quinta-feira, 24 de abril de 2008

Ó TEMPO, VOLTA PARA TRÁS...

Então vamos lá ver que maravilhas existiam em Portugal, de aquém e além mar, no dia 24 de Abril de 1974...

O país estava em guerra com os independentistas de Angola, Guiné e Moçambique. O que determinava que a maioria dos rapazes jovens fosse cumprir o serviço militar para aqueles territórios. Abandonando as suas famílias, muitas vezes necessitadas da sua força de trabalho por uma questão de sobrevivência, numa luta incerta pela própria vida. Doloroso para todos, é dizer o mínimo!

Os governantes, capitalistas e latifundiários geriam o país a seu bel-prazer, num regime ditatorial, em que as vozes dissonantes eram caladas e amordaçadas, tanto pela polícia política (PIDE-DGS), como por censores que, com o seu famoso lápis azul, cortavam toda e qualquer notícia minimamente dissidente. Quem respingasse mais, corria o risco de ser preso, torturado e de mofar na cadeia por tempo indeterminado.

Com tantas vantagens, o povo vivia feliz, que os governantes não se esqueceram de lhe dar as coordenadas por onde se devia guiar: "Deus, Pátria e Família"! Ou, em alternativa, numa versão mais popularucha "Fado, Fátima e Futebol"...

Ah, mas já existiam umas revistas cor de rosa, que relatavam os magníficos bailes de debutantes, com umas meninas da alta sociedade em vestidos deslumbrantes, a par de outras "estrelas" nacionais e estrangeiras, em que as aristocracias europeias se encontravam ilustremente representadas. Nas quais, Grace Kelly tinha sempre lugar de destaque. Fotonovelas e folhetins radiofónicos - como "Simplesmente Maria" - faziam as delícias de raparigas e mulheres, que ainda sonhavam com príncipes encantados. Telenovelas só surgiram mais tarde, tal como o fenómeno "Lady Di".

Água, luz, esgotos não existiam em muitos pontos do país e o analfabetismo grassava. Auto-estradas, comboios, autocarros também eram poucos, o que tornava uma viagem de poucos quilómetros numa aventura...

Entretanto, a malta entretinha-se a ver televisão, no tasco da esquina ou em casa, consoante as possibilidades. E o Festival da Canção era um ponto alto a não perder:

Paulo de Carvalho, "E Depois do Adeus" (1974)



Quem é que prefere que o tempo volte para trás?

24 comentários:

  1. Eu só quero que ele volte até aos meus vinte anos, que é para poder voltar a fazer tudo de uma maneira diferente... :)

    xiiiiiiiii, o paulinho era tã magriiiiiiiinhoooooooooo!!!

    ResponderEliminar
  2. "Quem é que prefere que o tempo volte para trás?"

    Durante o fim-de-semana elaborarei um listagem e depois conversamos.
    Emprestas-me uma resma de papel?


    Bom fim de semana, Teté!

    ResponderEliminar
  3. eu tou com o capitão, mesmo sem ver a lista dele...

    ResponderEliminar
  4. e mais uma que adere ao capitão!!!
    vai dar em petição!

    3 dias em casa? é a loucura! até segunda, um xi... grande!

    ResponderEliminar
  5. Mas vocês passam cartão às baboseiras do Capitão?!

    ResponderEliminar
  6. Eu queria voltar atrás só uns anos, e só por um minuto, que era para pregar um estalo que ficou por dar. De resto, não. O caminho é para a frente! ;)
    Beijinhos

    PS: eu só gostava que as pastilhas 'Pirata' ainda se conseguissem encontrar no mercado! O que eu gostava daquela porcaria!

    ResponderEliminar
  7. Eu gostava que ele voltasse até aos meus 14 aninhos......assim ainda estava em Africa.....
    Não conheci nada do que tu relatas.....mas conheci uma guerra crua e dura!!!!sem ter culpa de nada....
    Como eu gostaria de voltar atras e pregar um par de estalos e dizer meia duzia a uma unica pessoa...como eu gostaria!!!!!

    ResponderEliminar
  8. eu dava todo o meu dinheirinho para voltar 10 anos atrás. todo o dinheiro literalmente. ficava com o mesmo que tinha nessa altura :)

    bom fim -de-semana prolongado.

    ResponderEliminar
  9. por causa deste teu post escrevi um outro que é a coisa com mais piada que que jamais saiu do meu teclado no dia de hoje.
    obrigado.

