sexta-feira, 13 de junho de 2014

OS ENCANTOS CAMINHENSES

Enfim, parece que não sou a única a não conhecer o país de lés a lés, apenas o Rui, o Carlos, a Rosa e a Janita conseguiram identificar a vila de Caminha, no post anterior. Assim, para quem desconhece a bela e característica vila, fica a colagem e respetiva explicação de alguns dos seus aspetos mais marcantes: foto 1 (da esquerda) - vista panorâmica a partir da foz do rio Minho; foto 2 (a de cima, à direita, seguindo-se as restantes pela mesma ordem) - igreja matriz de Caminha; foto 3 - rio Coura e ponte onde passa o comboio (cujo nome desconheço, hélas!); foto 4 - estação de comboios (que ganhou vários prémios, nos anos 40 e 50 do século passado); foto 5 - uma das muitas janelas floridas no centro da vila; foto 6 - pormenor de azulejo que decora a estação, com imagens das paisagens, monumentos, edifícios e do dia a dia da população local (no caso, a Torre do Relógio, captada também numa das fotos do post anterior).

Claro que os encantos de Caminha não se esgotam nestas imagens, muito mais haveria a acrescentar, mas nem este texto pretende ser um "massacre cultural", nem o espaço blogosférico é o mais adequado para destacar todos pormenorizadamente. Contudo, num dos próximos posts não deixarei de referir a visita a algumas praias das redondezas, muito maltratadas este inverno...


FELIZ SANTO ANTÓNIO PARA TODOS!
(especialmente para o "santo" cá de casa, que fez o milagre de ter nascido neste dia, há... mais de meio século!)

11 comentários:

  1. Vi logo que era no norte e à segunda tentativa encontrei!
    Acontece que conheço Caminha mas não vou lá há uns anos!

    Abraço

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É, ROSA, também já não ia lá há alguns anos, pois não há férias suficientes para tudo... Mesmo assim, a única diferença que notei na praça principal foram as floreiras em volta do chafariz (e no pavimento, a contornar ruas e esplanadas mais profusamente)...:)

      Abraço

      Eliminar
  2. ~
    ~ ~ Continuação de ótimas férias em terras minhotas.

    ~ ~ Tem um dia de Santo António muito agradável.

    ~ ~ ~ ~ Grande xi e beijocas muito amigas. ~ ~ ~ ~

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada, MAJO! As férias não ficaram só por terras minhotas, mas a chatice é que estão a acabar... ;)

      Beijocas

      Eliminar
  3. Uma boa mudança de ares, estou a ver!
    Parabéns ao santo.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Agradeço pelo "santo", CATARINA!

      Isto de mudar de ares voluntariamente acho que faz bem a toda a gente, de vez em quando... :)

      Eliminar
  4. Sabes que gosto imenso desta zona ? Tenho passado por aqui, quase anualmente, alguns períodos de férias, mais concretamente em Vila Praia de Âncora.
    Nessa foto maior, junto à mata nacional do Camarido (foz do rio Minho) há um passadiço para a praia, frente ao Forte de Ínsua e ao lado de Moledo. Creio já ter publicado uma foto de árvores desse local, com raízes muito interessantes e "assustadoras" !

    Então, os meus PARABÉNS ao Santo da casa (António ? ...) rsrs

    Beijocas !
    .

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O meu pai nasceu (e morreu) em Vila Praia de Âncora, RUI, daí conhecer relativamente bem esse litoral minhoto desde pequena. Mesmo assim, considero Caminha uma vila mais bonita que Vila Praia de Âncora, cuja urbanização me pareceu selvagem e desenfreada, de há muitos anos a esta parte...

      Nem me digas nada, que nessa mata ainda vi vestígios dos temporais deste inverno, com árvores derrubadas pelo chão e raízes "desenterradas". Foi tão inesperado, que nem tirei fotos,..

      António é segundo nome, sim, do "santo"! :)))

      Beijocas

      Eliminar
  5. Estive em Caminha há mais de vinte anos, num encontro de caráter profissional. Só me lembro mesmo da paisagem de rio. Na verdade não houve tempo para visitas turísticas.

    ResponderEliminar
  6. Estive em Caminha há mais de vinte anos, num encontro de caráter profissional. Só me lembro mesmo da paisagem de rio. Na verdade não houve tempo para visitas turísticas.

    ResponderEliminar
  7. Anónimo6/16/2014

    Faz parte das minhas memórias de infância, Tete.Não podia deixar de conhecer.
    beijinhos
    amanha espero poder voltar ao activo com a regularidade habitual.

    ResponderEliminar

Sorri! Estás a ser filmad@ e lid@ atentamente... :)