds!
tonsdeazul
Claro que teremos outras oportunidades para nos reencontrarmos, TONS DE AZUL! :))
ResponderEliminarBeijocas e boa apresentação do livro! :)
já está a dar e continuará. não percebo o alcance de algumas medidas que, de tão abstrusas, ultrapassam em muito o simples cortar nas despesas e favorecimentos vários de que se suspeita sempre. escapa-me...
ResponderEliminarA mim escapa-me o teu comentário, MOYLITO! Tens a certeza que era este post que querias comentar? 8-o
ResponderEliminarera um comentário ao teu comentário ao meu comentário anterior :P
ResponderEliminarAh, sorry, MOYLITO, desta vez perdi-me! :[
ResponderEliminarMas sim, pelo que tenho lido de alguns amigos facebookianos, há para lá uns contratos mensais, escolhidos pelos directores, que não entraram no concurso nacional: uma escandaleira! O que ultrapassa em muito os ditos cortes de despesas, parece antes favorecimento aos "amigos"... :P
Eu sempre estabeleço um número de livros para ler durante o ano e confesso que esta sendo o ano que menos leio.Pois para 2011 estabeleci 50(cada ano tem um número específico e sem contar os relacionados ao trabalho que obrigatoriamente tenho mesmo que ler) e até agora só cheguei ao 12.Tentarei ler uns 3 ou 4 agora nas férias e quem sabe até o final do ano,alcance a minha meta.
ResponderEliminarPois olha, KÁTIA, cá por mim não me imponho metas nenhumas: mais do que serem muitos ou poucos livros, interessa-me sobretudo que me deem prazer ler... :z
ResponderEliminar