    ResponderEliminar
  10. Huuuummmm eu só voltaria algumas--muito poucas--coisas.No resto,me sinto melhor agora.

    Mas,as recordações de coisas e pessoas que não vivem mais se fazem presente sempre.

    Beijo minha Teté!

    :)

    ResponderEliminar
  11. VAN, ainda me ri com essa do Paulinho ser magrinho, que a minha avó achava que ele devia ser doente... :)
    Achas que resolvia, voltar para trás???

    CAPITÃO, há cerca de 4% de portugueses que vivem "à grande", junta-lhes mais uns totós e saudosistas...
    Mesmo assim, essa tua listagem não seria tão grande quanto pensas, que há muita gente que fala "da boca para fora"!
    Bom fim de semana para ti também!

    MOYLE, também vais fazer uma listagem??? :)

    ResponderEliminar
  12. INÊS, aproveita mas é o fim de semana e deixa-te lá de listagens...
    As caipirinhas à beira-mar plantada são bem mais agradáveis! :D
    Beijocas!

    REI, passam sim, até porque o Capitão tem a responsabilidade de segurar o leme da naviarra... :)

    SAFIRITA, há estalos que nos falharam na altura, mas o caminho é mesmo em frente!
    "Pirata" e "Piratinhas" que foram substituídas pelas "Gorila", que nem de longe se comparam... :)))
    Jinhos!

    ResponderEliminar
  13. Pois é, PARISIENSE, a guerra teve o lado dos que viam partir...
    Deixa-me lá adivinhar quem será esse "herói" em quem gostarias de pregar uns estalos... Estou a ver dois possíveis candidatos!!!

    FERNANDO PESSOA, a vida é em frente, voltar para trás não resolve... ;)
    Bom fim de semana para ti também!

    Eh, eh, eh, MOYLE! Já li e respondi!
    Não tens de agradecer!

    ResponderEliminar
  14. KÁTIA, claro que as pessoas que partiram deixam saudades, mas é uma "lei" inevitável!

    De caminho, todos cometemos alguns erros, mas também é humano. É seguir em frente e tentar corrigir o que (todos) fizémos de errado...

    Jinhos, nina linda!

    ResponderEliminar
  15. Umas coisas boas e outras menos boas...cada qual no seu tempo e é assim que as coisas devem ser...há coisas que actualmente já não prescindia...há outras das quais tenho saudades...mas pronto...é assim que se processa o tempo!
    O saudosismo é permitido.

    :))

    ResponderEliminar
  16. Claro que o saudosismo é permitido, SU!

    Obviamente havia coisas boas (ai, férias de Verão de 3 meses inteirinhos), mas estes aspectos eram negativos demais!

    Cada época também tem os seus costumes e tradições, a própria evolução muda o modo de pensar vigente... ;)

    ResponderEliminar
  17. voltar para tras é como quem diz... se me levasse de volta para o 12º ano ja nao era mau

    ResponderEliminar
  18. Hummm... FAUSTO, já pensaste que tinhas de voltar a fazer tudo outra vez, mesmo que as escolhas fossem diferentes??? ;)

    ResponderEliminar
  19. Se as escolhas fossem diferentes ainda nunca tinha feito nada, logo nao repetia :P

    ResponderEliminar
  20. Exames, FAUSTO, podendo ser de matérias diferentes, são e serão sempre uma grande seca, uma nervoseira pegada... :/

    ResponderEliminar
  21. hmmm
    por acaso não... há exames que não me importava de fazer 10 vezes enquanto que outros nem uma gostava de os ter feito

    ResponderEliminar
  22. Julgavas que não te respondia a esta, apesar de ter saído de "cartaz", FAUSTO?

    A opinião é só minha, não gosto nem nunca gostei de exames! Aliás, quanto mais preparada estava, mais nervosa ficava... ;)

    ResponderEliminar
  23. lolol

    eu tambem nao gosto de fazer exames mas admito que os exames de desenho que fiz nao me chatearam nada... fi-los com uma perna as costas :P

    ResponderEliminar
  24. E porque seria, FAUSTO? Será porque gostas de desenho, e não sentias o exame como um exame, mas sim como um "acto criativo"? :D

    ResponderEliminar

Sorri! Estás a ser filmad@ e lid@ atentamente... :)